null Orgulho Unifor: professor conquista prêmio nacional de Fonoaudiologia

Qui, 29 Fevereiro 2024 11:35

Orgulho Unifor: professor conquista prêmio nacional de Fonoaudiologia

Charleston Palmeira conquistou o primeiro lugar no Pró-fono Navas 2023: melhores pesquisas da Fonoaudiologia


O docente conquistou o prêmio com o trabalho “Programa de aperfeiçoamento da locução na audiodescrição de filmes: uma contribuição da fonoaudiologia para a formação de audiodescritores” (Foto: Ares Soares)
O docente conquistou o prêmio com o trabalho “Programa de aperfeiçoamento da locução na audiodescrição de filmes: uma contribuição da fonoaudiologia para a formação de audiodescritores” (Foto: Ares Soares)

Um dos grandes diferenciais da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é seu corpo docente, composto por centenas de profissionais de renome nacional e internacional, sendo mais de 96% de mestres e doutores. Esse destaque é refletido anualmente em rankings educacionais, sendo a instituição classificada em primeiro lugar no Brasil em “citações por artigos”, além das diversas premiações conquistadas por docentes. 

Exemplo disso é Charleston Palmeira, professor do curso de Fonoaudiologia da Unifor, que conquistou o primeiro lugar no Pró-fono Navas 2023: melhores pesquisas da Fonoaudiologia, um dos principais prêmios científicos da área no Brasil. Ele foi contemplado por meio da sua tese de doutorado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), intitulada “Programa de aperfeiçoamento da locução na audiodescrição de filmes: uma contribuição da fonoaudiologia para a formação de audiodescritores”, que contou com orientação do professor Wilson Carvalho.

Sobre a pesquisa 

O trabalho teve como objetivo desenvolver uma capacitação de locução para audiodescrição de filmes, visando facilitar a apreciação de obras cinematográficas por indivíduos com deficiência visual. A pesquisa visou não apenas transmitir informações objetivas, mas também enriquecer as experiências sensoriais, adicionando nuances dramáticas às cenas e adotando uma abordagem de locução mais atualizada, para garantir uma maior qualidade e imersão na narrativa.

“A minha tese buscou demonstrar que as locuções que são mais interpretativas dão mais emotividade às obras audiodescritas”, explica o docente. Na prática, o trabalho aplicou a capacitação em 48 participantes que tem interesse com a locução em audiodescrição. Após essa aplicação, especialistas avaliaram que houve uma melhora significativa dos participantes em importantes aspectos comunicacionais, como articulação das palavras, respiração e expressividade da fala. 

Importância do prêmio

Para Wilson, a conquista do prêmio por meio de sua tese, é um orgulho inigualável, pois “é a confirmação de que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da ciência”, além de representar um marco na sua vida pessoal e profissional. 

Ademais, o docente destaca que esse reconhecimento nacional reforça a importância da reflexão sobre o tema da acessibilidade, especialmente dentro do espaço acadêmico, como acontece na Unifor, onde diversas iniciativas de inclusão são desenvolvidas. Exemplo disso, foram as exposições no Espaço Cultural “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará” e “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, que contaram com obras audiodescritas por Wilson.