Enfermagem Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Uma pessoa com estetoscópio e farda azul examina uma paciente em uma cadeira de rodas.

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Enfermagem de Fortaleza; e cuidar da saúde individual e coletiva nos três níveis de atenção à saúde (primária, secundária e terciária), por meio do exercício de atividades de assistência, docência, pesquisa e gestão.

e deseja…

… trabalhar com algumas das diversas especialidades da profissão, entre elas atendimento pré-hospitalar, obstetrícia, neonatologia, pediatria, homecare, saúde coletiva, terapia intensiva, oncologia, hemodinâmica, terapias naturais e complementares.

Período
Manhã | Tarde

Duração
5 anos

Vagas
110

Informações para contato

Coordenação: Profa. Kiarelle Lourenço Penaforte

  • E-mail de contato: enfermagem@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3031
  • Endereço de contato: Bloco H | Sala 04

Por que cursar Enfermagem na Unifor?

Após conclusão do curso de Enfermagem na Unifor, você está capacitado a desenvolver atividades no cuidado à saúde individual e coletiva, com habilidades interpessoais efetivas. Com um vasto campo de trabalho, você vai ser um profissional com perfil humanizado no cuidado (in) direto de pessoas, e poderá exercer atividades nas áreas de assistência, docência, pesquisa e gestão, em pelo menos 60 especialidades.

Aqui, você estuda em uma das graduações mais tradicionais do Ceará, a Universidade de Fortaleza está em um dos mais prestigiados rankings internacionais de avaliação de universidades, o Times Higher Education de 2020, que avaliou cinco critérios: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.

O curso de Enfermagem é pioneiro na Unifor,  conta com estrutura curricular pautada na inclusão de metodologias educacionais inovadoras a privilegiar a reflexão crítica, o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias ao exercício da profissão.

Como aluno(a) de Enfermagem, você estará inserido(a) em um ensino em consonância com as tendências que envolvem a profissão. O curso conta com professores qualificados, mestres e doutores de vasta experiência na docência e assistência à saúde, diversificados campos de estágio disponíveis para a prática em ambientes de trabalho reais e estrutura dotada de modernos e equipados laboratórios, com destaque para simulação de ações de enfermagem através de manequins de última geração.

Através desta aparelhagem para simulação, você vai poder observar e realizar técnicas como prevenção do câncer ginecológico e mama, parto, reanimação cardiopulmonar, exame físico e procedimentos básicos de enfermagem, como punção venosa, administração de medicamentos, curativo, sondagens, aplicação de vacinas, entre outros.

Destaca-se que o curso introduz o(a) aluno(a) nos campos de prática de maneira precoce. Desde o início da graduação, é possível vivenciar as diversas áreas de atuação. Além disso, a Unifor tem um setor de apoio ao acadêmico na busca do seu primeiro estágio, direcionando e informando as diversas oportunidades que as instituições de saúde ofertam, de forma que os discentes de Enfermagem se sobressaem nas seleções para estágios extra-curriculares, por sua capacidade científica e habilidade técnica.

Espaço de estágio para os alunos do Centro de Ciências da Saúde, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) é referência em toda a região por oferecer assistência de excelência, permitindo a interdisciplinaridade e integração profissional. Sob a supervisão dos professores, você vai poder aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional na clínica-escola do Núcleo.

Ao se formar no curso de Enfermagem da Unifor, você vai estar apto a ingressar em um mercado de trabalho em expansão, especialmente na saúde pública, devido ao incentivo criado pelos programas do Ministério da Saúde, como o Saúde da Família, por exemplo.

O curso de Enfermagem da Unifor forma enfermeiros generalistas, capazes de conhecer e intervir nas situações-problema, atendendo ao perfil epidemiológico regional e nacional.

Como bacharel, você é capacitado a atuar como promotor da saúde, no estabelecimento de relações de cuidado junto ao indivíduo, à família e à coletividade, assim como a intervir com criatividade e responsabilidade nas áreas de assistência, administração, ensino e pesquisa. O MEC avalia o curso com conceito 4 (2019).

Uma vez graduado na Unifor, você terá desenvolvido habilidades para trabalhar em diversas áreas. Na atenção primária à saúde (postos de saúde), o enfermeiro compõe a equipe de Estratégia Saúde da Família onde desenvolverá ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde no âmbito individual e coletivo.  Na atenção secundária (clínicas ou serviços especializados e Unidades de Pronto Atendimento - UPAs), o enfermeiro realizará práticas de média complexidade, como apoio ao diagnóstico, tratamento ambulatorial, como ações de urgência e emergência Atendimento de Urgência Pré-Hospitalar (APH).Na atenção terciária (ambiente hospitalar), o enfermeiro pode planejar e implementar ações de alta complexidade ao indivíduo com problemas clínicos ou cirúrgicos, ofertando assistência curativa e preventiva.

Além disso, o enfermeiro pode atuar no cuidado indireto em serviços de esterilização, auditoria, consultoria, gestão, assessoria técnica, controle de qualidade, licitações, como empreendedor de forma autônoma, nas práticas integrativas complementares (PICs), enfim, independente das suas principais habilidades existe um espaço de trabalho na enfermagem para você.

O curso de Enfermagem da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Semestre 9

Semestre 10

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.