null Unifor sedia 1º Seminário de Toxicologia Clínica do Nordeste

Unifor sedia 1º Seminário de Toxicologia Clínica do Nordeste

Evento é promovido pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Nordeste em parceria com os cursos de Medicina e Farmácia da Universidade de Fortaleza e com o Conselho Regional de Farmácia (CRF)


Seminário tem como objetivo proporcionar um momento de discussão sobre a abordagem de pacientes vítimas de intoxicações agudas (Foto: Getty Images)
Seminário tem como objetivo proporcionar um momento de discussão sobre a abordagem de pacientes vítimas de intoxicações agudas (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, sediará o 1º Seminário de Toxicologia Clínica do Nordeste. O evento, promovido pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Nordeste em parceria com os cursos de Medicina e Farmácia da Unifor e com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), acontecerá nos dias 17 e 18 de março, no Teatro Celina Queiroz.   

Com palestrantes renomados e temas relevantes, o seminário tem o objetivo de proporcionar um momento de discussão e aprendizado sobre os fatores de hospitalização e as técnicas de abordagem de pacientes vítimas de intoxicações agudas, com ênfase nas particularidades da região no Nordeste (plantas tóxicas e animais peçonhentos da caatinga), como fatores ambientais e socioeconômicos.

“Ao constatarmos que há uma carência de literatura científica sobre o tema, nós, professores da Unifor, resolvemos produzir um livro com esse conteúdo, pois os envenenamentos por plantas e animais do Nordeste têm suas particularidades. Como consequência, nasceu o evento, pois sentimos a necessidade de multiplicar esse conhecimento com alunos e profissionais dos demais estados da região”, argumenta Polianna Lemos, docente do curso de Medicina da Unifor e coordenadora do Núcleo de Assistência Toxicológica do Instituto Dr. José Frota (IJF).

Gratuito e com direito à certificação, o evento é voltado para estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), pesquisadores e profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, veterinários, biólogos), todos que lidam com pacientes vítimas de envenenamento agudo (animais peçonhentos) e intoxicações (plantas tóxicas, pesticidas, medicações em doses acima da recomendada). 

O seminário contará ainda com participantes de todo o Nordeste, uma vez que será realizado em formato híbrido, com transmissão online no canal do YouTube do Conselho Regional de Farmácia. Os interessados em participar do seminário devem realizar inscrição online pelo link abaixo.

Estarão presentes no seminário representantes da Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Abracit), entidade que representa os CIATox do Nordeste, bem como de unidades de saúde ligadas à atenção básica, rede de urgência e emergência, e de alta complexidade e do Ministério da Saúde, o que possibilitará a otimização de medidas eficazes para o diagnóstico precoce, melhor prognóstico e redução de custos.

Destaca-se também a presença de entidades ligadas ao ensino e pesquisa de excelência nacional e internacional que proverão atualização científica sobre os temas, possibilitando a capacitação de profissionais de saúde ligados à assistência dos pacientes vítimas de envenenamentos agudos.

Na ocasião, ocorrerá ainda o lançamento do livro: “Animais e Plantas Tóxicas dos Biomas do Nordeste”. A publicação é de autoria dos CIATox do Nordeste em colaboração com professores e acadêmicos de Medicina e Farmácia, enfatizando as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, atualizações científicas e dados epidemiológicos dos estados da região.

Serviço

1º Seminário de Toxicologia Clínica do Nordeste
Data: 17 e 18 de março de 2023
Horário: 8h30 às 17h30h (17/03) e 8h às 12h30 (18/03)
Local: Teatro Celina Queiroz
Inscrições aqui
 

PROGRAMAÇÃO

  • 8h30 às 9h: Apresentação de Cordel - Profa. Dra. Paola Torres
  • 9h às 9h30: Abertura com falas da diretora do Conselho Regional de Farmácia e coordenadora do curso de Farmácia da Unifor, Arlândia Nobre, do representante dos CIATox do NE, Jucelino Nery, da coordenadora do curso de Medicina da Unifor, Isabella Takakura, da coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedônio, do Superintendente do Hospital IJF, Daniel Holanda, e da representante do Ministério da Saúde, Lúcia Montebello
  • 9h30 às 10h30: Palestra Magna com Francisco França (USP)
  • 10h30 às 11h: Coffee-break
  • 11h às 12h30: Mesa 1 – Serpentes
  1. Classificação e Manejo dos acidentes com serpentes (Eduardo Santos, CIATox Bahia)
  2. IRA em acidente botrópico (Polianna Lemos, CIATox Fortaleza)
  3. Inovações no diagnóstico e tratamento de acidentes com serpentes (Carla Celedônio, Fiocruz Ceará)
  • 13h20 às 14h: Lançamento do livro: Animais e Plantas Tóxicas dos Biomas do Nordeste
  • 14h às 15h30: Mesa 2 – Ações da Vigilância em Saúde nos Envenenamentos e Intoxicações 
  1. Notificação e Ações da Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde)
  2. Papel dos CIATox nas ações de Vigilância (Jucelino Nery, CIATox, BA)
  3. Ações da Vigilância no âmbito do Ceará (Sesa/CE)         
  • 15h30 às 16h: Coffee-break
  • 16h às 17h30: Mesa 3 – Abordagem Interdisciplinar do paciente vítima de intoxicação 
  1. Médico: abordagem geral e diagnóstico diferencial na admissão do paciente intoxicado (Dr. Fernando, emergencista, CIATox Fortaleza)
  2. Enfermeiro: Edilucia Salomão (CIATox-BA e SAMU de Camaçari/BA)
  3. Bióloga: Patrícia Cunha (CIATox / IJF-CE)
  4. Farmacêutico: Geysa Romeu (CIATox / IJF-CE)

  • 8h às 8h30: Camerata da Unifor
  • 8h30 às 9h10: Palestra 1 – Plantas Tóxicas: Momento interativo com Fabiana (Unifor) e Anne Karoline (UECE)
  • 9h10 às 10h20: Mesa 4 – Escorpionismo
  1. Abordagem do paciente vítima de escorpionismo (Carlos Tiago, CIATox-CE)
  2. Escorpionismo: aspectos epidemiológicos => problema de saúde pública (Vig. Ambiental Fortaleza)
  • 10h20 às 11h: Coffee-break
  • 11h às 12h30: Mesa 5 – Miscelânea
  1. Intoxicações Medicamentosas: influência do estado pandêmico da Covid-19 (Sayonara Maria, CIATox Campina Grande)
  2. Carbamatos e organofosforados (Rogildo Carlos, Unifor)
  3. Abordagem do paciente vítima de tentativa de suicídio (Sâmia Karine Moraes, chefe do serviço de psicologia do IJF-CE)