null Confira a lista de reconhecimento da Unifor em rankings acadêmicos nacionais e internacionais

Sex, 20 Novembro 2020 14:33

Confira a lista de reconhecimento da Unifor em rankings acadêmicos nacionais e internacionais

Rankings contribuem para a empregabilidade, uma vez que muitos recrutadores levam em conta a reputação da universidade.


Para quem busca ingressar no meio acadêmico, os rankings funcionam como validação da excelência em graduação, pesquisa e extensão (Foto: Ares Soares)
Para quem busca ingressar no meio acadêmico, os rankings funcionam como validação da excelência em graduação, pesquisa e extensão (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, figura em importantes rankings universitários, ganhando notabilidades nacional e internacional, a exemplo do Ranking THE, Ranking QS, Ranking Universitário Folha (RUF) e o Guia da Faculdade Estadão. Cada um deles tem metodologia própria e critérios específicos de avaliação, porém todos reconhecem a excelência acadêmica, a qualidade do ensino e a reputação da Unifor.

Para quem busca ingressar no meio acadêmico, os rankings funcionam como validação da excelência em graduação, pesquisa e extensão das instituições de ensino superior. Para quem já está na Universidade, o ranking é fator de orgulho, afinal de contas, quem não se sente satisfeito em estudar em uma instituição acreditada nacional e internacionalmente?

Os rankings também contribuem para a empregabilidade, uma vez que muitos recrutadores levam em conta a reputação da universidade como critério de escolha de candidatos para postos no mercado de trabalho.

Conheça a seguir os reconhecimentos mais recentes conquistados pela Universidade de Fortaleza.


Presença de professores doutores impulsiona Unifor no cenário internacional

De acordo com o ranking QS Latin America 2021, elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS), a Universidade de Fortaleza é a melhor instituição de ensino superior privada da região Nordeste, do total de 94 universidades públicas e privadas brasileiras ranqueadas. A edição foi divulgada no dia 11 de novembro de 2020. O bom desempenho se deu em virtude da base de professores doutores e da rede internacional de pesquisa mantida pela instituição. Atualmente, 39% dos professores possuem título de doutorado. Além disso, a instituição investe em política de internacionalização da pesquisa com iniciativas sistemáticas, tais como o incentivo aos professores pesquisadores na publicação em congressos e revistas internacionais. Saiba mais aqui.


Qualidade dos cursos da área de saúde é destaque mundial

A Universidade de Fortaleza está entre as 844 melhores universidades do mundo na área da saúde, segundo o ranking World University Rankings 2021 da entidade britânica Times Higher Education (THE), divulgado no dia 28 de outubro de 2020. No Brasil, apenas 41 universidades foram ranqueadas, entre instituições públicas e privadas. A Universidade de Fortaleza figurou entre as três melhores instituições privadas do país, sendo líder nas regiões Norte e Nordeste. A avaliação considerou os critérios de qualidade de ensino, volume de publicações de pesquisa, citações em artigos científicos, transferência de conhecimento e projeção internacional. Saiba mais aqui.


Universidade com o maior número de estrelas do Ceará

Entre públicas e privadas, a Universidade de Fortaleza foi a instituição de ensino superior do estado do Ceará com o maior número de estrelas na avaliação do Guia da Faculdade/Estadão em 2020. O título foi divulgado no dia 25 de outubro. No total, a universidade conseguiu 108 estrelas: o curso de Ciências Contábeis obteve nota máxima e 22 outros cursos obtiveram conceito “muito bom”. O Guia da Faculdade, parceria do Quero Educação com o jornal O Estado de S. Paulo, utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Os pesquisadores levam em consideração a qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura. Em 2020 a pesquisa contou com a participação de 9.200 coordenadores e professores de ensino superior como avaliadores. Saiba mais aqui.


Uma das melhores do mundo em indicadores como pesquisa, ensino e tecnologia

A Universidade de Fortaleza foi eleita a melhor instituição de ensino superior do Ceará, entre públicas e privadas, de acordo com o “World University Rankings 2021” divulgado em 2 de setembro de 2020, pela Times Higher Education (THE). A Universidade de Fortaleza também alcançou o 2º lugar entre todas as instituições avaliadas das regiões Norte e Nordeste, sendo a melhor entre as universidades privadas. Em nível Brasil, ficou entre as três melhores instituições de cunho privado. O “World University Rankings” é uma lista de ranqueamento universal que inclui mais de 1.500 universidades pertencentes a 93 países. Nesta edição 2021, 52 instituições brasileiras foram avaliadas. No geral, foram considerados indicadores como pesquisa, ensino, influência, tecnologia, proporção de estudantes estrangeiros e outras questões. Saiba mais aqui.


Citações em artigos científicos consolidam internacionalização da Universidade

Logo após o mérito mundial no THE Young University Ranking 2020, a Universidade de Fortaleza destacou-se pelo segundo ano consecutivo como a melhor universidade particular das regiões Norte e Nordeste do Brasil segundo o THE Latin America Ranking 2020, anunciado no dia 7 de julho. O ranking mediu o desempenho de 166 universidades públicas e privadas em atuação na América Latina a partir dos critérios de ensino, pesquisa, citação, internacionalização e transferência de tecnologia. Entre as instituições privadas brasileiras, a Universidade de Fortaleza ficou em 7º lugar, sendo a melhor no indicador de citação em artigos científicos – fator que apontou o fortalecimento da internacionalização da instituição. Saiba mais aqui.


Única privada do Brasil entre as melhores universidades do mundo com até 50 anos

No dia 24 de junho, a Universidade de Fortaleza foi reconhecida pelo THE Young University Ranking, elaborado pela Times Higher Education (THE), como uma das melhores universidades do mundo com até 50 anos. A listagem contou com apenas dez instituições de ensino superior do Brasil, sendo a Universidade de Fortaleza a única instituição privada, ficando em 2º lugar entre as brasileiras. Foram avaliados os seguintes critérios: ensino, pesquisa, citação, internacionalização e transferência de tecnologia. Além do ensino e da extensão, desde sua fundação, a Universidade de Fortaleza se preparou para ser uma Universidade com alto volume e variedade de pesquisas. Justamente por isso, mesmo jovem, a instituição já começa a impactar na sociedade e ter inserção internacional. Saiba mais aqui.


Unifor é destaque também entre os países emergentes

A Universidade de Fortaleza destacou-se entre as melhores do mundo no ranking universitário de economias emergentes divulgado no dia 18 de fevereiro de 2020 pela Times Higher Education (THE). Um total de 553 universidades no mundo foram avaliadas, distribuídas em 47 países. No Brasil, entre as universidades públicas e privadas, foram ranqueadas apenas 46 instituições de ensino, entre elas USP (14º lugar) e Unicamp (55º). Já nas regiões Norte e Nordeste, 8 universidades foram avaliadas, sendo a Universidade de Fortaleza a única instituição particular a entrar no ranking. Os indicadores avaliados foram: ensino (o ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, renda e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectivas internacionais (funcionários, estudantes e pesquisa) e renda da indústria (transferência de tecnologia). Saiba mais aqui.


A melhor do Norte e Nordeste, pelo oitavo ano consecutivo

Por oito anos consecutivos, a Universidade de Fortaleza foi considerada a melhor instituição de ensino superior privada das regiões Norte e Nordeste, segundo a edição de 2019 do Ranking Universitário Folha (RUF). O título foi apontado no dia 7 de outubro de 2019, pelo jornal Folha de S. Paulo. Na mesa ocasião, a Universidade foi destacada como a 10ª melhor instituição de ensino superior particular do Brasil. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2019, foram avaliadas todas as 197 universidades brasileiras, entre públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. Saiba mais aqui.