Alunos de Comércio Exterior atuam como intérpretes de negociações em evento nacional

qua, 27 setembro 2023 15:58

Estudantes devem realizar, entre os dias 27 e 28 de setembro, mais de 230 reuniões com compradores internacionais na Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce)

Feira reúne diversos artesãos, artesãs, cooperativas, casas de cultura e associações de artesanato de todo Brasil (Foto: Fenacce)

Proporcionar experiências práticas é fundamental para que os estudantes, durante o processo de formação acadêmica, possam ser introduzidos no mercado de trabalho. Tendo ciência dessa importância, o curso de de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, viabilizou a atuação de discentes na 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), evento que está sendo realizado no Centro de Eventos até o dia 1º de outubro.

Durante os dias 27 e 28 de setembro, os alunos estão atuando como intérpretes de negociações entre compradores internacionais e diversos artesãos, artesãs, cooperativas, casas de cultura e associações de artesanato de todo Brasil. A ação faz parte da Rodada Internacional de Negócios, que integra o evento e reúne agentes de 10 países, como o Reino Unido, China, Estados Unidos e Japão. A expectativa é que sejam realizadas, ao todo, mais de 230 reuniões de negócio.

Segundo Mônica Luz, docente de Comércio Exterior e articuladora desta parceria, a participação dos alunos como intérpretes nas rodadas de negociações entre compradores internacionais e artesãos cearenses representa uma experiência prática e enriquecedora para a formação destes futuros profissionais.

“O ato de interpretar vai além de simplesmente traduzir palavras, exige a compreensão de nuances culturais, a habilidade de facilitar a comunicação e o entendimento mútuo entre partes de distintas origens. Essa interação direta com o mercado global permite que os alunos vivenciem os desafios e as oportunidades do comércio internacional, ao mesmo tempo em que promovem o valor e a riqueza do artesanato cearense”.

Ela ainda destaca que a prática, somada à teoria, proporciona uma visão holística e aplicada das dinâmicas de negociação internacional, preparando os estudantes para um desempenho eficiente e ético no mundo dos negócios globais.

Comércio Exterior é nota máxima no MEC

Neste mês, o curso de Comércio Exterior da Unifor obteve novamente nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). Esta é a principal avaliação realizada em cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.

Na ocorrência foram analisados o projeto pedagógico do curso, bem como organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os avaliadores verificaram se a graduação atendia a todos os critérios de excelência que a nota 5 exige. Vale destacar que a formação possui nota máxima no MEC desde sua criação.