null Desembargadores do Tribunal de Justiça homenageiam Unifor pela criação do capacete Elmo

Qui, 18 Março 2021 10:35

O desembargador Teodoro Silva Santos proferiu voto de congratulações à Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, e ao Grupo Edson Queiroz pela criação do equipamento.

Capacete fabricado no Ceará, num esforço de instituições públicas e privadas, contribui para reduzir a necessidade de intubação dos pacientes com Covid-19. (Foto: Ares Soares)

O Ceará tem obtido visibilidade no âmbito nacional e regional por conta da criação e fabricação do capacete de respiração assistida Elmo, equipamento que colabora no tratamento de pacientes acometidos de Covid-19. No último dia 8 de março, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e o Grupo Edson Queiroz tiveram a participação na força-tarefa que deu origem ao capacete Elmo enaltecida no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). O desembargador Teodoro Silva Santos proferiu voto de congratulações à Unifor e ao Grupo Edson Queiroz pela criação do capacete.

O voto do desembargador Teodoro Silva Santos foi acompanhado pelos demais desembargadores presentes  à 7ª Sessão Ordinária de Julgamento da 1ª Câmara de Direito Público, Francisco Banhos Ponte (presidente em exercício) e Lisete de Sousa Gadelha, assim como reconhecido também pela representante da Procuradoria de Justiça do Estado do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto,  e o representante da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Victor Emanoel Esteves.

100% Cearense

O capacete Elmo é um equipamento com baixo custo de produção, capaz de reduzir a necessidade de respiradores pulmonares artificiais. Seu funcionamento consiste em uma técnica de oxigenoterapia, na qual o paciente consegue respirar com auxílio da pressurização ao redor da face. Portanto seu uso é feito fora de leitos de terapia intensiva e pode evitar a necessidade de intubação.

Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo consegue reduzir em até 60% a probabilidade de os pacientes serem intubados e de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O dispositivo trata quadro clínico moderado e também auxilia casos em início de gravidade.

Iniciativa coletiva

O equipamento foi idealizado em abril de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus já alcançava números alarmantes no Brasil, em uma força-tarefa de combate à crise sanitária que uniu, além da Fundação Edson Queiroz e da Escola de Saúde Pública do Ceará, um pool de instituições públicas e privadas. Também fazem parte da iniciativa a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE) e a Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz.