null Palestrantes do IX Encontro Internacional de Direitos Culturais lançam livro sobre impactos da pandemia no campo cultural

Ter, 22 Junho 2021 18:07

A obra conta com a organização de Francisco Humberto Cunha Filho, Mateus Rodrigues Lins e Marcus Pinto Aguiar.

Participantes do IX Encontro Internacional de Direitos Culturais buscam ampliar os caminhos para soluções aos conflitos enfrentados por conta da pandemia (Imagem: reprodução da capa do livro)

O livro “Direitos Culturais: múltiplas perspectivas – Vol. 5 – Impactos da Pandemia” debate e apresenta as consequências da pandemia na área cultural, explica o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, Francisco Humberto Cunha Filho. Ele lançou a obra juntamente com outros palestrantes do IX Encontro Internacional de Direitos Culturais.

A obra conta também com a organização de Mateus Rodrigues Lins e Marcus Pinto Aguiar, ambos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC), do PPGD da Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz

No livro, é abordado como grandes problemas do setor cultural foram enfrentados em distintas partes do Brasil e de outros países, seja por atitudes de resiliência, políticas públicas e privadas ou por atos de solidariedade.

Além de apresentar informações relevantes sobre a temática proposta, a publicação  busca ampliar os caminhos para soluções aos conflitos enfrentados por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O professor do PPGD destaca o trabalho que vem sendo realizado no Grupo de Estudos em Direitos Culturais (Foto: Acervo pessoal)

Segundo o professor Humberto Cunha, a obra tem uma função histórica, podendo ser uma consultoria baseada em experiências e reflexões acadêmicas. Humberto ainda comenta que o livro é resultado de palestras que foram proferidas durante o Encontro Internacional de Direitos Culturais".

“Ele faz parte de uma série de obras que são lançadas em decorrência da realização anual do Encontro Internacional de Direitos Culturais, sempre abordando o tema que foi eleito para cada edição do mencionado Encontro, no caso de 2020, os impactos da pandemia sobre a cultura.”, explica o docente.

Pós-graduação em Direito

Estão abertas as inscrições para Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza. Os cursos fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), e o prazo de participação vai até o dia 25 de junho de 2021.

Um dos grandes diferenciais para a relevância e qualificação do PPGD são os Grupos de Pesquisa existentes no programa. As parcerias feitas pela Unifor com instituições de todo o mundo geram conteúdos que são colocados em pesquisa e discussão do começo ao fim do curso.

Ao ser aprovado no processo de Mestrado ou Doutorado, o aluno deve escolher um dos 15 grupos de pesquisa disponíveis, que possuem temas variados e que podem ser escolhidos de acordo com a linha de interesse do aluno.

Seleção Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional
Edital R Nº 23/2021