null Curso de Nutrição realiza terceira edição da Cerimônia do Trigo

Curso de Nutrição realiza terceira edição da Cerimônia do Trigo

Momento marca a integração dos discentes com o ambiente acadêmico e visa despertar o profissionalismo nos futuros nutricionistas

Solenidade é uma versão da cerimônia do jaleco – tradição em todos os cursos da área da saúde (Foto: Ares Soares)

O curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza a terceira edição da Cerimônia do Trigo no dia 25 de maio, das 18h às 21h, no Teatro Celina Queiroz. A ocasião é um rito de passagem para os estudantes do primeiro semestre, e reúne amigos, familiares, representantes da profissão e docentes do curso em um momento que ficará marcado na jornada acadêmica dos futuros nutricionistas.

Na cerimônia, os estudantes, portando um jaleco branco – símbolo do compromisso que assumem com as atividades da área –, e acompanhados por padrinhos e madrinhas, participarão de diversas atividades preparadas exclusivamente para o momento. A programação inclui a apresentação do curso para os familiares, assim como o juramento do acadêmico de nutrição, consolidando suas obrigações durante os quatro anos de curso.

Haverá ainda discursos de professores representantes de cada grande área da nutrição (nutrição clínica, alimentação coletiva e saúde coletiva), com o intuito de falar um pouco sobre a atuação profissional dos nutricionistas, além de falas de egressos e alunos dos últimos semestres do curso.

Entenda a Cerimônia do Trigo

Nomeada de Cerimônia do Trigo, devido ao trigo ser um dos elementos que formam o símbolo da profissão – junto com o escudo, a serpente e a balança –, a solenidade é uma versão da cerimônia do jaleco, tradição presente em todos os cursos da área da saúde. Vista como um ritual de passagem, a solenidade marca o início da jornada discente na profissão escolhida e simboliza o compromisso do aluno com a formação profissional ética e responsável, além da saúde de seus futuros pacientes.

Cerimônia do Trigo
Data: 25 de maio de 2023