null Unifor abre inscrições para Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos

Seg, 2 Janeiro 2023 14:57

Curso aponta para a natureza multidisciplinar dos conflitos, apresentando ao profissional de Direito habilidades técnicas e humanas para gerenciá-los

Para além do conhecimento da legislação, o profissional de Direito necessita das soft skills adequadas para aplicar as leis em prol da sociedade (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, está com edital aberto para o Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos. As inscrições acontecem de 2 de janeiro a 31 de março de 2023, e serão realizadas exclusivamente pelo e-mail: mpdireito@unifor.br. Ao todo, 27 vagas são ofertadas.

Com foco no desenvolvimento de competências profissionais, o curso apresenta como eixos a gestão de conflitos, a criatividade e a habilidade de construir soluções inovadoras para problemas complexos, não apenas no campo do direito.

Nesse contexto, os alunos compreendem que as demais ciências sociais possuem capacidade de colaborar muito na empreitada de resolver conflitos e pacificar a sociedade, passando a enxergar fontes de solução na filosofia, psicologia, literatura, sociologia e neurociência, entre outras áreas.

“As habilidades que se formam são inúmeras, como o desenvolvimento da escuta ativa, a capacidade de leitura da linguagem corporal, o aprimoramento das técnicas de autocomposição, a visão de respeito e necessidade de mergulho na história de quem passa pelo conflito”, observa Thiago Nobre Rosas, aluno do mestrado.

Para o coordenador do curso e docente da Unifor, Gustavo Raposo, o mestrado oferece uma experiência transformadora, capaz de produzir, em cada um, o desejo de construir práticas que impactem não apenas no campo profissional, mas também na realidade à volta do aluno e em sua própria vida.

Experiência internacional

Achernar Sena de Souza, egressa do mestrado, destaca a existência de técnicas e ferramentas mais adequadas para a gestão de demandas nas áreas do Direito, a exemplo da negociação, mediação, conciliação e arbitragem. Segundo ela, essas ferramentas viabilizam não somente a resolução do litígio em análise, como também a restauração de relações humanas e a pacificação social.

“Pude ampliar horizontes, adquirir novas técnicas e, com isso, ter uma formação mais eclética, atualizada e completa para cumprir com os desafios diários junto aos meus clientes”, declara a profissional.

O curso também oferece módulos internacionais com instituições estrangeiras dos EUA e Europa. Participante do módulo ofertado nos Estados Unidos, em agosto de 2022, Achernar conta que teve aulas na Universidade de Columbia e visitou escritórios privados de mediação/negociação, além das principais cortes que integram o sistema de justiça de Nova York.

“Ouvir e trocar experiências com advogados, mediadores, juízes e servidores que compõem o sistema de justiça norte-americano nos mostrou caminhos possíveis para desenvolver e aprimorar a nossa atuação profissional [...] É uma oportunidade realmente única, que faz toda diferença ao longo da nossa carreira”, avalia a advogada.

Networking

Alunos e egressos do mestrado vêm construindo uma comunidade profissional que abre portas, impulsiona carreiras e expande possibilidades profissionais. “Firmou-se como um hub de inovação e liderança”, ressalta Raposo.

O conjunto de alunos é um dos pontos mais fortes do mestrado, segundo Rosas, que cita a mesclagem de carreiras como oportunidade para trocar experiências pessoais e acadêmicas. “O Mestrado profissional em Direito e Gestão de Conflitos é uma incubadora de habilidades, uma escola de ferramentas, de repertório, que no fim gera homens e mulheres com capacidade criativa, postura e iniciativa para formatar a paz no meio em que vivem”, afirma o profissional.

Para atender os profissionais que buscam pelo mestrado, o curso ocorre em módulos concentrados ou em horários especiais compatíveis com horários de trabalho exigentes. O coordenador assegura que o modelo viabiliza, inclusive, a participação de residentes de outros estados. “Já tivemos alunos de dez estados brasileiros”, enfatiza. A previsão para início das aulas é abril de 2023.

As informações completas de como se candidatar a uma vaga podem ser consultadas no edital (abaixo) do processo seletivo.

Seleção para Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos

Período: 2 de janeiro a 31 de março de 2023