null Aluno da Unifor é selecionado para etapa nacional de concurso da maison Pierre Cardin

Qua, 3 Maio 2023 09:23

Aluno da Unifor é selecionado para etapa nacional de concurso da maison Pierre Cardin

Rene de Carvalho, do curso de Design de Moda, está no seleto grupo de 40 jovens que foram selecionados em todo território nacional para a próxima etapa do concurso Pierre Cardin Young Designers Contest - Brasil 2023


Rene de Carvalho é aluno da graduação tecnológica de Design de Moda da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)
Rene de Carvalho é aluno da graduação tecnológica de Design de Moda da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

Wellisson Rene de Carvalho dos Santos, discente do curso de Design de Moda (Tecnólogo), da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, foi selecionado para a próxima etapa do concurso Pierre Cardin Young Designers Contest - Brasil 2023, que ocorrerá no dia 8 de maio no showroom da Vicunha em São Paulo. O aluno compõe o seleto grupo de 40 jovens que foram selecionados em todo território nacional.

O projeto que está participando do concurso foi prototipado no Lab + de Nós e teve orientação da professora das graduações de Moda da Unifor (tecnólogo e bacharelado), Ana Cláudia Farias, com o apoio da professora Raquel Gondim e da coordenação dos cursos. Segundo Ana Cláudia, o laboratório é um dos diferenciais das formações em moda da Unifor que fazem com que os alunos estejam participando de concursos que são extremamente importantes para o crescimento e desenvolvimento profissional deles. 

“No Lab + de Nós, os alunos têm, dois dias na semana, à tarde, extraclasse, ou seja, fora do horário de sala de aula, um espaço onde eles podem ter uma orientação nos projetos deles, nos trabalhos, no desenvolvimento de coleção, na parte de criação. O Renê é um dos frutos do laboratório. Começamos em agosto do semestre passado e já temos alunos participando do DFB Festival, Concurso Pierre Cardin, produção do estande do Bazar La Boutique, fora as orientações dos projetos individuais também”, afirma a docente.

No processo de participação neste concurso, houve todo um trabalho que envolveu professores dos cursos de moda e alunos. Inicialmente, os docentes acompanharam todos os projetos, pois eram vários alunos e era necessário fazer uma seleção interna; na sequência, os projetos foram apresentados para uma equipe dos cursos de moda; depois foram selecionadas três projetos, o do Rene e de mais outras duas alunas, para representar a Unifor no concurso. 

“Ficamos com eles além do horário do laboratório, no fim de semana de Páscoa, vendo e revendo texto, questão de layout e finalização da peça. É uma satisfação enorme, pois tem um envolvimento muito grande nosso”, acrescenta Ana Cláudia. 

Rene conta que o que o motivou a se inscrever foi a oportunidade de estágio e aprendizado em Paris. “Morar três meses em outro país, aprender com designers experientes e renomados, vivenciar uma nova cultura, sem dúvida foi minha maior motivação. Fiquei muito feliz em ser selecionado, o sentimento de validação foi e é muito importante pra mim”, comemora o estudante.

Ana Cláudia reforça ainda que participar de concursos como esse possibilita que o aluno possa trabalhar a sua criatividade de uma forma mais ampla, uma vez que, nesse momento, ele não está preocupado com o comercial, e sim em passar uma ideia interessante, na viabilidade, inclusão e sustentabilidade, aspectos extremamente importantes, enfatizados nessas competições, e que são frequentemente abordados nos cursos de moda da Unifor. Além disso, ela ressalta também que o concurso é uma grande oportunidade para estabelecer um networking com outros alunos e profissionais do universo fashion.


“Participar deste processo e ser selecionado é fantástico! Porque o Rene vai ter a oportunidade de trocar com outras pessoas que também passaram pelo mesmo processo, que são oriundos de outros estados, de outras instituições. Ele conseguir estar nesse grupo de alunos que vai fazer esse workshop em São Paulo é realmente muito especial, porque é uma troca de conhecimentos, de contatos e uma possibilidade real de levar o trabalho dele para um outro país, numa marca extremamente renomada” - Ana Cláudia Farias, professora dos cursos de Moda da Unifor

Próximos desafios

A próxima etapa será um workshop coordenado pelo presidente do Grupo Pierre Cardin, Rodrigo Basilicati-Cardin, com participação dos designers da Maison. Esse evento vai acontecer no dia 8 de maio no showroom da Vicunha em São Paulo. Após o workshop, serão selecionados os 10 finalistas que concorrerão na etapa final.

“Estamos ansiosos para a próxima etapa e já marcamos com o Rene para ter uma conversa antes da viagem dele para que ele observe vários pontos no workshop, a fim de que ele possa ter o melhor desempenho possível para ser selecionados para o desfile e, se tudo der certo, para a vaga de estágio lá na Pierre Cardin. Estamos super felizes com todo esse processo, pois é uma coisa que a gente sempre está falando para nossos alunos: experimentem, tentem. Na universidade, vocês podem tentar, podem acertar, podem errar, podem vivenciar todos esses processos”, complementa Ana Cláudia Farias. 

Caso Rene seja um dos finalistas, ele participará, no dia 9 de maio, como convidado, do desfile de Pierre Cardin, em que será apresentada a última coleção de Paris da marca. Ao final do desfile, Rodrigo Basilicati-Cardin anunciará o grande vencedor do Pierre Cardin Young Designers Contest-Brasil 2023. O prêmio para o vencedor é um estágio na Maison Pierre Cardin. 

Pensando em cursar Moda na Unifor?

A Universidade de Fortaleza possui os cursos de Bacharelado em Moda e Design de Moda. O primeiro é destinado a quem deseja trabalhar nas diversas áreas que se inter-relacionam com o sistema da moda, com capacidade reflexiva e uma visão crítica e sistêmica do setor. O bacharel em Moda é preparado para atuar de forma multidisciplinar no planejamento, na criação, no desenvolvimento, na gestão e na comunicação dos processos do ciclo produtivo dos diversos segmentos da moda, em funções como consultor, assessor técnico, gestor, modelista, figurinista, entre outras.

Já o curso de graduação tecnológica é destinado a quem deseja trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, tanto na indústria têxtil quanto no comércio varejista/atacadista da moda. Ele prepara profissionais para atuar em qualquer uma das as etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.

Inscreva-se no processo seletivo 2023.2 e estude na Melhor!

No dia 28 de maio, a Universidade de Fortaleza realiza a prova do processo seletivo para ingresso em todos os cursos da melhor Universidade particular do Brasil. Com início às 8h no campus da Unifor, a prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.  As inscrições vão até dia 24 de maio. 

Além do vestibular presencial, o processo seletivo 2023.2 segue com outras modalidades de ingresso (exceto para o curso de Medicina): nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); nota de processos seletivos anteriores da Unifor; transferência de instituição; reabertura de curso; e segunda graduação. Os interessados aprovados nessas três últimas modalidades já podem realizar matrícula.

+Clique aqui e acesse o Edital completo