null Conheça o Código de Conduta e Ética da Universidade de Fortaleza

Ter, 22 Junho 2021 18:31

Conheça o Código de Conduta e Ética da Universidade de Fortaleza

Reforçando o compromisso da Unifor com sua missão e valores, o documento apresenta orientações de comportamento e atitudes com foco no respeito ao próximo. Confira a seguir.

O Código de Conduta e Ética reafirma o compromisso da Unifor com as boas práticas de governança corporativa. (Foto: Getty Images)

O código de conduta e ética é uma ferramenta imprescindível para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo dentro de qualquer instituição ou empresa, incentivando assim o respeito e o bom relacionamento entre os colaboradores. Esse tipo de código reúne um conjunto de regras e orientações que traduzem a imagem da companhia e otimizam o clima organizacional, guiando gestores e equipes na forma mais adequada e agradável de agir para com o outro.

Com o intuito de evidenciar esses valores que estão presentes no cerne de sua existência, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, lança o seu Código de Conduta e Ética. O documento reafirma o compromisso da Unifor com as boas práticas de governança corporativa, usando a ética e as demais políticas institucionais como guia no cotidiano profissional da casa.

“Um código de conduta e ética é importante para qualquer empresa. Todavia, em uma instituição de ensino ele ganha uma relevância adicional, considerando-se a importância que tem na formação das pessoas. Além da construção do conhecimento, contribui para a formação do caráter do ser humano, ensina e pratica as regras de convivência social”, ressalta Alfeu da Silva, gerente da Divisão de Recursos Humanos da Unifor.

Ele explica que o tema já vinha sendo discutido há bastante tempo, mas que se concretizou, de fato, a partir do Planejamento Estratégico para 2021: “Durante as discussões para um reposicionamento da Universidade quanto aos seus valores, verificou-se a necessidade de elaborarmos um código de conduta e ética, como forma de objetivarmos a prática desses valores no dia a dia profissional”.

Alfeu foi responsável por elaborar o texto a partir das sugestões e ideias surgidas nas reuniões do comitê de desenvolvimento do conteúdo, tendo recebido contribuições de diversas pessoas de todas as áreas da instituição. Após sua conclusão, o documento foi aprovado pela Administração Superior da Unifor e agora está disponível para consulta a todos os colaboradores e interessados.

Missão da Universidade de Fortaleza

Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária.