null Projeto Tarde com Arte retorna com a história da pintora mineira Lygia Clark

Projeto Tarde com Arte retorna com a história da pintora mineira Lygia Clark

Nesta temporada o projeto vem contando a história dos artistas da mostra “Elas - De Musas a Autoras” que ficará em exibição até dia 10 de dezembro no Espaço Cultural Unifor


O Projeto Tarde com Arte tem como objetivo aproximar o público infanto juvenil dos artistas e obras de arte expostas no Espaço Cultural Unifor (Foto: Divulgação)
O Projeto Tarde com Arte tem como objetivo aproximar o público infanto juvenil dos artistas e obras de arte expostas no Espaço Cultural Unifor (Foto: Divulgação)

No dia 5 de agosto, o Projeto Tarde com Arte retoma as apresentações das contações de histórias sobre os artistas da exposição “Elas - De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”. Neste sábado, às 16h, no Espaço Cultural Unifor, o Grupo Mirante de Teatro, da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, contará a história da pintora mineira, Lygia Clark, que tem obras expostas na ala das autoras na mostra. A peça “Coisas de Lygia” será encenada pela atriz Daniella de Lavôr

Logo após, Duda Benício fará uma apresentação inspirada no tema da exposição. A atriz vai representar a musa inspiradora da obra "Jovem com chapéu", do pintor carioca Décio Villares, exposta na ala das musas. A história retrata a transição da protagonista de musa para autora, uma vez que, após um tempo posando para o artista, observando as técnicas, os usos dos pincéis e tintas, ela diz que quer pintar também. De início, ela não é levada em consideração, mas insiste e, aos poucos, vai ganhando espaço. A encenação tem por objetivo mostrar que a mulher pode e deve ter espaços cada vez maiores e diversos na sociedade.

Até dezembro, o projeto vai contar histórias sobre os artistas Cândido Portinari, Maria Martins, Heloísa Juaçaba, Emiliano Di Cavalcanti, José Pancetti, Vik Muniz e das modernistas Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Além disso, estão previstas para setembro mais duas histórias baseadas na 22ª Unifor Plástica. As apresentações acontecem sempre aos sábados e a entrada é gratuita.

Projeto Tarde com Arte

Uma viagem na história da arte, a partir da vida dos artistas plásticos e das obras de arte espalhadas pela Unifor. Esse é o objetivo do Projeto Tarde com Arte, que realiza apresentações teatrais gratuitas para crianças, no Espaço Cultural Unifor. Realizado pelo Grupo Mirante de Teatro, o projeto realiza também contação de histórias em áudio, para divertir crianças e adultos.

“Embora a linguagem seja voltada para o público de crianças e jovens, os adultos se envolvem e descobrem, muitas vezes, informações que eles não conheciam a respeito de artistas e suas obras. A visitação às exposições após ouvirem as histórias, muda completamente. Há uma interação maior, curiosidades surgem e as crianças se envolvem recontando ou mostrando detalhes do que ouviram nas obras agora confrontadas”, destaca Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor.

Sobre Lygia Clark

Pintora, escultora e performer, na década de 1950, Lygia Clark participou dos grupos Frente e Neoconcreto, tornando-se um dos principais nomes do Concretismo no Brasil. A partir de 1959, com o intuito de ultrapassar os limites da superfície, criou as “Unidades” e as “Superfícies Moduladas”, formadas por placas de madeira justapostas. 

Abandonando a bidimensionalidade, chegou à emblemática série “Bichos”, esculturas em metal com formas geométricas articuladas por dobradiças, criando uma movimentação orgânica. São formas animadas vivas, estruturas manipuláveis que se desdobram no espaço. A seguir, Lygia radicalizou a participação do espectador ao elaborar experiências sensoriais que evoluíram para um processo terapêutico. Essa pesquisa da artista é hoje considerada um marco da arte internacional. 

Em 1997, a Documenta 10, a última do século XX e a primeira curada por uma mulher, Catherine David expôs algumas obras da artista, entre elas a “Máscara do Abismo” e “Overalls sensoriais”, ambas dos anos 1960. Em 2014, o MoMA realizou a retrospectiva Lygia Clark – The Abandonment of Art. Seis obras da artista integram a Coleção Fundação Edson Queiroz.

Elas – de Musas a Autoras, Unifor 50 anos

A exposição, assinada por Denise Mattar, conta com cerca de 150 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz e busca discutir vários aspectos da questão de gênero. A mostra também faz parte da comemoração de cinco décadas de existência da Unifor e ocupa três alas do pavimento superior do Espaço Cultural. O primeiro espaço é destinado às Musas, com obras que destacam as mulheres como protagonistas. Na segunda ala, intitulada Autoras, são exibidas obras de artistas mulheres. Além de contar também com o Espaço Diálogos, destinado a realização de debates, conversas e integração do corpo acadêmico.

Serviço

Projeto Tarde com Arte
Data: aos sábados
Horário: 16h
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Entrada gratuita