null Conexões Internacionais: Unifor recebe professor de Portugal para eventos sobre tecnologia

Sex, 1 Dezembro 2023 15:35

Docente da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, Luis Manoel Gouveia abordará funções da tecnologia de informação em organizações

O Programa Conexões Internacionais visa fortalecer o processo de internacionalização da Pós-Graduação da Unifor (Foto: Getty Images)

Este mês, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, receberá a visita do professor Luis Manoel Gouveia, da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. A presença do docente, que participará de palestra e seminário no campus, faz parte de nova edição do Programa Conexões Internacionais, da Pós-Unifor, e consolida mais uma importante parceria internacional para a instituição.

No dia 4 de dezembro, o professor ministrará a palestra “Um contexto digital para redescobrir as funções de TI nas organizações”. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e acontecerá das 18h às 19h, no Espaço Diálogos, localizado no Espaço Cultural Unifor. Já nos dias 6 e 7, das 14h às 21h, Luis Manoel Gouveia participará do Seminário "Sistemas e Tecnologias da Informação: Tópicos para o Desenvolvimento de Pesquisas", iniciativa voltada para alunos de pós-graduação e graduação da Unifor.

Para participar dos eventos, é necessário se inscrever por meio deste link. A programação relacionada à visita do docente foi definida em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), a Pós-Unifor e o Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) da Universidade.

Sobre os eventos

• Palestra “Um contexto digital para redescobrir as funções da TI nas organizações”

A organização em rede prometida pela sociedade da informação, tem nas tecnologias mais recentes aliados seguros para que os processos de automação sejam mais inteligentes, adaptáveis e levem em consideração o contexto. Em face das condições atuais, dados e informação em formato digital existem em quantidade e qualidade, em custo mais acessível, com conetividade e com a oportunidade de serem processados de forma cada vez mais sofisticada, a questão da transformação digital já se coloca como um imperativo e as organizações são confrontadas com a transição digital, como percurso não opcional mas obrigatório.

• Seminário “Sistemas e Tecnologias de Informação: tópicos para o desenvolvimento de pesquisa”

Serão três sessões de quatro horas cada, implicando um período de uma hora para perguntas e respostas e três horas para conteúdos em formato aberto, sobre o tema genérico de Sistemas e Tecnologias de Informação: tópicos para o desenvolvimento de pesquisa.

• Sessão 1: computação, sistemas e transformação digital (contexto, espaço e tempo)
  • Sessão 2: tecnologias emergentes (IA, CD, blockchain, computação quântica)
  • Sessão 3: oportunidades e desafios (dos dados à segurança da informação)

Data: 4 de dezembro de 2023
Local: Espaço Diálogos - Espaço Cultural Unifor

Data: 6 e 7 de dezembro de 2023
Local: Sala B47

Participe clicando neste link!