null Calouros elogiam vantagens da nova matriz curricular do curso de Direito

Ter, 12 Julho 2022 15:10

Calouros elogiam vantagens da nova matriz curricular do curso de Direito

Alunos contam porquê decidiram ingressar na carreira jurídica na Universidade de Fortaleza 


No último semestre, a graduação em Direito da Unifor passou por atualização que coloca os discentes como protagonistas da própria formação (Foto: Getty Images)
No último semestre, a graduação em Direito da Unifor passou por atualização que coloca os discentes como protagonistas da própria formação (Foto: Getty Images)

Promover o acesso à justiça, viabilizar o exercício dos direitos, fazer a diferença na sociedade, mudar o mundo. Muitos são os motivos que levam centenas de jovens a ingressarem todos os anos no curso de Direito da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. No campus, estudantes encontram, além de um corpo docente qualificado e ensino que alinha teoria e prática, projetos de extensão universitária que dão diariamente sentido às próprias escolhas acadêmicas e profissionais. 

Visando compreender a escolha pela carreira jurídica, assim como acompanhar e compartilhar experiências com futuros alunos, conversamos com estudantes que acabaram de concluir o primeiro semestre da graduação. Confira! 

Fonte de mudanças 

“O fator determinante para minha escolha foi quando, ainda no ensino médio, assisti o documentário sobre a trajetória do professor e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau, o qual falava sobre a importância do ensino do Direito como meio para se compreender o Brasil. Naquele momento, não tive dúvidas do que queria fazer: estudar Direito, não só pelo seu potencial de mudança social, mas também pelo potencial de mudança que existe por meio do ensino do Direito”, conta o estudante César de Alencar


César de Alencar, aluno do 1º semestre de Direito da Unifor (Foto: Arquivo pessoal) 

Ao contar por quê optou pela Unifor, ele revela ter forte ligação afetiva com a Universidade, uma vez que muitos parentes já passaram pelo campus. “A Unifor fez parte do processo de aprendizagem das pessoas que conheço. Durante minha vida, não era incomum escutar os familiares falando sobre palestras que iriam; pesquisas que estavam desenvolvendo; a matéria instigante que estavam cursando na Unifor”, relembra. “É impossível listar tudo que a Unifor tem a oferecer, o que exibe um fato muito importante: tudo que você precisar pode encontrar no campus”, reforça o estudante.

+ Concursados? Sim, senhor! A promissora jornada de egressos da Unifor rumo ao concurso público

Viver o campus 

Sabrina França ingressou no curso de Direito da Unifor buscando realização pessoal a fim de fazer a diferença na sociedade ao ajudar pessoas. “Sinto que fiz a escolha certa, porque sempre tive o desejo e a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Me sinto extremamente satisfeita com a docência da graduação. Além de ser uma das melhores universidades do país, a Unifor é referência no meu curso, com uma imensa biblioteca que possui um acervo encantador”, frisa. 


Sabrina França, estudante do 1º semestre de Direito da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

“Sempre me diziam ‘viva o campus’, e eu estou vivendo o campus, de fato, porque é fácil viver o campus. Aqui são muitas opções, desde biblioteca até academia. Sem dúvidas, viver tudo isso com os meus colegas foi uma das melhores partes do meu semestre, o que a Unifor tem a oferecer dentro e fora de sala é ímpar. E acredito que é apenas o início dessa vivência”, diz Sabrina França. 

Já para a estudante Valentina Costa Sousa o chamado pelas Ciências Humanas, foi o que a fez optar pelo Direito. De acordo com ela, logo no 1º semestre percebeu que o curso e o campus têm grande variedade de oportunidades. “Vivenciar o campus ao longo desse semestre foi experiência única, de muita liberdade, mas também responsabilidade. Espero me envolver mais na Universidade e naquilo em que planejo seguir carreira”, conta ela. Para Valentina, a maior lição até o momento é perceber como o Direito pode ser “mais humano e universal do que parece”.


Valentina Costa Sousa, aluna do 1º semestre de Direito da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

Matriz curricular moderna e atualizada 

Visando colocar o aluno como protagonista da própria formação, o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) modificou sua matriz curricular em 2022.1. Nesse sentido, estudantes como César de Alencar foram os primeiros a vivenciarem um programa de disciplinas moderno e atualizado com um currículo disruptivo em comparação aos cursos de direito mais tradicionais. 

“Com uma postura central e ativa, o processo de ensino e aprendizagem ocorre de forma muito mais prazerosa, efetiva e significativa. Isso acontece porque, em sala de aula, os docentes partem de questões práticas da realidade, o que motiva a curiosidade dos discentes e faz com que eles se debrucem sobre problemas concretos que demandarão de si um exercício profissional muito mais engajado”, destaca a professora Cecília Aguiar, membro da gestão do curso de Direito.

Além disso, segundo a professora, com a extensão universitária no currículo, o aluno vai para campo desde o primeiro semestre, tendo a oportunidade de aprender por meio da experiência concreta sobre diferença que a sua atuação pode provocar em variados espaços da sociedade, usando os conhecimentos construídos como verdadeiras ferramentas de justiça e transformação social.

“Foi realmente uma grande experiência ser um dos primeiros alunos a estudar a nova matriz, uma vez que foi surpreendente poder cursar disciplinas como Direitos Humanos e Gestão Consensual de Conflitos logo no primeiro semestre. Apesar de tais disciplinas serem o que há de mais moderno no direito contemporâneo, elas são pouco abordadas na maioria das faculdades de direito do país”, reforça César.           

Experiências extra muros 

A fim de estimular a ligação entre estudantes universitários e a sociedade civil, bem como promover experiências práticas durante a graduação, o Centro de Ciências Jurídicas desenvolveu para os alunos do primeiro semestre o projeto Justiça pela Paz. Foi por meio desse projeto que César, por exemplo, visitou o Conselho Estadual do Idoso. “Foi uma experiência que jamais vou esquecer, pois pude presenciar decisões políticas sendo concretizadas, bem como enxergar aquilo que aprendi em teoria na sala de aula”, conta o estudante. 

Por meio dessa experiência, pontua, foi possível saber mais sobre a futura área de atuação. “Estudar direito não é somente aprender o funcionamento das leis, mas defender a existência das leis de modo a salvaguardar prerrogativas, como as políticas públicas do Conselho Estadual do Idoso”. 

+ Últimas oportunidades para ingressar no Mestrado em Direito Constitucional ainda em 2022

De olho no próximo semestre, ele diz que tem grandes expectativas: “Acredito que será uma nova oportunidade de fortalecer os laços acadêmicos com tudo que a Unifor tem para oferecer. O entusiasmo é imenso para observar o que de novo e modernos as disciplinas vão me ensinar, além da ansiedade em saber quais são as novas oportunidades de projetos que vou poder participar”, salienta.

Quer estudar Direito na Unifor? 

Com cinco anos e meio de duração, a graduação em Direito da Unifor acontece tanto no período diurno quanto no noturno. O curso é considerado a melhor formação na área em Fortaleza para quem quer  exercer a advocacia privada, bem como ingressar nas carreiras de juiz, promotor de justiça, defensor público, procurador ou delegado de polícia, dentre outras. 

O processo seletivo 2022.2 segue com inscrições abertas para as seguintes modalidades: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota de processos seletivos anteriores da Unifor, transferência e segunda graduação.