null Orgulho Unifor: Alunos do curso de Moda são selecionados em edital do Trama Afetiva

Seg, 2 Janeiro 2023 11:08

Orgulho Unifor: Alunos do curso de Moda são selecionados em edital do Trama Afetiva

Criatividade e comprometimento com a sustentabilidade foram alguns dos critérios utilizados na seleção dos estudantes Raquel Amaro e Diego Ferreira


O Trama Afetiva promoveu duas oficinas para estudantes, que foram selecionados em edital lançado pelo Centro de Design do Ceará (Foto: Divulgação)
O Trama Afetiva promoveu duas oficinas para estudantes, que foram selecionados em edital lançado pelo Centro de Design do Ceará (Foto: Divulgação)

Raquel Amaro e Diego Ferreira, discentes do curso de Moda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, participaram de uma formação profissional promovida pelo projeto Trama Afetiva. A oficina Trama Têxtil aconteceu de 14 a 18 de dezembro de 2022, no Laboratório de Prototipagem do Centro de Design do Ceará (CDC).

O objetivo da formação foi contribuir para a redução da defasagem no aprendizado sobre sustentabilidade existente entre o ensino formal e a realidade do mercado. Por meio de edital lançado pelo CDC, foram selecionados 15 estudantes, ao todo no Estado (capital e interior), de design de moda, design de produto e design gráfico para participar das oficinas Trama (Gráfica e Têxtil).

Para garantir a vaga, os alunos participaram previamente de uma seleção com análise de portfólio na qual foram observados critérios como criatividade, inovação, comprometimento com o tema da sustentabilidade e reutilização de materiais.

Inspiração

Raquel, que está no último semestre do curso de Moda da Unifor, conta que produziu seu portfólio com a ajuda da professora Priscila Medeiros. Na oficina Trama Têxtil, a futura estilista, em parceria com outra estudante, desenvolveu um gibão, peça de vestuário muito utilizada entre vaqueiros nordestinos.


“O nome [do gibão] era Revoada, e trouxe a mistura dos ventos e das ondas do mar, trabalhadas nos babados e aplique acolchoados, com fios trançados simbolizando o crochê, que tem a ver com minha tradição familiar”Raquel Amaro, aluna do curso de Moda da Unifor

A moda esteve presente na vida de Raquel desde a infância. Inicialmente na figura da avó, que costurava, e depois por meio de brincadeiras, quando fazia as roupas das próprias bonecas. A decisão por cursar Moda veio conforme o gosto pela atividade foi crescendo.

Na Universidade, a estudante soube aproveitar as oportunidades ao longo da graduação. Participou do Programa de Monitoria e de vários concursos, onde pôde elaborar trabalhos que, segundo ela, valorizaram seu portfólio e currículo.

Planos para o Futuro

Enquanto atua como assistente de estilo, Raquel faz planos para o futuro. Ela deseja ter sua própria marca de peças de crochê, técnica que está relacionada a uma tradição familiar. “O crochê está presente na minha família há três gerações. Esse é o futuro que eu espero na minha área profissional”, compartilha.

Para além do aspecto comercial, a jovem também anseia influenciar pessoas em assuntos como religião. Cristã, ela afirma ter tido momentos de dificuldade para conciliar moda e fé: “Algumas pessoas não veem [a moda] de forma positiva, por isso quero fazer esse papel de trazer a moda para a minha religião”.

Sustentabilidade


Obra conceito realizada por Raquel Amaro, aluna da Unifor, e Rayná Gomes durante a oficina do Trama Afetiva com materiais sustentáveis (Foto: Arquivo pessoal)

Tendo o foco da oficina Trama Têxtil voltado para a sustentabilidade, os estudantes selecionados promoveram soluções criativas ao uso de náilon em pipas de kitesurf. As atividades se deram em um ateliê de costura e prototipagem de produtos do Centro de Design do Ceará, contando com maquinário e um time de quatros costureiras.

Quando o assunto é meio ambiente, Raquel demonstra conhecimento sobre a necessidade de reduzir os impactos causados na natureza. Segundo ela, dar preferência a peças  atemporais, comprar em brechós, customizar peças antigas e valorizar marcas autorais – que têm a preocupação de fazer uma mudança – são atitudes que podem trazer impactos positivos. “A sustentabilidade deveria estar em primeiro lugar quando a gente fala em moda”, conclui. 

Trama Afetiva


Alunos da Unifor foram selecionados em edital do projeto Trama Afetiva (Imagem: Divulgação)

O projeto é uma iniciativa da Fundação Hermann Hering, com direção criativa de Jackson Araujo e Luca Predabon. Criado em 2016, visa reunir pensadores, artivistas, cientistas, empresários, marcas e sociedade civil para repensar as formas de consumo, além de questionar os padrões sociais existentes.

Por meio de painéis teóricos e oficinas práticas, os alunos participantes do edital tiveram a oportunidade de se aprofundar em assuntos como sustentabilidade, realidade de mercado e ações coletivas na construção de soluções criativas para problemas complexos.

A Oficina Trama Têxtil contou com a tutoria de Érico Gondim, designer de produtos e artista visual, e Celina Hissa, da marca Catarina Mina. Jorge Feitosa, especialista em modelagem de resíduo zero, e Paloma Gervásio Botelho, artivista e diretora de racialidade da Trama Afetiva, também fizeram parte do time de orientação.