null Curso de Direito promove ciclo de palestras que abordam temáticas de impacto jurídico e social

Qui, 16 Maio 2024 17:45

Curso de Direito promove ciclo de palestras que abordam temáticas de impacto jurídico e social

Evento é aberto ao público e debate violência de gênero e “lei das saidinhas” em âmbitos judiciais


As palestras serão ministradas por Tiago Dias, Juliana Mamede, Ana Cecília Bezerra e Raynes Viana
As palestras serão ministradas por Tiago Dias, Juliana Mamede, Ana Cecília Bezerra e Raynes Viana

Nos dias 21 e 23 de maio, o curso de Direito da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove ciclo de palestras com a proposta de debater temas relevantes da atualidade como “leis das saidinhas” e violência de gênero. O evento, aberto ao público, acontece no Auditório da Biblioteca, das 9h30 às 11h30, e conta com a participação de diferentes profissionais do segmento jurídico para promover debate qualificado. 

No primeiro dia do evento, acontece a palestra “A Lei das Saidinhas e seus impactos no sistema prisional e na Segurança Pública” facilitada por Raynes Viana, juiz colaborador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Ceará, e Juliana Mamede, coordenadora do curso de Direito, do Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) e do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV). 

No dia 23, será realizada a palestra “Refletindo sobre a Violência de Gênero: O caso Daniel Alves e suas implicações em estupro e feminicídio”. O momento será conduzido pela docente do curso de Direito e coordenadora do Núcleo de Estudos de Justiça e Gênero (NUEJGE), Ana Cecília Bezerra. O evento também conta com a participação do juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), Tiago Dias.

Mais sobre os facilitadores

Raynes Viana é Mestre em Direito Constitucional e especialista em Processo Penal da  Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), possui MBA em Direito: Gestão Pública. Atua como juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), é titular da 1ª Vara de Execuções Penais de Fortaleza, corregedor-geral de Presídios de Fortaleza e juiz colaborador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJCE. 

Juliana Maria Borges Mamede é doutora em Direito Constitucional e coordenadora do curso de Direito, do EPJ e do NAVV. Autora da obra "A crise da segurança pública e as facções criminosas: raízes, contexto e alternativas". Além disso, é pesquisadora do Laboratório de Ciências Criminais (LACRIM) e do Grupo de Pesquisa História do Direito, Jurisdição Constitucional e Teoria Política Internacional. 

Tiago Dias da Silva é juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e juiz auxiliar da Presidência e Supervisor do Laboratório de Inovação (LIODS) do TRE-CE. O magistrado é mestre em Direito e Gestão de Conflitos e graduado em Direito, com pós-graduações em Ciências Criminais e em Direito Constitucional. Desenvolve pesquisas focadas na aplicação de instrumentos de análise de risco e uso da tecnologia na Justiça Criminal. É anda criador do software Proteção na Medida e gestor deste programa no TJCE, além de coautor do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”. 

Ana Cecília Bezerra é doutora em Direito Constitucional e mestre em Direito, com área de concentração na "Ordem Jurídica Constitucional". Especialista em Direito Processual Civil  e graduada em Direito. Professora e membro da gestão do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ministra aulas em cursos de pós-graduação. Atuante também como mediadora e conciliadora judicial, advogada colaborativa, e consteladora sistêmica. 

Serviço 

Ciclo de palestras do curso de Direito
Data: 21 e 23 de maio de 2024
Horário: 9h30 às 11h30 
Local: Auditório da Biblioteca 
Mais informações: direito@unifor.br ou  (85) 3477.3208