Unifor comemora Dia do Economista com debates e entrega de comenda

Unifor comemora Dia do Economista com debates e entrega de comenda

Evento conta com o apoio do Conselho Regional de Economia do Ceará.


Professor Chico Alberto, coordenador de Ciências Econômicas, em evento realizado pelo curso (Foto: Ares Soares)
Professor Chico Alberto, coordenador de Ciências Econômicas, em evento realizado pelo curso (Foto: Ares Soares)

O curso de Ciências Econômicas da Unifor, com apoio do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), terá programação especial em comemoração ao Dia do Economista, que transcorre em 13 de agosto.

A programação constará de dois debates e da entrega da comenda anual “Economista Destaque Unifor 2019” aos economistas Célio Fernando Bezerra Melo, Ivana Bezerra de Menezes Rangel, Jurandir Gurgel e Marcos Holanda, todos egressos da Unifor.

Os eventos acontecerão no Auditório da Biblioteca Central, das 19h às 21h, e serão gratuitos e abertos a alunos, professores e ao público em geral.

O primeiro debate, sobre o tema “Economia Brasileira: Como chegamos até aqui”, acontecerá dia 12 e contará com a participação dos professores Haroldo Aguiar e Allisson Martins e mediação do professor Ricardo Eleutério Rocha.

Já no dia 13, o debate reunirá os economistas Mauro Benevides Filho, atual secretário de Planejamento do Governo do Ceará, e Geraldo Luciano Mattos Júnior, executivo do Grupo M. Dias Branco. O debate, que terá a mediação do jornalista Egídio Serpa, do Diário do Nordeste, abordará o tema “Perspectivas da economia brasileira para a próxima década”. Na oportunidade, haverá ainda a entrega do prêmio aos quatro economistas, escolhidos em votação entre os professores do curso de Ciências Econômicas da Unifor.

De acordo com o coordenador do curso, professor Francisco Alberto de Oliveira, a expectativa é da presença de um grande público pela importância dos temas abordados nas palestras. “Esperamos a participação de representantes dos segmentos acadêmico, empresarial, jornalístico, além do público em geral, já que os temas dos debates são de interesse não só da área econômica, mas da sociedade de maneira geral. Precisamos entender a origem dos problemas econômicos que hoje afligem a sociedade brasileira, como o desemprego, a estagnação econômica e o deficit público, que impactam diretamente no bem-estar social, bem como as políticas econômicas que devem ser adotadas para que o país possa sair dessa situação e entrar em um ritmo de crescimento e desenvolvimento sustentado já a partir da próxima década”, destaca o professor Chico Alberto.

Mauro Benevides Filho

Graduado em Economia pela Universidade de Brasília (UNB) e PhD pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. É professor do Curso de Mestrado e Doutorado em Economia (CAEN) da UFC. Desempenhou a função de Interventor do Banco Central no Banco do Estado do Ceará (BEC), nas áreas de Crédito Rural, Infraestrutura e Operações Especiais. Foi secretário da Fazenda da Prefeitura Municipal de Fortaleza em 1989. Na Administração Pública foi ainda Secretário de Planejamento e Coordenação, Secretário de Governo, Secretário da Administração e Secretário da Fazenda do Estado, de 2007 a 2018. Durante os anos de 2008 e 2009 foi ainda coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz-CE). Nas campanhas presidenciais de 2002 e 2018, foi coordenador do Programa Econômico do candidato Ciro Gomes. No último pleito, foi eleito ainda deputado federal pelo PDT. É o atual secretário de Planejamento do Ceará.

Geraldo Luciano Mattos Júnior

Vice-presidente de Investimentos e Controladoria do Grupo M. Dias Branco, Geraldo Luciano foi eleito Equilibrista 2017, sendo o Executivo de Finanças do Ano, no prêmio promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) do Ceará. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasil África (IBRAF).

Formado em administração e direito, com mestrado em administração de empresas, Geraldo Luciano atua no grupo M. Dias Branco desde 1995, quando iniciou como Diretor Financeiro do Banco Equatorial. Além do cargo que ocupa atualmente, Geraldo também é Membro da Diretoria Estatutária.

Economistas homenageados

Célio Fernando Bezerra Melo

Economista, com mestrados em Administração Financeira e Negócios Internacionais, Célio Fernando tem experiência de 25 anos na área financeira no desempenho de funções de analista, gerente, diretor e sócio de instituições bancárias, fundos de previdência, distribuidora de valores mobiliários, corretora de mercadorias e administradora de carteira de investimentos. Ex-presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará, ex-membro do Conselho Federal de Economia, ex-presidente, ex-diretor e conselheiro da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – Regional Nordeste.

Ivana Bezerra de Menezes Rangel

Graduada em Economia pela Universidade de Fortaleza, Ivana Bezerra de Menezes Rangel já exerceu cargos de chefia em três instituições bancárias: BIC, Nacional e Unibanco. Atualmente, é sócia-diretora do Hotel Sonata, além de atuar em entidades representativas de classe: é presidente do Fortaleza Convention Bureau, vice-presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis – Regional Ceará (ABIH-CE) e vice-presidente da União Nacional dos Convention e Visitors Bureau (Unedestinos).

Jurandir Gurgel

Atual secretário de Finanças de Fortaleza, Jurandir Gurgel é graduado em Economia pela Unifor, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (Caen), possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e especialização em Gestão Avançada em Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é especialista em Economia de Empresas pela Unifor e possui extensão em Programação Financeira pelo Instituto do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Marcos Holanda

Com graduação em Engenharia Civil pela UFC (1983), graduação em Economia pela Universidade de Fortaleza (1984), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (1987) e doutorado em Economia pela Universidade de Illinois, Estados Unidos (1993), Marcos Holanda atualmente é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor titular da UFC. Foi fundador e primeiro diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceara (Ipece) e presidente do Banco do Nordeste do Brasil (2015). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em balanço de pagamentos, finanças internacionais e finanças públicas.

Serviço

Debates - Dia do Economista
Datas: 12 e 13 de agosto de 2019
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório da Biblioteca Central
Gratuito e aberto ao público
Mais informações: 3477.3193 / chicoalberto@unifor.br