null Colação de Grau é marcada pela emoção do retorno à celebração presencial

Sáb, 2 Julho 2022 15:51

Colação de Grau é marcada pela emoção do retorno à celebração presencial

Cerca de 1.200 concludentes de graduação, mestrado e doutorado do semestre 2022.1 colaram grau na noite desta sexta-feira


O aprendizado alcançado e as habilidades desenvolvidas pelos concludentes foram ressaltados pela reitora Fátima Veras (Fotos; Ares Soares)
O aprendizado alcançado e as habilidades desenvolvidas pelos concludentes foram ressaltados pela reitora Fátima Veras (Fotos; Ares Soares)

A praça central do campus da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, foi novamente palco da cerimônia que reuniu alunos, familiares, amigos e docentes dos concludentes. O retorno do evento presencial foi comemorado pelos participantes, que tiveram a oportunidade de festejar a conquista do diploma após enfrentarem o desafio de concluir o curso em meio à pandemia de Covid-19. O evento foi marcado ainda por apresentação dos grupos de arte da Unifor.

O simbolismo do momento foi destacado pela reitora Fátima Veras, que representou também a Fundação Edson Queiroz na cerimônia. “É a primeira Colação de Grau presencial  da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, após a vivência da pandemia da Covid-19. Nos últimos dois anos, tivemos de nos resguardar, superar desafios e ressignificar a vida, principalmente a vida em sociedade. Podemos até dizer que revisitamos as nossas relações, os nossos valores e, mais do que nunca, buscamos a felicidade”, disse a reitora. A última cerimônia presencial desse tipo na Universidade havia sido realizada em janeiro de 2020.

O aprendizado alcançado e as habilidades desenvolvidas pelos cerca de 1.200 concludentes de graduação, mestrado e doutorado na Universidade de Fortaleza também foram ressaltados pela reitora Fátima Veras. “Ter ultrapassado tudo isso nos convida a pensar mais coletivamente, sempre pautados por princípios éticos. Cada um de vocês, com o aprendizado técnico e humano em seu campo de atuação, está também apto a construir uma sociedade cada vez mais saudável. Vocês são e serão sempre protagonistas preparados para lidar com as incertezas e as complexidades”, declarou.

Trajetórias de alunos e professores 

Os discentes e os docentes da Universidade  foram, respectivamente, representados na cerimônia pelo concludente de Engenharia de Produção, Romário Nogueira Monteiro, e pela professora do curso de Direito, do Centro de Ciências Jurídicas, Amélia Soares.

O concludente de Engenharia de Produção discursou representando os discentes (Foto: Ares Soares)

A trajetória de superação dos egressos da Universidade de Fortaleza foi ressaltada pelo engenheiro recém-graduado que falou em nome dos demais concludentes. No discurso, Romário citou a frase “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários” do filme “As crônicas de Nárnia: A viagem do Peregrino”, do livro homônimo do escritor britânico C.S.Lewis.

“Quando nos envolvemos com uma história, seja ela um ótimo livro, filme ou documentário, aprendemos mais sobre quem somos, sobre quem queremos ser, quem não queremos ser, e assim as histórias nos transformam. Conforme nos aventuramos com o herói de qualquer história, nos damos conta de que nós também somos os protagonistas de nossas vidas. Mas para enfrentar muitos dos nossos obstáculos, precisamos da companhia e do apoio de nossos mentores, que nos dão força, conselhos, e luz para essa estrada”, destacou Romário. 

O concludente lembrou ainda que, durante toda a trajetória na Unifor, os professores  transmitiram ensinamentos, não só didáticos, mas também da vida cotidiana, que se tornam bases para prosperar nos caminhos que seguirão os novos profissionais.


Comemoração de concludentes e familiares durante a colação de grau 2022.1 (Foto: Ares Soares)

Durante a cerimônia, a professora do curso de Direito ressaltou que a colação de grau da Universidade de Fortaleza acontece, há quase 50 anos, porque o fundador da universidade, Edson Queiroz (1925-1982), “com muita coragem – aquela força que vem do coração – enxergou que ou respeitamos e priorizamos a Ciência ou jamais alcançaremos o verdadeiro desenvolvimento”.

A professora do curso de Direito, Amélia Soares, destacou a importância da ciência (Foto: Ares Soares)

A docente destacou ainda a alegria de estar na cerimônia, que representa um ritual de passagem. Para a professora Amélia Soares, os egressos da Universidade de Fortaleza carregam não apenas um diploma, “mas, acima de tudo, humanidade, esta condição que se valoriza em qualquer câmbio do mundo”.

Destaque internacional

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil por um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, o britânico Times Higher Education (THE). Na edição de 2022, o ranking analisou mais de 1.600 universidades de 99 países.

A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Das instituições brasileiras presentes no ranking, só a Universidade de Fortaleza subiu de posição, após ser bem avaliada em todos os critérios da pesquisa. 

Discursos da Colação de grau 2022.1

Caros concludentes, familiares, professores e funcionários,

Boa noite!!
Este momento tem o simbolismo, a força e a conexão do reencontro. É grande a satisfação em voltar a recebê-los neste campus tão cheio de histórias de transformação. É a primeira Colação de Grau presencial da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, após a vivência da pandemia da Covid-19. Nos últimos dois anos, tivemos de nos resguardar, superar desafios e ressignificar a vida, principalmente a vida em sociedade. Podemos até dizer que revisitamos as nossas relações, os nossos valores e, mais do que nunca, buscamos a felicidade.

Agora, estamos todos cuidadosamente juntos para comemorar a conquista de cerca de 1.200 concludentes de graduação, mestrado e doutorado da Unifor. Desde já, queremos reverenciar o fato de termos chegado até aqui, apesar de tudo. Vocês foram perseverantes!

Como legado, fica a certeza de que somos capazes de enfrentar o inesperado. Neste cenário, os notáveis avanços da ciência emergiram para que todos possam compreender o quanto precisamos do conhecimento, da pesquisa e, notadamente, do sentimento comum de empatia e solidariedade humana. Valores que fazem parte da formação que vocês tiveram aqui na Unifor e que agora levarão para o mundo.

Ter ultrapassado tudo isso nos convida a pensar mais coletivamente, sempre pautados por princípios éticos. Cada um de vocês, com o aprendizado técnico e humano em seu campo de atuação, está também apto a construir uma sociedade cada vez mais saudável. Vocês são e serão sempre protagonistas preparados para lidar com as incertezas e as complexidades.
Lembrem-se da exuberância desse campus que acolheu o aprendizado de vocês e tanto nos ensina sobre a importância de cuidar de tudo que é vivo. O educador Rubem Alves escreveu certa vez “que todo o jardim começa com um sonho de amor”. Estimulados por saberes e cuidados de nossos docentes, a mente e o peito de vocês plantaram sonhos ao longo da jornada de estudos. Com autonomia, alguns já brotam e florescem. A Universidade de Fortaleza e a Fundação Edson Queiroz, criada há mais de meio século, se orgulham de fazer parte dessa semeadura. 


Sejam felizes e continuem realizando muitos sonhos! 

Magnífica Reitora da Universidade de Fortaleza - Professora Fátima Maria Fernandes Veras,
Excelentíssimas Autoridades presentes,
Senhores Professores e Professoras,
Caros Colegas Formandos,
Senhoras e Senhores,

Estamos, hoje, em cerimônia de colação de grau da Universidade de Fortaleza porque uma pessoa, há quase 50 anos, com muita coragem – aquela força que vem do coração – enxergou que ou respeitamos e priorizamos a Ciência ou jamais alcançaremos o verdadeiro desenvolvimento.

Esta pessoa chama-se Edson Queiroz. Acredito que poucos dos que aqui estão apertaram a sua mão ou olharam nos seus olhos, mas todos nós, de uma forma ou de outra, sabemos quem ele é, o (re) conhecemos por meio de cada árvore deste campus, nos alicerces e princípios; na humanidade, que faz da Universidade de Fortaleza a melhor Universidade privada do Brasil. Esta Universidade que reconhecendo nossa finitude, plantou sementes, como a daquele baobá, cujas raízes se entrelaçam com outras tantas raízes, aflorando caules fortes e alimentadas por uma luz imensa, numa soma que ajuda o Ceará e o Brasil a crescerem de forma sustentável e propositiva.

Desde 2002, há 20 anos, integro o corpo docente desta UNIFOR, e é deste lugar - mas também do lugar de quem ainda foi discente na especialização e no doutorado - que testemunho que aqui, vive-se um conhecimento transformador, um saber que tem na arte a inspiração certeira de que o conhecimento que importa é o que, parafraseando Cora Coralina, toca o coração das pessoas e melhora a vida comunitária; é o que tem no sentimento, a inspiração necessária à formação de profissionais que carregam, tal qual nosso fundador (e é por isso que começamos falando nele), a compreensão de nossa grandeza, a compreensão de que nada se faz sozinho e que apenas pela soma é que sempre se terá força: todos os cursos, organizados em 4 (quatro) incríveis centros ― ciência da saúde, ciências tecnológicas, ciências da comunicação e gestão e ciências jurídicas ― se somam, se integram, seja na pesquisa, seja no ensino, seja na extensão, num caminhar contínuo que tem nesta noite de festa e de doce e mágica pausa, um marco para um amanhã mais feliz.

Que alegria estarmos aqui: tenho certeza que não foi fácil para ninguém, ainda mais diante dos desafios da pandemia da COVID-19. Mas vencemos e esta pausa, esta cerimônia, este ritual de passagem, existe para, ladeados por quem amamos, percebermos que o egresso da Universidade de Fortaleza carrega não apenas um diploma, mas, acima de tudo, humanidade, esta condição que se valoriza em qualquer câmbio do mundo.

Aqui, compreendemos o significado da verdade científica a partir de vida real, a vivida no cotidiano de nossas diferenças, e este grau que hoje se recebe nos acompanhará e nos impulsionará nos degraus da vida, dando-nos mais consciência de nós, de nossas possibilidades e responsabilidades, pois somos todos, queiramos ou não, uma só terra, uma só natureza e como nos lembra o saudoso Cançado Trindade, “a sorte de cada um, de cada uma, está inexoravelmente ligada a sorte dos demais”.

Assim, caro formando, cara formanda, se a dúvida lhe rondar, respire e lembre-se da força daquele baobá, da beleza daquele jacarandá, da flexibilidade daquele bambuzal; imagine-se neste campus e sinta como é parte imprescindível de um todo maior que espera que você reconheça a sua singularidade e a sua potência: você é único e especial e deve permitir que seu diploma se realize no fazer diário, se traduza no fazer cuidadoso ficando raízes sólidas a oxigenarem nossa terra e nossos corações e assim, ele sempre lhe trará bons frutos.

Quem aqui se gradua, não leva, pois, apenas um título, mas um sentimento, uma presença, um valor importante para a construção de um mundo mais humano e feliz e nos reconheceremos, daqui em diante, pelo trabalho bem feito, pelo bom resultado, pelo respeito a todas as pessoas e pela ética praticada.

Por isso é que as portas daqui continuarão abertas a você e aos que ama. Volte, você faz parte desta casa e desta história. Volte por si ou por sua descendência; volte literalmente – o conhecimento é uma estrada longa e fértil – mas volte também na certeza de que, por onde esteja, estás ajudando, com seu grau, a melhorar este mundo, sendo um ser humano aberto a aprender a amar de verdade e a fazer em torno de si, a transformação justa que queira ver no mundo, como nos advertiu Gandhi.
Sejam felizes e contem sempre conosco.

Magnífica Reitora da Universidade de Fortaleza - Profa. Fátima Maria Fernandes Veras,
Excelentíssimas Autoridades presentes,
Senhores Professores e Professoras,
Caros Colegas Formandos,
Senhoras e Senhores,
Boa Noite!

Formandos, nesta noite, convido-os a relembrar aquele momento mais difícil no percurso acadêmico, quando bateu a vontade de desistir. Pela nota baixa, mesmo depois de tanto estudo e noites em claro. Ou pelo cansaço, num dia todo de trabalho e aulas. Ou, ainda, pelas reflexões quando voltava para casa no ônibus, no carro, e o trânsito estava parado: Será que vale a pena? Então lembro-me da frase “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários” do filme “As crônicas de Nárnia: A viagem do Peregrino”, do livro, com o mesmo nome, de C.S.LEWIS.

Existe alguém, que não está aqui hoje, que lhe ajudou a chegar aonde você está. Eu não sei se a pessoa é um familiar, professor, um conselheiro ou alguém mais que trabalha na Universidade. Eles viram em você algo que, naquele momento, você não conseguia ver em si. E eu gostaria de pedir para vocês procurarem essa pessoa. Não telefone, não mande e-mail, não mandem mensagem ou as marquem em publicação, vá vê-las. E se não for mais possível vê-la, em silêncio imagine-a na sua frente e dê um abraço.

Quando nos envolvemos com uma história, seja ela um ótimo livro, filme ou documentário, aprendemos mais sobre quem somos, sobre quem queremos ser, quem não queremos ser, e assim as histórias nos transformam. Conforme nos aventuramos com o herói de qualquer história, nos damos conta de que nós também somos os protagonistas de nossas vidas. Mas para enfrentar muitos dos nossos obstáculos, precisamos da companhia e do apoio de nossos mentores, que nos dão força, conselhos, e luz para essa estrada.

Agradecemos aos professores, que durante todos estes anos nos transmitiram ensinamentos, não só didáticos, mas também da vida cotidiana, que souberam nos dar bases para prosperar em nossos caminhos, e as devidas sanções pelos nossos atos. Tivemos em vocês não só professores, mas também amigos.

Gostaria de agradecer aos pais, aqueles que sempre estiveram ao nosso lado, nossos maiores fãs desde sempre. A eles nossa eterna gratidão, pois eles nos motivam a ser melhores pessoas todos os dias.

Escrever esse discurso foi algo muito difícil, não por correr o risco de ficar inibido ao ter que lê-lo na frente de tanta gente, “isso também”, mas pelo peso que ele tem, por marcar o fim de um ciclo tão importante em nossas vidas, já que amanhã, nossas responsabilidades vão além de uma semana de provas.

Enxergamos um outro mundo, um mundo cheio de obrigações, de batalhas, de conquistas, de metas, de objetivos. Assim como um dos maiores objetivos de um tempo atrás era a formatura do ensino médio, a partir de hoje teremos outras oportunidades.
Então, obrigado a todos aqui presentes por terem feito esses anos valerem a pena. Vivam intensamente cada dia das suas vidas.

Sonhem, acreditem, lutem, alcancem, vocês podem tudo que quiserem, tenho certeza de que hoje saem daqui grandes engenheiros, advogados, administradores, cineastas, jornalistas, enfermeiros, publicitários, médicos, odontólogos, fisioterapeutas, economistas, e tantos outros profissionais com formação de excelência.

Quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pensem naquelas pessoas que abriram caminho para vocês, e naquelas que estão contando com vocês para abrir o caminho para elas. Nunca deixem que a insegurança ou o medo ditem o curso da suas vidas. Segurem-se firmes nas possibilidades e se projetem para além do medo.

A vitória é certa para cada um de nós. É o fim de mais um ciclo de nossas vidas, porém um novo tem início. Ainda temos muitas conquistas pela frente e alcançaremos, nem que seja com muito esforço, todos nossos objetivos, porque nós somos capazes!
Desejo muita sorte e sucesso para cada um de vocês
Até logo, turma. Muito obrigado!