null Projeto da Biblioteca realiza debate sobre as obras de Contardo Calligaris e Black Mirror

O debate faz parte do projeto “Mediação de leitura: livro e audiovisual” que visa o estudo das obras dos convidados do Mundo Unifor 2019

O debate cria uma relação entre as obras de Contardo Calligaris e a série
O debate cria uma relação entre as obras de Contardo Calligaris e a série "Black Mirror". Foto: Divulgação.

O projeto “Mediação de leitura: livro e audiovisual”, ação da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza que realiza estudos sobre os convidados que comparecerão ao Mundo Unifor 2019, terá sua segunda edição no dia 25 de setembro.

Dessa vez, o autor que terá suas obras como objeto de estudo é o psicanalista e escritor italiano Contardo Calligaris, que estuda o período da adolescência e seus desafios na contemporaneidade. O projeto terá como parte da programação a divulgação das obras do psicanalista que existem no acervo da Biblioteca Central e a realização de um debate sobre as teorias do autor, que serão relacionadas a episódios da série Black Mirror.

O debate será mediado pelo professor Henrique Codato nos horários EF manhã (11h20) e EF tarde (17h20), com exibição do episódio “Arkangel”. Ambos os horários serão apresentados na sala B da Videoteca Unifor (1º andar do Centro de Convivência). As inscrições são gratuitas e podem ser confirmadas através do link.

Sobre Contardo Calligaris

Defensor da ideia de que mais importante do que uma vida feliz é uma vida interessante, Contardo Calligaris é um dos maiores pensadores da contemporaneidade. Italiano radicado no Brasil, o autor nasceu em Milão no ano de 1948. Graduou-se em Letras e Epistemologia Genética na Suíça, fez doutorado em Semiologia, em Paris, e em Psicologia Clínica na Universidade de Provença. Teve como mestres importantes nomes, como Roland Barthes e Lacan.

Sobre o Mundo Unifor

Com o tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”, a 9° edição do Mundo Unifor reúne pensadores para discutir os efeitos da contemporaneidade.

De 16 a 19 de outubro, o evento traz nomes como o filósofo Gilles Lipovetsky, Contardo Calligaris, dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil, e Conrado Schlochauer, fundador e membro da Teya, ecossistema de iniciativas inovadoras em aprendizagem.

O Mundo Unifor é voltado para o público que se interessa por Ciência, Arte, Cultura e Inovação em diversas abordagens.

“Mediação de leitura: livro e audiovisual”
Data:
25 de setembro de 2019
Horários: EF manhã (11h20 - 13h) e EF tarde (17h20 - 19h)
Local: Sala B - Videoteca Unifor (1º andar do Centro de Convivência)