null Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação realiza acolhida de novos docentes

Qua, 6 Março 2024 17:04

Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação realiza acolhida de novos docentes

Professores participaram de seminário de integração, com apresentação da Universidade


Professores participaram de seminário de integração, com apresentação da Universidade (Foto: Sofia Herrero)
Professores participaram de seminário de integração, com apresentação da Universidade (Foto: Sofia Herrero)

Com organização da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, a Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizou o Seminário de Integração de Novos Docentes (SID) no último dia 26/02, no auditório da Biblioteca. A iniciativa é uma extensão do Projeto de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE) e tem como intuito proporcionar um ambiente de integração para os 49 novos docentes da instituição, apresentando-lhes a estrutura acadêmica, científica e pedagógica da universidade. 

O evento - realizado após a integração dos docentes em cada centro acadêmico - teve as boas-vindas do reitor da Unifor, Randal Pompeu, e da vice-reitora de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Bugarim. A programação do encontro ainda abordou temas como o funcionamento de diversos programas e setores do campus, como o Programa SOU e de Apoio Psicopedagógico (PAP), representando a segunda etapa da formação de novos docentes, que será concluída com o curso a ser realizado pelos recém-chegados no Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA). 

O professor Thiago Moraes (33) é egresso da universidade, com mestrado em Informática aplicada em realidade virtual, e está ministrando, neste semestre, as disciplinas de  Ciências da Computação e Desenvolvimento de Plataformas Móveis no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). “Minha expectativa agora, como docente, é replicar o que fizeram comigo: do mesmo jeito que fui feliz sendo aluno, instigado, levado a estudar e a aprender mais pelos professores, eu também quero inspirar meus alunos”, revela Thiago.

A mestre em Psicologia, advogada, designer de moda e ex-aluna da Unifor, Vanessa Gondim, se tornou professora substituta na Unifor em agosto de 2023. Foi efetivada no início deste ano, ministrando as disciplinas de Estágio Básico I, III, IV e V, Psicologia do Adolescente, Adulto e Velhice, Psicologia Jurídica e Teoria da Psicanálise e Psicologia Analítica, além de trabalhar na Assessoria da Aprendizagem. Para ela, a expectativa como docente é a de conseguir contribuir para formar profissionais que amem o que fazem. 

“Fiz três graduações, mas sou muito realizada em clínica e ensinando Psicologia. Fui muito feliz quando defendi minha dissertação em junho e, em agosto, pude passar na seleção e ensinar na Unifor porque é algo que eu amo fazer, que é a de estar contribuindo com o conhecimento dos outros e enriquecendo o seu, porque se torna troca. Quando a gente começa a se colocar numa relação mais próxima com os alunos, a gente ganha muito em nível pessoal e de conexão com eles”, afirma Vanessa Gondim.