null Jornada sobre Filosofia na série Black Mirror realizará exibição de episódios e debate

A série é centrada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias (Foto: Reprodução)

O Centro de Ciências Jurídicas da Unifor realiza, de 23 a 26 de setembro, a segunda edição da Jornada A Filosofia Refletida no Black Mirror, que debaterá sobre a série de televisão britânica de ficção científica.

A cada encontro, será exibido um episódio da série e, em seguida, é realizado um debate com base na filosofia geral e contando com a participação de professores do curso de Direito.

As apresentações acontecem no período da tarde, na Videoteca Unifor (1º andar do Centro de Convivência). Os comentários sobre os episódios ficarão a cargo, além das professoras organizadoras Ana Carla Freitas e Julia Mattei,  dos professores Rafael Xerez (Universidade de Fortaleza) e Evaldo Acioly (Estácio/FIC).

23/09/19 (Segunda-feira)
Profa. Ana Carla Freitas

24/09/19 (Terça-feira)
Prof. Evaldo Acioly

25/09/19 (Quarta-feira)
Profa. Julia Mattei

26/09/19 (Quinta-feira)
De 14h às 16h
Local: Sala de vídeo D (Videoteca)
Prof. Rafael Xerez

Sobre Black Mirror

As consequências do desenvolvimento tecnológico para a humanidade é o tema que une os diversos episódios da série televisiva Black Mirror. Exibida de 2011 a 2014 na emissora Channel 4 do Reino Unido, a série é atualmente produzida e exibida pelo serviço de streaming Netflix, que a define como uma “série antológica de ficção científica explora um futuro próximo onde a natureza humana e a tecnologia de ponta entram em um perigoso conflito”.

Cada episódio de Black Mirror apresenta situações cotidianas de um mundo distópico, marcado pelo desenvolvimento, talvez irrefletido, de uma ou mais tecnologias. Desta forma, a série apresenta, na forma de suspense, o comportamento da sociedade em torno das facilidades tecnológicas, levando, inevitavelmente, a questionamentos filosóficos, sociológicos e antropológicos, quando não, éticos, sobre a fragilidade das relações humanas.

A programação da Jornada inclui, após a apresentação do episódio, a apresentação do convidado com seu ponto de vista sobre o tema, e a abertura da discussão para a plateia. Desta forma, é primeiramente oferecida ao público uma clarificação das principais ideias filosóficas, sociológicas e antropológicas contidas em cada episódio, proporcionando, assim, uma base teórica para as discussões.

II Jornada "A Filosofia Refletida no Black Mirror"
Data: de 23 a 26 de setembro de 2019
Local: Videoteca Unifor (1º andar do Centro de Convivência)