null Curso de Enfermagem promove Cerimônia da Lâmpada no dia 15 de setembro

Curso de Enfermagem promove Cerimônia da Lâmpada no dia 15 de setembro

Rito tradicional visa recepcionar os ingressantes do curso de Enfermagem 2022.2.

Cerimônia de boas-vindas remonta à História da Enfermagem. (Foto: Ares Soares)

O curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza a sua tradicional Cerimônia da Lâmpada, com o objetivo de acolher os novos alunos do curso. A solenidade ocorrerá às 19h do dia 15 de setembro, no Auditório H85.

Segundo a coordenadora Kiarelle Penaforte, o evento serve para dar boas-vindas aos ingressantes e integrá-los ao ambiente acadêmico. Na programação, estão inclusos esclarecimentos sobre o curso e a Universidade, bem como informações sobre as atualidades da profissão.

Além de receber alunos, professores e familiares, a cerimônia também contará com a participação da direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e órgãos de classe, como o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-CE) e representantes docentes e discentes.

Sobre a cerimônia

A lâmpada foi o primeiro instrumento utilizado pela enfermeira britânica e precursora da profissão, Florence Nightingale, também conhecida como “A Dama da Lâmpada”. Dessa maneira, a chamada Cerimônia da Lâmpada remonta à História da Enfermagem.

O instrumento faz menção à luz da lamparina usada para auxiliar os enfermos durante as noites de época, que levava ânimo e esperança aos doentes, além da possibilidade de atenta observação e maior zelo por parte dos enfermeiros.

Cerimônia da Lâmpada 2022.2
Data: 15 de setembro de 2022