Odontologia Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Dois dentistas atendem paciente no consultório odontológico

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Odontologia de Fortaleza; e cuidar da saúde bucal das pessoas ao estar capacitado para identificar os problemas bucais em pacientes e em grupos populacionais, realizar procedimentos para a sua prevenção, diagnóstico, tratamento e controle, tendo como referência a promoção da saúde.

e planeja…

… trabalhar como autônomo, individualmente ou em equipe, em ambientes como consultórios, clínicas, hospitais, empresas privadas ou instituições de ensino superior.

Período
Integral

Duração
5 anos

Vagas
100

Informações para contato

Coordenação: Prof. Saulo Ellery Santos

  • E-mail de contato: odontologia@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3200
  • Endereço de contato: Bloco O | Secretaria
Eventos Unifor

Eventos gratuitos na melhor do Brasil

Participe de eventos especiais na Universidade de Fortaleza e tenha experiências únicas.

Inscreva-se

Por que cursar Odontologia na Unifor?

Referência para o processamento de peças anatômicas oriundas de biópsias realizadas em todo o Estado do Ceará.

Dentes e mandíbulas artificiais nas práticas de Endodontia e Cirurgia Traumatologia Bucomaxilofacial.

Disciplinas com vivências reais com pacientes, como instalação de implantes dentários e uso odontológico da toxina botulínica.

Na Unifor, você se gradua cirurgião-dentista para atuar na prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, constituído da boca e de suas estruturas associadas. Em sua prática clínica, vai ter a capacidade de articular os diversos determinantes do processo saúde-doença e sua inter-relação com a totalidade da vida dos indivíduos, com aplicação desse conhecimento de forma específica na área da saúde bucal.

Como egresso do curso de Odontologia, você vai estar apto a diagnosticar e tratar as principais doenças bucais através da compreensão, aplicação e integração entre a odontologia e as ciências biológicas, humanas e sociais. Assim, ao ganhar o mercado, torna-se um profissional completo, com uma visão crítica que o capacita a atuar no âmbito das necessidades globais da comunidade, tendo em vista que o paciente deve ser tratado em sua dimensão biopsicossocial.

Uma vez formado na Unifor, você tem várias as especialidades às quais pode se dedicar como cirurgião-dentista. Entre elas, estão endodontia, ortodontia, periodontia, dentística, radiologia, prótese dentária, cirurgia, odontopediatria, saúde bucal coletiva, clínica geral, estomatologia, odontogeriatria, odontologia legal, do trabalho e para pacientes especiais, patologia bucal, radiologia, traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial, entre outras.

A graduação em Odontologia da Unifor é destaque no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais capazes de prevenir, diagnosticar, planejar e tratar as mais diversas situações que afetam a saúde bucal. No curso, avaliado com nota 4 pelo MEC em uma escala de 1 a 5, você tem a oportunidade de desenvolver a capacidade de refletir sobre seu papel na sociedade e analisar que contribuições podem realizar para a melhoria da qualidade de vida da população.

Aqui, você tem acesso a um currículo que integra ensino e prática profissional, com uma estrutura física diferenciada composta de laboratórios, centro de radiologia para exames, setor de triagem e acolhimento com escovódromo, clínica multidisciplinar e clínica integrada, somando ao todo cem consultórios, central de esterilização automatizada e um laboratório de pesquisa de última geração.

A Universidade de Fortaleza foi a primeira do Brasil a adotar o sistema de empréstimo de todos os instrumentais ao corpo de alunos de Odontologia. Isso possibilita uma redução significativa dos custos do curso. Com mais de 25 anos de atuação, o curso conquistou posição de excelência no cenário nacional e se consolidou como referência de qualidade no ensino odontológico.

Espaço de prática formado por 100 consultórios totalmente equipados, a Clínica Integrada de Odontologia da Unifor coloca à disposição do seu desenvolvimento profissional modernos laboratórios. Entre eles o de Pesquisa Odontológica e o de Análise Histopatológica, além da Central de Esterilização em consonância com a RDC nº 15, totalmente automatizada e o Centro de Radiologia e Imaginologia.

Na graduação em Odontologia da Unifor, você é incentivado a constantemente a ingressar na pesquisa acadêmica, por meio da seleção em editais nacionais de referência como o Pró-Sáude e o Pet-Saúde. Além disso, a universidade conta ainda com o Núcleo de Experimentação Animal, dotado de diversas linhagens de animais de pequeno e médio porte para pesquisa pré-clínica.

A Jornada Acadêmica de Odontologia da Universidade de Fortaleza (JAO) é o mais antigo evento acadêmico de odontologia do estado do Ceará. Desde 1998, a Coordenação e os alunos do Curso de Odontologia se reúnem para realizar a Jornada. O objetivo científico do evento é a apresentação de trabalhos, feitos pelos acadêmicos, proporcionando um ganho de experiência e conhecimento tanto para quem os apresenta como para aqueles que assistem.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O SITE DA JAO UNIFOR

O curso de Odontologia da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Clínicas Odontológicas

Clínicas Odontológicas

Criadas para oferecer um campo de prática para alunos da graduação em Odontologia, as clínicas odontológicas da Unifor oferecem atendimento gratuito à população.

Saiba mais
Mariana Pontes - aluna do curso de Odontologia

Quando planejei fazer minha segunda graduação, a Unifor foi minha primeira opção como universidade devido à ótima experiência que tive aqui no meu primeiro curso, Engenharia Civil.

Mariana Pontes - aluna do curso de Odontologia

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Semestre 9

Semestre 10