null Corrida Unifor apresenta regulamento em braille para pessoas com deficiência visual

Sex, 1 Dezembro 2023 17:23

O documento foi elaborado com a colaboração da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAG)

A elaboração do regulamento em braille foi iniciativa do professor Vicente Cristino (Foto: Ares Soares)

A 29ª edição da Corrida Unifor traz mais uma novidade inclusiva para este ano: a disponibilização de regulamentos em braille para competidores com deficiência visual. A prova, que ocorrerá no dia 10 de dezembro, é organizada pela Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz.

A inclusão é um dos pilares desta edição do evento, que conta com provas específicas para a categoria Pessoas com Deficiência (PCD), abrangendo participantes com deficiência visual, auditiva, intelectual, motora e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este movimento inclusivo demonstra avanço significativo no apoio e reconhecimento dos atletas com deficiências, promovendo a igualdade no esporte.

Inovando e respeitando os participantes com deficiência visual, a Unifor confeccionou, com a colaboração da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAG), o regulamento em braille. Esta parceria reforça o compromisso da Universidade de Fortaleza com a acessibilidade e inclusão, garantindo que todos os atletas possam participar de maneira igualitária e informada.

O professor do curso de Educação Física, Vicente Cristino, que liderou o diálogo com a entidade, destaca que essa medida é um avanço na inclusão e reforça o papel do pioneirismo da Unifor. “Essa parceria entre a Unifor, por meio da organização da prova, com a Sociedade de Assistência aos Cegos quebra uma barreira na comunicação, além de dar mais transparência para a prova. A disponibilidade de transcrição para braille do regulamento beira o ineditismo”, garantiu Cristino.

Mais de 30 instituições já confirmaram presença na Corrida Unifor. Para uma prova mais segura para os atletas visuais, é obrigatória a companhia de um guia para os participantes. Os inscritos na categoria PCD receberão seus kits no dia 7 de dezembro.

29ª Corrida Unifor
Categorias: 5km, 10km, 21km e PCD