null Universidade de Fortaleza oferece disciplinas em inglês para estudantes de todos os cursos

Seg, 23 Janeiro 2023 16:19

Universidade de Fortaleza oferece disciplinas em inglês para estudantes de todos os cursos

A matrícula para a inclusão dessas disciplinas optativas pode ser feita por meio do Unifor Online ou presencialmente no setor Sucesso do Aluno


As disciplinas fazem parte do rol de ofertas relacionado aos programas de Dupla Titulação Internacional, recebendo também alunos estrangeiros e promovendo importante networking entre os estudantes (Foto: Getty Images)
As disciplinas fazem parte do rol de ofertas relacionado aos programas de Dupla Titulação Internacional, recebendo também alunos estrangeiros e promovendo importante networking entre os estudantes (Foto: Getty Images)

O domínio da língua inglesa é, cada vez mais, uma necessidade nas relações de negócios e pode ser decisivo na obtenção de uma boa colocação no mercado profissional. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino vinculada à Fundação Edson Queiroz, oferece dez disciplinas ministradas em inglês em 2023.1. Mesmo sendo concedidas pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), alunos de qualquer Centro de Ciências da Unifor podem se matricular.

Cursar uma disciplina em outro idioma pode ser o ponto de partida para estudantes que se interessam pelos programas de Dupla Titulação e Intercâmbio Acadêmico, assim como oportunidades internacionais. Além disso, propicia tanto o desenvolvimento linguístico quanto o conceitual, conforme explica Alexandra Siebra, coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior da Unifor.

A docente salienta as competências comunicativas trabalhadas no decorrer da disciplina (ler, falar e escrever) e pontua também os ganhos acadêmicos. Isso porque uma vez que o aluno se abre para um diálogo com novas referências e fontes, enriquece a visão de mundo e embasa uma compreensão mais crítica e fundamentada.

Ampliando possibilidades de pesquisa científica

Além de ser uma língua amplamente utilizada em contextos cotidianos — lazer, entretenimento, cultura e viagens —, “o inglês é a língua de comunicação científica, estimulando o engajamento e a participação em eventos científicos e outras oportunidades fomentadas pela Universidade”, enfatiza Alexandra.

É o caso de Layla Steinauer, que cursou três disciplinas em inglês durante a graduação em Comércio Exterior. A egressa conta que o desafio abre portas e aproxima o aluno de novos materiais, como livros, palestras e cursos. O resultado desse interesse foi um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com cerca de 95% de base teórica em inglês, muito conhecimento extra e a sonhada dupla titulação.


Layla Steinauer aprimorou conhecimentos ligados à sua área de atuação por meio de conteúdos publicados em inglês (Foto: Marcelo Rosa)

Layla assegura que estudou inglês durante toda a vida, mas a experiência de ter aulas ministradas 100% em inglês na Universidade é única. “Existem termos técnicos da área de estudo que não se aprendem normalmente em cursos de idiomas ou em viagens turísticas, mas somente em um ambiente institucional”, observa. Ela aproveitou as disciplinas para dar início a um antigo desejo: obter a dupla titulação (DT).

Dupla titulação e oportunidades internacionais

No segundo semestre do curso, Layla já começou a se programar para alcançar esse objetivo cursando a disciplina de Macroeconomia em inglês, que, segundo ela, foi um divisor de águas. Logística Internacional e Inglês para Negócios foram as outras escolhidas. Nem mesmo a pandemia de Covid-19 impediu os planos da então aluna, que obteve sua DT estudando online na instituição alemã Deggendorf Institute of Technology (DIT).

Com um certificado de uma instituição europeia e inglês fluente na bagagem, a egressa, que também tem dupla nacionalidade, se prepara para voltar à Suíça, país com o qual afirma ter uma história única. “Morei lá durante três anos, e a língua mais importante para o trabalho é o inglês. Então sim, há oportunidades de emprego se você tem um bom inglês!”

Danielle Coimbra, professora da Unifor e diretora do CCG, ressalta que, após um estudo em profundidade, a Universidade viu a necessidade de oferecer disciplinas que contemplem a formação das competências conceituais, procedimentais e atitudinais para o profissional que deseja atuar no cenário internacional.

A docente enfatiza ainda a disposição da instituição em oferecer componentes curriculares relevantes para que interessados de todas áreas — sejam elas jurídicas, tecnológicas, da saúde ou de gestão — possam estar aptos a se inserir no contexto internacional. “É na complementaridade da formação, focada no interesse de atuação do aluno da Unifor, que emergem as oportunidades permitidas pela formação diferenciada e valorizada no mercado”, acrescenta.

+ Saiba mais sobre o Programa de Dupla Titulação Internacional

Preparação para o intercâmbio

Muito procuradas por intercambistas, as disciplinas em inglês proporcionam networking entre alunos estrangeiros e brasileiros. Elas também podem ser encaradas como um treino intensivo do idioma, que costuma abrir os horizontes dos interessados em estudar no exterior.

Seja qual for o país escolhido para o intercâmbio, o estudante brasileiro terá que comprovar sua capacidade de se comunicar em inglês para concorrer a uma vaga. Diante dessa exigência, a professora Alexandra enxerga como positivo o fato de os estudantes estrangeiros virem de países e continentes diferentes, possibilitando contato com uma grande variedade de sotaques e regionalismos no uso da língua inglesa.


“Essa convivência estimula o aluno a superar suas limitações linguísticas e relacionais em um ambiente de imersão internacional. Além disso, as práticas culturais, muitas vezes, colocam os estudantes em situações reais de divergência, um desafio recorrente na atividade de negócios internacionais”Alexandra Siebra, coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior

Buddy Program favorece trocas culturais

Apesar de não ter feito intercâmbio, a aluna de Comércio Exterior Natália Meneses já cursou disciplinas em inglês e participou do Buddy Program, que visa ajudar estudantes estrangeiros na adaptação ao Brasil. No projeto, conheceu pessoas de várias origens e criou vínculos que pretende cultivar para sempre. Uma dessas ligações se deu com Lara Tosato, intercambista italiana com quem estudou em 2022.2.

Natália explica que se matriculou com o objetivo de testar sua capacidade de se expressar em inglês, além de aprender termos e teorias em uma língua que universaliza o conhecimento. Após as primeiras aulas, percebeu que a experiência lhe possibilitaria muito mais.


A amizade entre a brasileira Natália Meneses e a italiana Lara Tosato não ficou restrita ao ambiente acadêmico (Foto: Arquivo pessoal)

A jovem diz ter encontrado uma ótima forma de socializar com os intercambistas e de conhecer brasileiros com visões de mundo semelhantes às suas. Revela ainda que expandiu sua perspectiva de mercado, compreendendo que sua atuação profissional não precisa se limitar ao Brasil.

Em 2023.1, Natália vai cursar mais uma disciplina em inglês. Pretende se matricular em Internacionalização de Empresas e estimula os colegas a fazerem o mesmo. “Tento influenciar os amigos. A maioria esmagadora das aulas foram repletas de experiências positivas e eu gostaria que todos também tivessem a mesma oportunidade”, afirma a aluna.

+ Mais do que amigos, “buddies”: Conheça o Buddy Program

Parceria multicultural

Não são só os estudantes que aprovam a experiência. A professora Keysa Mascena, docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e que também ministra disciplinas em inglês, compartilha a mesma opinião da aluna Natália, e dá ênfase a um projeto específico que representou um grande aprendizado para os participantes.

Em uma experiência envolvendo alunos de três disciplinas — Estratégia Empresarial (Administração), Gestão Ambiental (Comércio Exterior) e Doing Business in World Regions (da Georgia State University, nos Estados Unidos) —, estudantes brasileiros e estrangeiros analisaram as condições de mercado para exportar os produtos da empresa social Catarina Mina, uma marca de acessórios artesanais do Ceará que trabalha com mulheres rendeiras de diferentes localidades do estado.


As professoras Keysa Mascena e Daiane Neutzling acompanham alunos da Unifor em visita à Catarina Mina, empresa fundada pela designer Celina Hissa (Foto: Arquivo pessoal)

Durante o semestre, os discentes visitaram a empresa e tiveram seus projetos finais avaliados pela gestão. “A experiência foi excepcional, pois proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar uma parceria internacional, trabalhar em uma equipe multicultural e conhecer um caso prático com interação direta com um empreendedor de um negócio social”, comemora Keysa.

O projeto, que ocorreu por meio de um Virtual Exchange Consultancy Project, contou também com a participação dos professores Salomão Alencar de Farias, da Georgia State University, e Daiane Neutzling, da Unifor.

O pioneirismo da Universidade de Fortaleza em oferecer disciplinas em inglês aos estudantes é visto como algo grandioso pela coordenadora de Assessoria para Assuntos Internacionais da Unifor, Lina Sena. Segundo ela, são poucas as instituições brasileiras que têm essa iniciativa, e experimentar durante a graduação tudo que seja desafiador é muito importante para a vida acadêmica.

A coordenadora destaca também o comprometimento do corpo docente e o feedback dos estudantes. “Temos professores capacitados, que foram treinados com esse objetivo. É uma experiência fantástica que abre portas”, conclui.

Matrículas abertas

Alunos veteranos têm até dia 31 de janeiro para efetuar as matrículas. A inclusão das disciplinas pode ser feita por meio do Unifor online ou presencialmente no setor Sucesso do Aluno, que fica no prédio da Reitoria da Universidade. Confira abaixo as disciplinas em inglês disponíveis para 2023.1.

  • Estratégia Empresarial (Código: A166)
  • Gestão Ambiental (Código: A178)
  • Negociações Internacionais (Código: A218)
  • Negociação Estratégica (Código: G057)
  • Internacionalização de Empresas (Código: G186)
  • Sociedade Contemporânea Multicultural (Código: G190)
  • Direito e Contratos Internacionais (Código: G198)
  • Inglês para Negócios - manhã (Código: G206-61)
  • Inglês para Negócios - tarde (Código: G206-65)
  • Responsabilidade Social e Ambiental (Código: G368-43)
  • Comunicação e Gestão (Código: G494)

+ Saiba como realizar a matrícula para o semestre 2023.1

Serviço

Oferta de disciplinas em inglês
Período: 7 a 31 de janeiro de 2023
Matrículas: Setor Sucesso do Aluno (térreo do bloco da Reitoria) ou Unifor Online
Mais informações: (85) 3477-3192