Estética e Cosmética Graduação | Universidade de Fortaleza

Mulher com um semblante relaxado passa por limpeza facial.

Esse curso é para quem quer…

... a melhor formação em Estética e Cosmética de Fortaleza; e ser capaz de exercer atividades nas áreas de atuação da estética corporal, facial, capilar e terapias de spa e bem-estar.

e planeja…

…atuar em clínicas de estética, de cirurgias plásticas, dermatológicas e de fisioterapia, salões de beleza, centros de terapias especiais, de bem-estar, spas, centros de podologia, academias de ginástica, hotéis e resorts, indústrias cosmecêuticas e universidade e na área da pesquisa.

Duração
6 semestres

Período
Manhã

vagas
100

Informações para contato

Coordenação: Profa. Barbara Karen Matos Rodrigues

  • E-mail de contato: esteticaecosmetica@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3334
  • Endereço de contato: Bloco H

Por que cursar Estética e Cosmética na Unifor?

Na graduação tecnológica em Estética e Cosmética, você aprende a trabalhar com a promoção da beleza, saúde, bem-estar e satisfação com a imagem pessoal. O currículo do curso vai trabalhar o desenvolvimento das suas competências para criar e executar programas de atendimento personalizado ao cliente, elaborar estratégias de gestão e marketing para ambientes de estética e desenvolver atividades de educação em saúde.

Aqui, você vai se capacitar para atuar com uma equipe interdisciplinar em saúde e a contribuir para a melhoria da autoestima e qualidade de vida das pessoas. O curso trabalha uma formação com a visão global da atividade, com foco também no empreendedorismo e na tecnologia, e proporciona a você compreensão da responsabilidade e do compromisso com a sociedade.

O curso de Estética e Cosmética da Unifor possui nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Na Unifor, o aluno estuda em um curso com matriz curricular integrada e atualizada com a diretrizes do Ministério da Educação. Para isso, o curso oferece a você a oportunidade de integrar grupos de estudos, de pesquisa, monitoria, intercâmbios, estágios, programas de responsabilidade social, eventos diversos na área da Estética e Cosmética e inúmeros projetos voluntários envolvendo alunos e professores.

Ao final da graduação, você estará apto a avaliar as estruturas faciais e corporais com base nos processos anatomofisiopatológicos e nos aspectos psicológicos envolvidos nas afecções (alterações patológicas) estéticas. Além disso, saberá planejar tratamento adequado para as afecções estéticas identificadas, considerando as bases da nutrição e da cosmetologia. Outra habilidade trabalhada durante o curso é a de aplicar as terapias abordadas em spas, clínicas de estética e centros de bem-estar, com base nos procedimentos técnicos e nos fundamentos das enfermidades estéticas.

Como profissional da área de estética e cosmética, o aluno vai poder reavaliar os aspectos evolutivos apresentados pelo cliente, por meio de programa personalizado, atuar em equipes multiprofissionais na elaboração de programas de saúde/beleza das pessoas e organizar serviços de beleza e estética com aplicação de abordagens do empreendedorismo, marketing e gestão de negócios.

Na graduação tecnológica da Unifor, você recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada. Ao final do 1º semestre, depois de cursar 828 horas, recebe o de Assistente Técnico em Estética Corporal, e o de Assistente Técnico em Estética Facial e Capilar quando conclui o 4º semestre, para o qual necessita ter cursado 1.692 horas. Ao final do curso, Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Aqui, você tem à disposição laboratórios de excelência no auxílio à sua formação. São estruturas dotadas de tecnologia de alto padrão com os mais modernos equipamentos em Estética e Cosmética. Desde os primeiros semestres, o estudante é inseridos em vivências e práticas nos ambientes de trabalho, por meio de um currículo integrado em que metodologias ativas centradas no indivíduo têm foco na formação do profissional de Estética e Cosmética.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4