null Professoras e alunos da Nutrição realizam curso para cozinheiras de 27 Centros de Referência de Assistência Social de Fortaleza

Qua, 23 Junho 2021 09:56

Professoras e alunos da Nutrição realizam curso para cozinheiras de 27 Centros de Referência de Assistência Social de Fortaleza

Profissionais que preparam refeições para cerca de cinco mil pessoas receberam orientações sobre como higienizar, conservar e aproveitar melhor os ingredientes


Trabalhadoras que atuam em 27 Cras participaram do curso realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Foto: Kiko Silva -SDHDS)
Trabalhadoras que atuam em 27 Cras participaram do curso realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Foto: Kiko Silva -SDHDS)

Certamente você já ouviu aquela frase de Lavoisier de que “na natureza nada se cria, tudo se transforma”. Pois a máxima do século XVIII, quando ele pensava em aspectos relacionados à Química, rende novas aplicações no século XXI. Na cozinha, por exemplo, talos e cascas de hortaliças e frutas podem se transformar em receitas saudáveis e nutritivas. Foi o que professoras e alunos da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, demonstraram a profissionais que atuam preparando a alimentação oferecida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A capacitação orientou sobre como armazenar alimentos para evitar o desperdício e ensinou formas de aproveitar integralmente frutas, hortaliças e verduras, inclusive com o uso de sementes, cascas e talos, explica a professora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, Caroline Moreira.  A capacitação contou com a participação de duas turmas de cozinheiras que foram divididas em dois turnos e tiveram aulas com alunos do módulo Estágio em Saúde Coletiva do curso de Nutrição, com a orientação e supervisão de duas professoras, Caroline Moreira e Suziana Vasconcelos. Um dos materiais utilizados como referência para as aulas foi a cartilha Sabor sem desperdício - receitas com aproveitamento integral de alimentos, do Serviço Social do Comércio de São Paulo.


Professoras ministraram juntamente com os alunos
oficinas com as cozinheiras que atuam nos Cras. (Foto: Kiko Silva - SDHDS)

A importância dessa atividade é porque ela ajuda na promoção da segurança alimentar e nutricional. Uma vez que o conceito de segurança alimentar nutricional fala no acesso a alimentos em quantidade e em qualidade adequada. A qualidade perpassa tanto o ponto de vista de segurança higiênico sanitária daquele alimento, como um alimento que contribua com as necessidades nutricionais daquele indivíduo”, ressalta a professora Caroline Moreira. As dicas de aproveitamento integral dos alimentos também são válidas para quem cozinha em casa e quer diminuir o desperdício, bem como utilizar todos os nutrientes presentes nos alimentos.

O curso foi realizado por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) do município de Fortaleza. “Com essa capacitação para as cozinheiras dos nossos equipamentos, além de estarmos qualificando nossas profissionais, ensinamos a evitar desperdícios e, consequentemente, reduzir custos da secretaria com insumos para alimentação dos nossos usuários”, disse a gerente da célula de Proteção Social Básica da SDHDS, Renata Cruz.

O que são os Cras

São atendidas diariamente nos Cras famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros, além de pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.


Ação teve destaque no site e nas redes sociais da
Prefeitura de Fortaleza (Foto: Reprodução do Instagram da Prefeitura)

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, mais de 5 mil usuários dos Cras consomem a alimentação oferecida nesses equipamentos. Essa população participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um conjunto de serviços realizados que busca complementar o trabalho social com famílias, além de prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Fome no Brasil e no mundo

No informe O Vírus da Fome: como o coronavírus está potencializando a fome em um mundo faminto, a Oxfam estima que 122 milhões de pessoas no mundo podem ser levadas à beira da fome como resultado dos impactos sociais e econômicos causados pela pandemia de Covid-19. Pesquisa recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional aponta que mais da metade dos lares brasileiros (55,2%) tiveram algum nível de insegurança alimentar nos três meses anteriores a dezembro de 2020 (época em que foram levantados dados da pesquisa). 

O conceito de insegurança alimentar é empregado quando não há acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem que isso necessariamente comprometa o acesso a outras necessidades essenciais. No Brasil, a segurança alimentar é um direito social fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional 64/2010, que incluiu a alimentação em seu 6º artigo. 

A professora Caroline Moreira destaca que muitas pessoas que frequentam os Cras em Fortaleza estão em situação de vulnerabilidade social e, por isso, é importante garantir que a refeição seja de qualidade e que os desperdícios sejam minimizados ao máximo para que mais pessoas possam ser beneficiadas. 

Segurança alimentar

Segurança alimentar: quando a família/domicílio tem acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais; 

Insegurança alimentar leve: quando há preocupação ou incerteza quanto acesso aos alimentos no futuro; qualidade inadequada dos alimentos resultante de estratégias que visam não comprometer a quantidade de alimentos; 

Insegurança alimentar moderada: quando há redução quantitativa de alimentos entre os adultos e/ou ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre os adultos; 

Insegurança alimentar grave: redução quantitativa de alimentos também entre as crianças, ou seja, ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre todos os moradores, incluindo as crianças. Nessa situação, a fome passa a ser uma experiência vivida no domicílio.

Fontes: Constituição Federal e IBGE

A Lei Orgânica de Segurança Alimentar (Losan), sancionada no Brasil em 2006, prevê que “a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”. 

Essa lei também definiu um conceito para a segurança alimentar e nutricional: “Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.

Dicas de como aproveitar integralmente os alimentos

Talos: Beterraba, couve, cenoura, salsa. Podem ser usados para fazer omelete, refogado, farofa, sopa. 
Sementes: Abóbora, melão, jaca. Podem ser usadas assadas no forno com orégano e azeite para petisco. 

Polpa: Parte de dentro da maçã, mandioquinha, banana. Podem ser usadas para fazer bolo, vitamina, suco, salada de frutas
Fonte: https://mesabrasil.sescsp.org.br/media/1016/receitas_n2.pdf

Patê de talos
• 1 colher (sopa) de óleo
• 1 cebola pequena 
• 1 colher (chá) rasa de sal
• Salsa e cebolinha a gosto 
• 1 xícara (chá) de talos cozidos (de agrião, espinafre, brócolis etc.) 
• ½ xícara (chá) de maionese industrializada

Aqueça o óleo e refogue a cebola picada. Acrescente os talos picados e cozidos, a salsa e a cebolinha e deixe refogar. Coloque o sal, deixe esfriar e acrescente a maionese. Bata no liquidificador. Sugestão: ideal para canapés e bolachas salgadas.  

Fonte: https://mesabrasil.sescsp.org.br/media/1572/mesa-brasil-sabor-sem-desperdicio-aproveitamento-integral.pdf
Receita de molho de tomate

10 tomates maduros cortados ao meio e sem o miolo que fica na casca 
2 cebolas médias cortadas em 4 partes 
4 dentes de alho levemente amassados 
Folhas de manjericão a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva 
1 colher de chá de sal 
Pimenta moída a gosto 

Passar aos poucos no liquidificador os tomates, depois adicionar as cebolas, bater novamente. Depois adicionar o alho e bater novamente até ficar homogêneo. Colocar em uma panela tampada, em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar, por 20 minutos. Depois adicionar as folhas de manjericão, o sal, a pimenta e por último o azeite de oliva. Mexer tudo para misturar e depois desligar o fogo.

Fonte: Adaptado do canal do youtube Cozinha Bach. https://www.youtube.com/watch?v=qaxajvSPGAc