null Preparados para o mercado de trabalho: Estudantes de cursos tecnólogos da Unifor recebem certificação parcial

Sex, 26 Maio 2023 17:48

Cerimônia voltada para os cursos de Marketing e Design de Moda contou com a participação da comunidade acadêmica, além de amigos e familiares dos alunos

Estudantes de Marketing posam ao lado da coordenadora do curso, Milena Auip (Foto: Ísis Rebouças)

Da sala de aula para o mercado. Estudantes dos cursos de Marketing e Design de Moda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, participaram, no último dia 24, da Cerimônia de Certificação Parcial, que ocorre semestralmente para cursos tecnológicos da instituição.

O documento recebido na solenidade comprova que os discentes possuem as habilidades necessárias para assumir funções de assistente em análise de mercado – para estudantes de Marketing – e assistente de estilo – para alunos de Design de Moda.

Para a coordenadora do curso de Design de Moda, Priscila Medeiros, a certificação intermediária abre a oportunidade para que o aluno ingresse mundo profissional com um certificado assinado pela Unifor. “É um elo entre o aluno e o mercado”, diz.

Aspectos teóricos e práticos

A professora ressalta ainda as diversas ações que buscam aproximar os discentes dos aspectos práticos da profissão: criação de portfólio, desenvolvimento de trabalhos no laboratório de prototipagem, eventos que trazem o mercado para dialogar com os jovens e cursos de capacitação extra. “Estamos o todo tempo preparando o aluno para que ele ingresse no mercado da melhor forma possível”, pontua.

Milena Auip, coordenadora do curso de Marketing, explica que durante um ano, os discentes passam por disciplinas teóricas – que dão base ao aprendizado – mas também têm a oportunidade de realizar na prática o que viram na teoria.

“Durante a disciplina de Projeto Integrador aplicamos práticas de Marketing a uma empresa real”, afirma Luane Matias, estudante do terceiro semestre da graduação tecnológica em Marketing. “Implementamos ideias e conseguimos ter uma visão de como funciona o mercado”, acrescenta a discente.

Solenidade

O evento contou com a presença da coordenadora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), Danielle Coimbra; palestra de Raquel Medeiros, fundadora da Limonar; além de momento dedicado às falas dos alunos.

“A decisão de estar na Unifor se revelou como a melhor escolha que já fiz”, destacou a oradora do evento, Bruna Larissa Lima dos Santos, estudante de Design de Moda.

“Olhando para o futuro, podemos esperar uma carreira cheia de desafios, mas também de muitas possibilidades”, disse a oradora Bruna Larissa Lima dos Santos (Foto: Ísis Rebouças)

Sobre certificação parcial

A iniciativa visa tornar a imersão do aluno no mercado de trabalho ainda mais rápida. Assim, o certificado marca  a iniciação do discente como profissional, sendo este o primeiro passo para a qualificação profissional.

Aos alunos de Estética e Cosmética, o documento é entregue depois de dois anos de graduação; aos discentes de Marketing, a certificação é concedida após um ano; já os alunos de Design de Moda recebem o documento ao concluírem o terceiro semestre da graduação.

Independentemente do curso, só recebem o certificado alunos que obtêm aprovação em todas as disciplinas do ciclo referente à certificação, sem reprovação e/ou trancamento.

Confira a galeria de imagens do evento