Psicologia Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Profissional conversa com mulher.

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Psicologia de Fortaleza; e trabalhar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de transtornos emocionais e de personalidade, promovendo saúde e qualidade de vida

e planeja…

… atuar junto a indivíduos, grupos e instituições, como hospitais, consultórios, clínicas, comunidades, empresas e escolas, no exercício de atividades como seleção, treinamento e adaptação de pessoal, assistência a pacientes, familiares e grupos em diferentes contextos sociais, além de elaborar, aplicar e analisar pesquisas de mercado.

Período
Manhã | Tarde | Noite

Duração
5 anos

Vagas
165

Informações para contato

Coordenação: Profa. Anna Karynne da Silva Melo

  • Fone de contato: Tel: (85) 3477.3197
  • E-mail de contato: coordenacaopsicologia@unifor.br
  • Endereço de contato: Bloco H | Sala 04

Por que cursar Psicologia na Unifor?

O curso de Psicologia da Unifor tem o objetivo de formar psicólogos generalistas, pluralistas, competentes e éticos, por meio do fomento ao conhecimento do fenômeno psicológico, contemplando a multiplicidade de enfoques teóricos e metodológicos que caracteriza a Psicologia.

O psicólogo graduado na Unifor será capaz de atuar de forma preventiva e terapêutica, articulando a atuação profissional com a produção do conhecimento. Sua formação permitirá o desenvolvimento de senso crítico que propicie reflexão constante entre o conhecimento teórico e a prática profissional.

Desde o ingresso no curso, o aluno é inserido gradativamente na prática profissional a partir dos estágios básicos, no intuito de integrar a teoria vista ao longo dos sete primeiros semestres. Nos três semestres finais, o aluno escolhe duas das três ênfases oferecidas para aprofundamento: Processos de Gestão e Saúde do Trabalhador; Processos Educativos e Sociais; Processos Clínicos e Intervenções em Saúde. O curso possui ainda programa de Pós-Graduação completo com Mestrado e Doutorado em Psicologia.

A Unifor oferece ao aluno excelente estrutura de laboratórios de neurociências, Testoceca, salas de intervenção grupal, salas de avaliação psicológica, clínica escola, entre outros.

No Serviço de Prática Psicológicas (SPP), os alunos desenvolvem atividades de estágio básico, realizando atividades em grupos e atendendo à comunidade por meio de avaliações psicológicas, contando com consultórios equipados com sistema de áudio e vídeo, no qual o professor pode acompanhar e supervisionar o atendimento realizado. Este serviço conta com a maior biblioteca de testes psicológicos do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil.

No Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), são realizados atendimentos clínicos individuais e em grupo para crianças, adolescentes e adultos, atendimento de casal e famílias, grupos de criatividade, psicomotricidade, psicopedagogia, orientação profissional e plantão psicológico.

O psicólogo graduado na Unifor desenvolverá as seguintes competências descritas nas Diretrizes Nacionais: analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional; identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia; escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações; coordenar e manejar processos grupais; atuar de forma inter e multiprofissional; atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico; realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais; apresentar trabalhos e discutir ideias em público; saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

O profissional da Psicologia atua junto a indivíduos, grupos e instituições, nos mais diversos contextos, promovendo saúde e qualidade de vida, atuando profissionalmente de modo subjetivo conforme cada contexto de atuação. Ele poderá ainda trabalhar em contextos diversos como consultórios, clínicas, comunidades, empresas, grupos esportivos, contextos sociais e escolas.

Na Unifor, você desenvolve as competências com uma excelente estrutura que dá suporte à sua formação profissional. Uma delas é o Serviço de Práticas Psicológicas (SPP), criado em 2009 para atender às demandas de ensino, pesquisa e prática do psicólogo em formação, ao aliar teoria à rotina profissional por meio de estágio. Os serviços, disponíveis à população, passam pelo diagnóstico psicológico nas áreas clínica, organizacional e sistêmica.

Formado por 60 professores e aproximadamente 1.350 alunos, o SPP beneficia gratuitamente cerca de 400 pessoas por semestre com o serviço de psicodiagnóstico que abrange todas as faixas etárias.

Espaço de prática acadêmica e único do Ceará conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Psicologia Aplicada funciona numa área de 1050 m² no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor. Sob a supervisão dos professores, você vai poder aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional por meio da realização dos atendimentos individuais PMK (Psicodiagnóstico Miocinético), a pais e filhos, a grupos lúdicos, a grupos infantis, familiares e atendimentos individuais e de grupo.

Local de estágio para os alunos do Centro de Ciências da Saúde e do curso de Psicologia, o NAMI é referência em toda a região por oferecer atendimento médico de excelência. O curso de Psicologia conta também com os demais espaços do campus universitário que a Unifor oferece à prática acadêmica e à convivência de seus alunos.

O curso de Psicologia da Unifor possui nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade, em cada área, e considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor

Desde 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3