null Novecentos docentes da Unifor participam de Encontro Pedagógico Integrado, no Centro de Eventos

Qua, 6 Março 2024 15:25

Evento marcou o lançamento do Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE), com palestra do economista e professor Eduardo Gianetti

Professores acompanharam a programação, organizada pela Vice-Reitoria de Graduação e Pós-Graduação (Fotos: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou na manhã do último dia 2 de março, o Encontro Pedagógico Integrado de 2024, marcando o início do Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE). Cerca de 900 docentes da instituição participaram do evento, que trouxe como tema "O mundo do trabalho, a sala de aula e a formação profissional no ensino superior: cartografias e aproximações”, conduzido pelo economista, escritor e professor Eduardo Giannetti, PhD em Economia pela Universidade de Cambridge/Inglaterra e docente do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec).

O evento, organizado pela Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), teve como objetivo incentivar o corpo docente a participar ativamente da inovação educacional e do aperfeiçoamento contínuo do ensino. A edição deste ano focou na competência "desenvolver práticas e experiências de ensino que articulem os objetivos de aprendizagem com o mundo do trabalho e o perfil do egresso descrito nos Projetos Pedagógicos dos Cursos."

+ Entrevista Nota 10: Eduardo Giannetti e a educação que transforma realidades

Para a assessora de Gestão Docente da VRE e coordenadora do PDPE, Xênia Benfatti, a presença de Eduardo Giannetti provoca um diálogo acerca da teoria e da prática nos processos educacionais.

"A forma como Giannetti interpreta os movimentos e as circunstâncias que permeiam o mercado, as pessoas e a cultura, são aspectos que nos motivaram a convidá-lo para dialogar com os professores. Entendemos que a questão da empregabilidade não pode ser vista apenas como o preenchimento de vagas. Precisamos mergulhar mais fundo nas circunstâncias que envolvem a economia nacional, global e os movimentos culturais. Acreditamos que Giannetti é a pessoa que nos proporcionará um diálogo produtivo nessa direção, não apenas aplicando conceitos, mas também estimulando a reflexão" , diz a docente.

A palestra do escritor Eduardo Gianetti está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos docentes da Unifor.  A programação do Encontro Pedagógico ainda contou com apresentações do Coral, da Camerata e da Big Band da Unifor.

Confira alguns momentos do Encontro Pedagógico Integrado: