null Gente que muda o mundo apresenta a multiplicidade de ser professor

Seg, 18 Outubro 2021 09:22

Gente que muda o mundo apresenta a multiplicidade de ser professor

Oito perfis de docentes dos quatro Centros de Ciências da Universidade de Fortaleza integram a série de entrevistas  iniciada na semana do Dia do Professor

Os participantes da série de entrevistas que marca a semana do Dia do Professor (Fotos: Ares Soares)

A semana do Dia do Professor deu início à série de entrevistas Gente que muda o mundo, por meio das quais é possível conhecer melhor a diversidade de docentes dos quatro Centros de Ciências da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Cada um dos oito entrevistados conta um pouco sobre quem é para além da sala de aula e como as próprias vivências, ideias e leituras também perpassam o exercício profissional que requer ensinar e aprender cotidianamente.

Daniel Camurça (CCJ), Daniela Araújo (CCT), Landsberg Costa (CCG), Cristina Santiago (CCS), Armando da Costa Júnior (CCJ), Pedro Boaventura (CCT), Mariana Fontenele e Lívia Andrade formam esse grupo de homens e mulheres que representa parte dos cerca de 1.300 docentes que diariamente estão ensinando e aprendendo na melhor universidade privada do Brasil, segundo o ranking Times Higher Education

A série veiculada entre os dias 11 e 20 de outubro, em virtude do Dia do Professor (15 de outubro), mostra como o trabalho desses profissionais é essencial para cumprir a missão de “contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária”.

História em quadrinhos, artes plásticas, literatura, crochê, rock´n´roll, jardinagem, viagens e esportes como corrida estão entre os  diversos interesses dos docentes fora da sala de aula. Conhecer melhor o que os inspira é entender também sobre a complexidade da formação humana e a importância de cultivar saberes e desenvolver habilidades.

Gente que muda o mundo - diversidade de aprendizados e saberes

Daniel Camurça, historiador e professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Urbano, ele adora andar pelas ruas, praças e cidades. É fã de séries e animações da cultura pop. Nas horas vagas gosta de cuidar de plantas e animais de estimação. Veja a entrevista completa e o vídeo aqui.

Daniela Araújo Costa (CCT) é graduada em Engenharia Civil e mestre em Administração de Empresas. Começou na docência ministrando aulas de inglês para crianças e preparando adultos para certificações internacionais como testes da Universidade de Cambridge. Desde 2003 atua no ensino superior. Daniela se considera muito comunicativa e “alto astral”. Ler e ver filmes estão entre os principais passatempos. Leia a entrevista na íntegra e veja o vídeo aqui.

O professor do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza, Landsberg Costa, destaca “o poder transformador que a educação tem na vida das pessoas e como os professores podem ter o efeito catalisador dessa transformação”. Ele é o terceiro docente da série de entrevistas Gente que muda o mundo. Graduado em Administração de Empresas, Landsberg vibra ao ver os alunos demonstrando desenvoltura e aprendizado durante momentos do cotidiano, como em uma aula de campo.  Veja toda a entrevista aqui.

Os movimentos ágeis das agulhas de crochê e os procedimentos delicados da Fisioterapia Dermatofuncional são comandados pelas mesmas mãos, as da docente do Centro de Ciências da Saúde, Cristina Santiago. Graduada em Fisioterapia e mestre em Saúde Coletiva, Cristina tem colorido a vida com as linhas utilizadas em trabalhos manuais.  Leia a entrevista na íntegra e assista ao vídeo aqui.

A banda Inimputáveis traz no vocal um advogado criminalista. Seja ao cantar as letras de bandas como Charlie Brown Jr,  participar do Tribunal de Júri ou lecionar, o professor Armando da Costa Júnior atua com intensidade. “Por causa dos meus dois metros, as pessoas costumam me chamar de Armandão. Além de professor, sou advogado criminalista. São duas profissões que exerço com enorme paixão”, conta. Veja a entrevista inteira aqui.

O arquiteto e urbanista Pedro Boaventura dá aulas há quase três décadas. Também gosta de desenhar, fazer maquetes e objetos, cuidar das plantas e dedilhar no teclado. Pedro ama ser ponte para o aprendizado e possibilitar que os alunos caminhem em direção à descoberta de talentos e à consolidação de saberes. Leia mais aqui.

As palavras e as imagens perpassam o fazer da professora Mariana Fontenele, do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), dentro e fora da sala de aula. Com os alunos das graduações em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda, a literatura e o cinema também são inspirações para o processo ensino-aprendizagem. Os livros também são uma “paixão” quando Mariana está fora da Universidade de Fortaleza.  Leia toda a entrevista e veja o vídeo aqui.

O olhar atento para a Saúde e para a Educação requer que acolhimento e empatia acompanhem a técnica. É dessa forma que ser enfermeira e ser professora são linhas que se cruzam na trajetória da docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza, Lívia Andrade. Além de atuar na graduação de Enfermagem, na orientação na Liga de Estudos sobre Violências e Acidentes e na coordenação da Pós-graduação (Lato Sensu), ela também gosta de atividades físicas e de viajar. A entrevista completa está disponível aqui.