null Últimos dias de inscrições para o Programa Super Bolsas Filantrópicas; prazo se encerra nesta sexta, 9

Qua, 7 Junho 2023 10:40

Ainda dá tempo de concorrer a bolsas de 50% e 100% para cursar uma graduação na Unifor; a inscrição é fácil de fazer e o processo é todo online

Para participar da primeira fase, os candidatos devem preencher o formulário socioeconômico (Foto: Getty Images)

O prazo para inscrições da nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas da Fundação Edson Queiroz está acabando. Até sexta-feira, 9, os interessados ainda podem concorrer às bolsas de 50% e 100% para cursos de graduação presencial e a distância (EAD) na universidade, a melhor instituição particular do País, segundo a revista Forbes. Para participar da primeira fase, os candidatos devem preencher o formulário socioeconômico. O processo é simples, rápido, gratuito e todo feito online.

O benefício é destinado a pessoas de baixa renda, com o ensino médio completo. O programa é resultado da obtenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) do Ministério da Educação (MEC) pela Fundação Edson Queiroz. Todos os detalhes estão disponíveis no edital.

Uma dica: ao fazer a inscrição, é fundamental que o e-mail informado esteja correto, ativo e que o candidato tenha acesso a ele. Atualizações sobre as próximas fases serão enviadas para o endereço eletrônico. Os prazos, como expresso no edital, serão rigorosamente seguidos. Caso seja contemplado com uma das milhares de bolsas no programa, o candidato começará a graduação escolhida já a partir de agosto.

Critérios para inscrição

As bolsas são exclusivas para candidatos de baixa renda e, por isso, na segunda fase da seleção, é exigida documentação comprobatória. Bolsas integrais serão destinadas às pessoas com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e as bolsas de 50%, aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

Para participar da seleção, os candidatos precisam já ter concluído o ensino médio. São aceitos estudantes que terminaram seus estudos recentemente, mas também quem já ingressou numa universidade (na própria Unifor ou em outra instituição) e quem já possui uma graduação anterior. O programa não contempla: estrangeiros não naturalizados brasileiros e pessoas que já são beneficiárias de bolsa do programa Cebas.

Reúna a documentação com antecedência

A segunda fase do Programa Super Bolsas Filantrópicas exigirá atenção redobrada. É quando o candidato enviará a documentação comprobatória, descrita no edital. O envio deve ser feito online, sem nenhum documento ou comprovante pendente. Tudo deve ser enviado em uma única remessa, não sendo permitido acréscimos posteriores. Por isso, a organização orienta que os inscritos não percam tempo e organizem com antecedência os comprovantes exigidos.

Na dúvida, pergunte

Quem deseja ser um dos milhares de beneficiados no Programa Super Bolsas Filantrópicas tem à disposição o edital, com todas as informações sobre as inscrições e o processo seletivo. Caso o candidato tenha alguma dúvida e não se sinta seguro em relação a algum ponto, o melhor é perguntar a quem sabe. Por isso, a Unifor mantém a Central de Bolsas de Estudo. Os contatos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 3477.3000 – opção 1 e (85) 9.9246.6625. Atendimentos presenciais também estão disponíveis no campus da Universidade de Fortaleza, com a equipe do Programa de Acolhimento e Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA).