null Coluna Newslink: Universidade de Fortaleza democratiza o acesso à arte

Ter, 12 Julho 2022 14:48

Coluna Newslink: Universidade de Fortaleza democratiza o acesso à arte

Espaços da Fundação Edson Queiroz são abertos ao público e com entrada gratuita

Exposições de arte, espetáculos de teatro, grupos artísticos e um acervo literário gigantesco são algumas das ações que a Fundação dispõe (Foto: Ares Soares)

Por Julia Neves
Coordenação Newslink: Miguel Macêdo e Wagner Borges

A arte é uma das formas mais fiéis que os seres humanos encontram de expressar as vivências e expectativas dos acontecimentos diários. O Brasil é cheio de artes distintas e contrapostas, e muitas delas encontram-se distantes da realidade social, sendo necessária a democratização de seu acesso.

Por isso, visando colocar a arte em suas mais diversas formas ao alcance de todos, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz (FEQ), tem um importante ambiente cultural, composto por espaços de excelência para as artes: Teatro Celina Queiroz, Cordelteca, Coleção Rachel de Queiroz e Espaço Cultural. Saiba mais sobre essas estruturas a seguir.

A capital cearense conta com, pelo menos, 20 estruturas de espetáculos. O Teatro Celina Queiroz – espaço cênico e equipamento cultural da FEQ – é um deles. Com capacidade para mais de 300 pessoas, o ambiente comemora 20 anos de existência em 2023.

O Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos oferece ao público cearense grandes produções nacionais. A iniciativa já trouxe ilustres apresentações ao tablado da Unifor, tais como “O Escândalo de Philippe Dussaert”, monólogo de Marcos Caruso; “A Senhora Macbeth”, de Marília Gabriela; e “Callas”, dirigido por Marília Pêra. Também já recebeu recitais e outras apresentações de dança e adaptações biográficas e literárias. Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, toda renda do Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos é encaminhada para um fundo de fomento a produções cênicas do estado.

Já a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel, presente na Biblioteca Central da Unifor desde 2019, é um espaço exclusivo no campus para as produções histórico-culturais em formato de cordel. Com acervo de 1.606 mil títulos e 3.173 exemplares, o espaço tem como intuito oferecer literatura de cordel para os amantes deste gênero popular e atuar como recurso pedagógico para professores.

Rachel de Queiroz representa a grandiosidade da literatura nordestina e a Fundação Edson Queiroz a homenageia com uma sala exclusiva destinada à sua coleção pessoal de obras literárias. São 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos. A entrada é gratuita e por meio de agendamento.

Desde 1988 sendo um dos mais importantes instrumentos de propagação da arte e da cultura no Brasil, o Espaço Cultural Unifor foi pensado para oferecer arte para um público diverso com entrada livre. O ambiente dispõe de exibições exclusivas de coleções nacionais e internacionais, além de incentivar a arte local por meio de mostras com coleções públicas e privadas do Ceará.

Os Grupos de Arte são outro tipo de incentivo cultural da Universidade de Fortaleza e são subdivididos em cinco partes: o Grupo Mirante de Teatro, a Camerata, a Big Band, o Coral e a Orquestra Sanfônica Infantil. O Mirante é uma forma de apoio às produções teatrais locais. A Camerata é uma orquestra de câmara que apresenta música instrumental e erudita de forma eclética.

Já o Coral Unifor, fundado em 1981, é outro incentivo à quarta arte, sendo constituído por cerca de 30 participantes locais. A Big Band, grupo no estilo estadunidense de formação musical, tem cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, piano, guitarra, baixo acústico e bateria. E a proposta da Orquestra Sanfônica Infantil é a de valorizar as raízes locais no contexto educacional das crianças por meio da música e no uso de sanfonas.

Veiculada no primeiro domingo de cada mês, a “Coluna Newslink” é um espaço do Unifor Notícias Mobile destinado a conteúdos produzidos por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza que integram o laboratório de práticas Newslink.