null Enactus Unifor: conhecimento da sala de aula para o mercado de trabalho

Ter, 22 Junho 2021 16:56

Enactus Unifor: conhecimento da sala de aula para o mercado de trabalho

Rede de estudantes é sediada em mais de 30 países e tem o objetivo de impactar e desenvolver comunidades

O projeto de extensão se baseia no empreendedorismo social, no empoderamento de comunidades e nos ODS (Foto: Getty Images)

Fundada em 2019, a Enactus Unifor é uma rede internacional e interdisciplinar de estudantes, supervisionada pela Rede Enactus Brasil. A iniciativa é sediada em mais de 30 países. O projeto de extensão é baseado no empreendedorismo social, no empoderamento de comunidades e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O time é composto por 33 estudantes, da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Eles são de dezoito cursos diferentes: Arquitetura e Urbanismo, MBA em Gestão Empresarial, Marketing, Odontologia, Energias Renováveis, Eng Ambiental e Sanitária, MBA em Gestão Financeira, MBA Marketing Digital de Gestão de Mídias Sociais, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Nutrição, Direito, Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Psicologia e Administração.

Na Enactus Unifor, os participantes possuem a função de gerir, capacitar e desenvolver funções que vão auxiliar nos projetos da equipe, com o objetivo de torná-los autossustentáveis. O projeto de extensão segue os valores de: liderança, empatia, respeito, visão empreendedora, comprometimento e desenvolvimento sustentável.

Projetos

Atualmente, a Rede possui o “Projeto Lá da Rua”, que visa capacitar mulheres microempreendedoras no ramo alimentício, proporcionando rodas de conversas, capacitações e vídeo aulas gratuitas para as assistidas. Além dele, a Enactus Unifor possui o “Cuida”, divisão com ações voluntárias e pontuais, que recentemente realizou a entrega de cestas básicas aos varejistas da Unifor.

Em desenvolvimento, os estudantes possuem o projeto “Amor Salva-Vidas”. O plano busca contemplar crianças e jovens em vulnerabilidade social através da venda e produção de eco-pranchas.

Relevância para os alunos

No projeto de extensão, os membros têm a possibilidade de inscrever os projetos em editais oferecidos por parceiros da Rede, como Cargill, Sumitomo Chemical, KPMG, multinacionais brasileiras. Através disso, os estudantes possuem acesso a mentorias realizadas pelas empresas.

Além disso, os componentes participam de capacitações que proporcionam desenvolvimento profissional e pessoal.

A estudante do curso de Administração e diretora de marketing da Enactus Unifor, Letícia Franco, comenta a relevância da experiência. “A Enactus Unifor mudou minha vida, desde que me entendo por ser humano, meu sonho era impactar o mundo em que eu vivo, mas me sentia sozinha no processo. Quando entrei para a organização encontrei um mundo de possibilidades, conheci outros jovens que possuíam os mesmos sonhos e objetivos que eu e juntos, como um time, nos capacitamos dia a dia, saímos da nossa zona de conforto e levamos novas perspectivas e mudança para a vida de pessoas e comunidades.”

A participante ainda ressalta que através do projeto de extensão ela pode pôr em prática e aprender novas teorias sobre a sua área de atuação, além de ter contato com outras pessoas. “A experiência se torna tão grandiosa, pois temos contato direto com pessoas de diversos cursos, diversas situações, diversas culturas e diversas criações! É uma celebração à diversidade, fazendo com que aprendamos na prática coisas que não aprendemos dentro de uma sala de aula.”, afirma a estudante.