null Unifor sedia 1º Seminário de Toxicologia Clínica do Nordeste

Unifor sedia 1º Seminário de Toxicologia Clínica do Nordeste

Seminário tem como objetivo proporcionar um momento de discussão sobre a abordagem de pacientes vítimas de intoxicações agudas (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, sediará o 1º Seminário de Toxicologia Clínica do Nordeste. O evento, promovido pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Nordeste em parceria com os cursos de Medicina e Farmácia da Unifor e com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), acontecerá nos dias 17 e 18 de março, no Teatro Celina Queiroz.

Com palestrantes renomados e temas relevantes, o seminário tem o objetivo de proporcionar um momento de discussão e aprendizado sobre os fatores de hospitalização e as técnicas de abordagem de pacientes vítimas de intoxicações agudas, com ênfase nas particularidades da região no Nordeste (plantas tóxicas e animais peçonhentos da caatinga), como fatores ambientais e socioeconômicos.

“Ao constatarmos que há uma carência de literatura científica sobre o tema, nós, professores da Unifor, resolvemos produzir um livro com esse conteúdo, pois os envenenamentos por plantas e animais do Nordeste têm suas particularidades. Como consequência, nasceu o evento, pois sentimos a necessidade de multiplicar esse conhecimento com alunos e profissionais dos demais estados da região”, argumenta Polianna Lemos, docente do curso de Medicina da Unifor e coordenadora do Núcleo de Assistência Toxicológica do Instituto Dr. José Frota (IJF).

Gratuito e com direito à certificação, o evento é voltado para estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), pesquisadores e profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, veterinários, biólogos), todos que lidam com pacientes vítimas de envenenamento agudo (animais peçonhentos) e intoxicações (plantas tóxicas, pesticidas, medicações em doses acima da recomendada).

O seminário contará ainda com participantes de todo o Nordeste, uma vez que será realizado em formato híbrido, com transmissão online no canal do YouTube do Conselho Regional de Farmácia. Os interessados em participar do seminário devem realizar inscrição online pelo link abaixo.

Estarão presentes no seminário representantes da Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Abracit), entidade que representa os CIATox do Nordeste, bem como de unidades de saúde ligadas à atenção básica, rede de urgência e emergência, e de alta complexidade e do Ministério da Saúde, o que possibilitará a otimização de medidas eficazes para o diagnóstico precoce, melhor prognóstico e redução de custos.

Destaca-se também a presença de entidades ligadas ao ensino e pesquisa de excelência nacional e internacional que proverão atualização científica sobre os temas, possibilitando a capacitação de profissionais de saúde ligados à assistência dos pacientes vítimas de envenenamentos agudos.

Na ocasião, ocorrerá ainda o lançamento do livro: “Animais e Plantas Tóxicas dos Biomas do Nordeste”. A publicação é de autoria dos CIATox do Nordeste em colaboração com professores e acadêmicos de Medicina e Farmácia, enfatizando as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, atualizações científicas e dados epidemiológicos dos estados da região.

1º Seminário de Toxicologia Clínica do Nordeste
Data: 17 e 18 de março de 2023
Horário: 8h30 às 17h30h (17/03) e 8h às 12h30 (18/03)
Local: Teatro Celina Queiroz