null Pesquisa Unifor: Docente participa de artigo internacional sobre impactos da Covid-19 em cadeias de suprimento

Seg, 2 Janeiro 2023 11:39

Pesquisa Unifor: Docente participa de artigo internacional sobre impactos da Covid-19 em cadeias de suprimento

A professora Daiane Neutzling, em parceria com pesquisadores da Alemanha, colaborou com o estudo “Comparing regions globally: impacts of COVID-19 on supply chains”


O estudo começou em meio à pandemia de coronavírus, período no qual as empresas sofreram disrupções nas cadeias de suprimentos (Ilustração: Getty Images)
O estudo começou em meio à pandemia de coronavírus, período no qual as empresas sofreram disrupções nas cadeias de suprimentos (Ilustração: Getty Images)

O corpo docente da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, é composto por profissionais de excelência tanto no âmbito do ensino quanto da pesquisa. A exemplo disso, a professora Daiane Neutzling participou de um artigo intitulado “Comparing regions globally: impacts of COVID-19 on supply chains” (“Comparando regiões globalmente: impactos da Covid-19 em cadeias de suprimentos”, em português), que foi publicado na revista International Journal of Operations & Production Management.

Além da docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unifor, a pesquisa contou com a participação de cientistas que passaram pela Universidade de Kassel, na Alemanha, sob coordenação do pesquisador alemão Stefan Seuring. Com foco na gestão sustentável, o estudo começou em meio à pandemia de coronavírus, período no qual as empresas sofreram disrupções nas cadeias de suprimentos.

“Presenciamos a subida nos preços de diversos alimentos nos supermercados. Isso é fruto da falta de fornecimento de insumos em tempo hábil. Ou ainda na indústria automotiva, que pudemos presenciar a falta de carros novos no mercado. Em muitos casos, os clientes esperaram meses para receber o veículo novo e, consequentemente, houve uma valorização dos carros usados”, explica Daiane, que é PhD em Business Administration, sobre o processo de “disrupção”.

O projeto teve colaboração de pesquisadores de diversos continentes: África, América do Sul e Norte, Ásia e Europa. Na rodada inicial, que envolvia perguntas gerais e abertas, participaram 95 especialistas. Depois, foram elaboradas perguntas mais específicas sobre o tema de estudo, sendo respondidas por 124 pesquisadores. Ainda aconteceu uma última sequência onde os envolvidos responderam questões ligadas ao seu local de origem.


“Os resultados mostram que as diferenças regionais são particularmente evidentes em três construtos: logística, governo e agilidade da cadeia de suprimentos. Com relação às análises sobre o Brasil, identificou-se as dificuldades em infraestrutura de telecomunicações e transportes, além de desafios de sustentabilidade e deficiências na força de trabalho”Daiane Neutzling, docente da Universidade de Fortaleza

Publicação em revista internacional

Como comprovação de uma jornada exitosa, o artigo científico foi publicado na revista International Journal of Operations & Production Management, especializada em assuntos sobre o tema de estudo. Além disso, o desenvolvimento da pesquisa reforça a parceria entre os docentes Stefan Seuring e Daiane Neutzling. 

“O professor Stefan já visitou a Unifor duas vezes e tem colaborado nas pesquisas desenvolvidas por mim. Inclusive já tivemos um aluno de mestrado do PPGA que fez o doutorado no departamento de Supply Chain Management na Universidade de Kassel”, explica a professora.

Em junho deste ano, a docente passou um mês no departamento de Supply Chain Management a convite de Seuring, período no qual desenvolveu atividades de pesquisa e ministrou uma aula sobre sustentabilidade em cadeias de suprimentos no contexto de países emergentes.