null Harmonização facial: dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento

Qui, 22 Outubro 2020 14:28

Harmonização facial: dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento

Entre os procedimentos mais procurados do momento, a harmonização facial transforma traços e trata o envelhecimento do rosto


A harmonização facial tem o intuito de melhorar a simetria do rosto e tratar o envelhecimento (Foto: Getty Images)
A harmonização facial tem o intuito de melhorar a simetria do rosto e tratar o envelhecimento (Foto: Getty Images)

Tendência entre as celebridades, a harmonização facial tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. O conjunto de intervenções estéticas é considerado menos invasivo que a tradicional cirurgia plástica e pode ser realizado por homens e mulheres com a avaliação de um profissional especializado na área. 

O médico dermatologista Emmanuel Magalhães, membro do Grupo Brasileiro de Melanoma e professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Confira: 

Como é realizada a harmonização facial e qual o seu objetivo?

Dr. Emmanuel Magalhães - A abordagem adequada do paciente que busca uma melhora da aparência exige acima de tudo foco na sua qualidade de vida e bem estar físico, emocional e mental. Envolve a correção das diversas alterações da face relacionadas ao envelhecimento intrínseco e decorrentes de agressões ao organismo como o dano solar e o fumo. 

Um bom tratamento inclui: medidas para melhorar a cor, textura e rugas finas da pele, como cremes de uso caseiro e terapias que estimulam a formação generalizada de colágeno, como o microagulhamento e laser de CO2; ações para corrigir as modificações de forma da face, como os preenchedores, fios de sustentação e cirurgias do tipo lifting; tratamento das rugas decorrentes da contração muscular, como a toxina botulínica; e intervenções para correções específicas, necessárias somente em alguns indivíduos, como a remoção de bolsas sob as pálpebras inferiores e acúmulos de gordura sob o queixo, por exemplo. 

Que cuidados devem ser levados em consideração para o procedimento?

Dr. Emmanuel Magalhães - Em alguns pacientes, podemos usar essas técnicas não para corrigir danos acumulados, mas para modificar características faciais que os desagradam. É essencial identificar a alteração objetiva, o grau de incômodo e a expectativa, que pode precisar ser ajustada. Em casos classificados como transtorno dismórfico corporal, há sofrimento desproporcional aos achados objetivos, que pode ser agravado por uma intervenção estética. Nestes casos, uma abordagem multidisciplinar com suporte psíquico é essencial. O primeiro passo é sempre uma avaliação com um profissional devidamente qualificado, como um médico, preferencialmente com título de especialista conferido por sociedade chancelada pela Associação Médica Brasileira. Essa certificação garante que aquele médico passou por extenso treinamento e testes rigorosos. A boa qualificação diminui os riscos, mas nada pode garantir resultados ou satisfação.  

Por que a harmonização está em alta nos últimos tempos? 

Dr. Emmanuel Magalhães - A busca do ser humano por melhor aparência sempre existiu. As redes sociais aumentaram essa busca pela exposição constante de rostos bem cuidados e alinhados a um modelo de beleza que muitos buscam copiar. Por outro lado, procedimentos estéticos têm se tornado mais disponíveis, seguros e baratos, facilitando o acesso. Soma-se a isso o marketing de profissionais de saúde, infelizmente nem sempre ético, às vezes com promessa de resultados, inclusive resultados irreais. O recente ambiente de maior liberdade às diversas profissões da área da saúde para oferecer procedimentos exige maior rigor do paciente ao escolher a quem irá confiar os seus cuidados. Sugere-se evitar os serviços de profissionais com propagandas ou condutas profissionais que firam a ética.

É preciso passar por alguma preparação antes de realizar a harmonização facial?

Dr. Emmanuel Magalhães - Sim. Uma boa consulta é essencial, o profissional deve conhecer a saúde, a personalidade, as expectativas e, por fim, os detalhes da pele de seu paciente para determinar a melhor intervenção. Algumas medicações de preparação, escolhidas pelo profissional, melhoram o resultado da intervenção.

A harmonização oferece riscos à saúde? Em algum caso ela pode não ser recomendada?

Dr. Emmanuel Magalhães - Não existe nenhuma intervenção médica de risco zero. Porém, a boa qualificação reduz muito os riscos e deixa o profissional pronto para intervir e reduzir ou anular as consequências caso um efeito indesejado aconteça. É essencial que o responsável estratifique o risco, aconselhe o paciente adequadamente e cheguem juntos a uma decisão. Em alguns casos, a boa conduta profissional é contra-indicar o procedimento. 

Um procedimento estético, principalmente quando feito por um profissional sem boa qualificação, pode acarretar desde consequências leves, como uma assimetria temporária das rugas da face por toxina botulínica até graves como infecções por micobactérias, de tratamento difícil e longo, ou cegueira por injeção de preenchedores dentro de certas artérias. 

Depois do procedimento, existem cuidados específicos com o rosto?

Dr. Emmanuel Magalhães - Sim. O cuidado adequado depende da intervenção realizada, podendo envolver medicações ou intervenções como drenagem linfática ou radiofrequência. É essencial ter em mente que uma vida saudável melhora tudo no organismo, inclusive a aparência. 

Caso uma pessoa não se sinta satisfeita com o resultado, é possível reverter?     

Dr. Emmanuel Magalhães - Depende do que foi feito. Um preenchimento com substância segura, como o ácido hialurônico, pode ser removido com injeção de uma enzima que o degrada. Mas outras substâncias ou procedimentos não podem ser revertidos. Isso deve ser incluído no processo de decisão antes do procedimento. 

Leve uma vida saudável e converse com um profissional bem preparado, como um médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para uma vida mais plena e com mais satisfação com a própria aparência.