Elementos pré-textuais do trabalho acadêmico : o que diz a NBR 14724:2011

Os trabalhos acadêmicos são formados por elementos que compõem suas estruturas externas e internas. Ressaltam-se as recomendações da ABNT NBR 14724:2011 de Informação e Documentação: trabalhos acadêmicos, que trata sobre esses elementos e, principalmente, a ordem de como eles se apresentam na estrutura interna anterior a escrita do conteúdo acadêmico, os chamados elementos pré-textuais. Alguns são obrigatórios, outros opcionais. Veja o esquema abaixo:

Elementos pré-textuais:

1. Folha de rosto (obrigatório) - elemento onde devem ser identificados autor, título, subtítulo (se houver), nota explicativa sobre a natureza acadêmica do trabalho (trabalho de conclusão de curso de graduação, dissertação ou tese), instituição, curso, orientador, local e ano. A ficha catalográfica também faz parte da folha de rosto, e deve ser inserida no seu verso, alinhada à margem inferior da página. Para mais informações sobre como gerar a ficha catalográfica para seu trabalho, acesse nossa matéria O que é ficha catalográfica.

2. Errata (opcional) - é um parecer sobre erros cometidos no trabalho, seguidos de novas correções. Deve ser inserida após a folha de rosto e antes da folha de aprovação.

3. Folha de aprovação (obrigatório) -  elemento composto por todas as informações necessárias sobre o processo de aprovação do trabalho. Apresenta-se os elementos da folha de rosto, acrescidos de data de aprovação, e os nomes dos profissionais que compõem a banca examinadora, com espaço para suas assinaturas. Deve ser inserida após a folha de rosto. Em caso de existência de errata, deve ser inserida após esta.

4. Dedicatória (opcional) - pequeno texto ou frase que o autor usa para homenagear ou dedicar o trabalho. Inserida depois da folha de aprovação.

5. Agradecimentos (opcional) - texto que o autor usa para agradecer todos aqueles que contribuíram, de alguma forma, durante a trajetória de escrita do trabalho. Inserido após a dedicatória.

6. Epígrafe (opcional) - citação de alguma frase de autoria de terceiros que, de alguma forma, se relaciona com o trabalho desenvolvido. Deve ser inserida depois dos agradecimentos e corresponder à NBR 10.520:2002.

7. Resumo na língua vernácula (obrigatório) - texto que resume todo o conteúdo do trabalho. Deve ser elaborado segundo a NBR 6028:2003.

8. Resumo em língua estrangeira (obrigatório) - texto que resume todo o conteúdo do trabalho em língua estrangeira. Deve ser elaborado segundo a NBR 6028:2003. Inserido após o resumo em língua vernácula.

9. Lista de ilustrações (opcional) - lista que apresenta a sequência das ilustrações apresentadas no trabalho. Deve ser inserida após o resumo em língua estrangeira.

10. Lista de tabelas (opcional) - lista que apresenta a sequência das tabelas apresentadas no trabalho. Deve ser inserida após a lista de ilustrações (se houver).

11. Lista de abreviaturas e siglas (opcional) - relação alfabética dos significados das siglas e abreviações utilizadas no trabalho. Deve ser inserida após a lista de tabelas (se houver).

12. Lista de símbolos (opcional) - lista que apresenta a sequência dos símbolos utilizados no trabalho, com seus respectivos significados. Deve ser inserida após a lista de abreviaturas e siglas (se houver).

13. Sumário (obrigatório) - elemento que apresenta de forma estruturada o conteúdo do trabalho, indicando a página onde estes podem ser localizados. Deve ser elaborado de acordo com a NBR 6027:2003.

Consulte a NBR 14724:2011 e demais normas técnicas da ABNT utilizadas na elaboração de documentos e informações técnico-científicas na base Target GedWeb, disponível em: Unifor Online > Biblioteca Digital > Target GedWeb.

Informe-se sobre as capacitações oferecidas pela Biblioteca. Entre em contato pelo e-mail: spt@unifor.br.

 

Salete Sampaio - Bibliotecária do Setor Videoteca

Materiais Gratuitos

Conteúdos Exclusivos

Materiais Gratuitos