null Programa Super Bolsas Filantrópicas já concretiza sonhos de novos alunos da Unifor

Qui, 25 Maio 2023 15:30

Contemplados com bolsas de 50% ou 100%, universitários agraciados na edição anterior do Programa Super Bolsas Filantrópicas da Unifor falam sobre seu ingresso na universidade

Jaellen Lopes, Felipe Scheidt e Grazielle Oliveira foram contemplados com as bolsas filantrópicas e já estão cursando graduações na Unifor (Foto: Ares Soares / Acervo pessoal)

As inscrições para a nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas da Fundação Edson Queiroz estão abertas, oferecendo a oportunidade de milhares de candidatos cursarem uma graduação na melhor universidade privada do País, segundo a revista Forbes. Os aprovados no processo seletivo iniciarão as aulas em agosto.

Milhares de candidatos, aprovados na primeira edição do programa, já ingressaram na universidade e, agora, estão abrindo caminhos para um futuro profissional mais promissor. Jaellen Lopes, de 20 anos, aluna do curso de Direito da Unifor, é uma delas. A estudante concluiu o ensino médio em uma escola profissionalizante da rede pública e tem o sonho de seguir carreira na Polícia Federal. Com o incentivo da família, fez sua inscrição no Programa Super Bolsas Filantrópicas.

Jaellen lembra do momento em que soube que seria uma das contempladas com o benefício. “Foi um momento muito emocionante porque eu não acreditava que poderia estudar em uma das melhores universidades do Brasil, e com bolsa de 100%”, conta. Outra memória marcante foi o início dos estudos na Unifor. “Desde a primeira aula, já fiquei encantada”.

Acolhimento

A história de encantamento da nova universitária se repete nos relatos de outros bolsistas. O programa mudou a vida de Grazielle Oliveira, de 21 anos. “Sou do interior, então, vim para a cidade grande, em busca desse futuro”, conta a aluna do curso de Estética e Cosmética. Natural de Tianguá, ela foi incentivada por uma tia que mora na capital e lhe deu informações sobre o programa de bolsas filantrópicas. "(O curso) vai me proporcionar uma ótima experiência, me capacitar para ser uma ótima profissional nesse mercado de trabalho tão competitivo", avalia.

O acolhimento aos novos alunos faz as distâncias parecerem menores. Felipe Scheidt é um universitário entusiasmado com o curso de Engenharia Civil da Unifor. Aos 21 anos, ele já projeta seu futuro profissional na área e, para isso, pega a estrada diariamente de Chorozinho ao campus da universidade, em Fortaleza. "Me inscrevi e não acreditava que daria certo, mas, graças a Deus, deu. Foi muita felicidade", relembra.

Felipe passou por um processo seletivo simples, em que encontrou suporte da universidade. A atenção e a receptividade são semelhantes às que encontrou em sala de aula. "Nós tivemos uma dinâmica de apresentação do que é a engenharia civil e do que ela pode fazer em nossa vida. O engenheiro tem que ter liderança, e é isso que quero para a minha vida. Não me vejo trabalhando em outra área", conta o estudante.

Bolsas para quem mais precisa

O Programa Super Bolsas Filantrópicas é resultado da obtenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) do Ministério da Educação (MEC) pela Fundação Edson Queiroz. As bolsas são destinadas a pessoas de baixa renda que já tenham concluído o ensino médio. As inscrições se encerram no dia 9 de junho, por isso, não deixe para a última hora, para evitar eventuais problemas de instabilidade por sobrecarga do sistema. Todos os detalhes estão disponíveis no edital e no site do programa pelo link http://www.unifor.br/cebas.

Milhares de bolsas de 50% e 100% serão distribuídas a candidatos aprovados, seguindo um critério de renda familiar. Bolsas integrais são destinadas a pessoas com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio; e bolsas de 50%, a estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários-mínimos.