Medicina Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Alunos estudando um esqueleto do corpo humano.

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Medicina de Fortaleza; e cuidar da saúde das pessoas, ao estudar as causas das doenças, a sua prevenção e combate e, com base em resultados de exames clínicos, definir diagnósticos, tratamentos, prescrever medicamentos e realizar cirurgias.

e deseja….

… atuar como promotor da saúde integral do ser humano por meio do desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Período
Manhã

Duração
6 anos

Vagas
60

Informações para contato

Coordenação: Prof.ª Sílvia Melo

  • E-mail de contato: medicina@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3676
  • Endereço de contato: Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) | 3º andar

Por que cursar Medicina na Unifor?

No curso de Medicina da Unifor, você é preparado para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática (hospitais, ambulatórios e consultórios), na pesquisa, na saúde pública e na gestão. Considera-se que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim um estado de bem-estar em que a pessoa se encontra em plenas condições físicas, psicológicas, emocionais e até mesmo sociais.

Avaliada com nota máxima (5) pelo MEC, a graduação está estruturada com todos os recursos para propiciar a você o pleno seguimento da carreira profissional. Para isso, conta com uma estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada a um corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica de alto nível. Isso permite que que você desenvolva sólido domínio dos conhecimentos necessários à compreensão dos processos relacionados à prática médica, com ênfase na ética e no interesse permanente pelo aprendizado.

Aqui você estuda em um curso centrado no desenvolvimento pleno das competências profissionais, aliando um currículo inovador a uma abordagem metodológica moderna e estrutura completa. O conteúdo curricular é estruturado em uma base integrada de conhecimentos, práticas e atitudes que se manifesta nos eixos humanístico profissional, técnico-científico e comunitário-assistencial, onde a ferramenta pedagógica principal é o PBL (Problem-Basead Learning — Aprendizagem Baseada em Problemas)

No curso de Medicina, você tem disciplinas básicas e clínicas da graduação integradas em módulos, com conteúdo orientado por sistemas orgânicos, ciclos de vida e apresentações clínica, com inserção precoce nos campos de prática e interação ensino-serviço-comunidade. O curso conta também com diversos projetos especiais, entre eles a Cerimônia do Jaleco, a Cerimônia do Interno, a Comenda do Mérito Médico, o Pet-Medicina, as Ligas acadêmicas e os grupos de estudos.

Desenvolvido de acordo com os principais documentos relativos à educação médica mundial, o curso de Medicina da Unifor qualifica você a atingir os conhecimentos, habilidades e atitudes que o médico do século 21 deve possuir. Para isso, coloca à sua disposição um parque tecnológico de última geração com simuladores avançados e UTI simulada e oportunidade de integração com outros 10 Cursos do CCS a favorecer o trabalho em equipe.
Na Unifor, o curso insere o aluno em ações de responsabilidade social que mostram o compromisso da universidade com a população cearense. Enquanto os professores dispõem de um Programa de Desenvolvimento Docente bem estruturado e contínuo, os preceptores do internato têm vinculação trabalhista com a Unifor e oportunidades de desenvolvimento docente dentro do curso e da instituição. Outro dado importante é o obedecimento ao indicador de quantidade de professor por aluno conforme o preconizado pelo SAEME (Sistema de Acreditação das Escolas Médicas - CFM/ABEM). Na graduação, as aulas práticas são feitas com acompanhamento obrigatório do professor da instituição e há intercâmbio com instituições internacionais para o internato médico.

Espaço de estágio para os alunos do Centro de Ciências da Saúde e do curso de Psicologia, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) é referência em toda a região por oferecer atendimento médico de excelência. Sob a supervisão dos professores, você vai poder aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

Além disso, o curso de Medicina da Unifor mantém convênios com a rede hospitalar da Secretaria do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza e com o Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara para a prática dos alunos.

O curso de Medicina da Unifor possui nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3