null Saiba como fazer a matrícula para o semestre 2024.1

Qua, 3 Janeiro 2024 16:40

Saiba como fazer a matrícula para o semestre 2024.1

Alunos ingressantes e veteranos da Universidade de Fortaleza poderão realizar o procedimento de forma presencial ou remota

Na Unifor, os estudantes contam com o apoio e suporte do setor Sucesso do Aluno para a realização da matrícula (Foto: Ares Soares)

O início do semestre letivo na Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, traz consigo a promessa de novos desafios e oportunidades. Antes de começar essa jornada, alunos ingressantes e veteranos devem realizar a matrícula acadêmica. Esse é um procedimento obrigatório que regulariza os estudantes e os possibilita a escolha dos planos de estudos (disciplinas e turmas).

Confira abaixo como fazer a matrícula para o semestre 2024.1.

Novos alunos

Os novos alunos poderão realizar a matrícula presencialmente ou por meio do ambiente virtual da Unifor, a partir de e-mail encaminhado aos aprovados no processo seletivo, que segue aberto em diversas modalidades. No espaço online, deve ser depositado os seguintes documentos:

• RG;
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio (Lei nº 9.394/96)*;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Reservista (para homens).

Em seguida, o estudante precisará assinar o contrato e, por fim, realizar o pagamento do boleto que será gerado. Assim, se tornará apto para selecionar as disciplinas referentes ao primeiro semestre e efetuar a matrícula.

Vale destacar que, se o aluno for menor de idade, um responsável financeiro deverá assinar o contrato em seu lugar (é importante depositar o documento de identificação do responsável).

*Caso o estudante ainda não tenha recebido o documento, deverá anexar uma declaração de conclusão do Ensino Médio, com previsão de recebimento do certificado.

+ Saiba mais sobre o processo seletivo 2024.1

Alunos veteranos

Os alunos veteranos poderão realizar a matrícula para o semestre 2024.1 a partir do dia 6 de janeiro (sábado), às 16h. Inicialmente, o procedimento deve ser realizado de forma virtual, por meio do Unifor Online ou pelo aplicativo Unifor Mobile, disponível na App Store para dispositivos iOS e no Google Play para Android. A partir do dia 8 de janeiro, a matrícula também poderá ser feita presencialmente no campus da Unifor.

Passo a passo para a matrícula online

• Acesse a página do Unifor Online ou o aplicativo Unifor Mobile;
  • Clique na opção “Matrícula”;
  • Confira a oferta de disciplinas correspondentes ao semestre e suas respectivas informações sobre professores, horários e turmas;
  • Clique em “Adicionar” nas opções que você deseja cursar (válido também para as disciplinas optativas);
  • Caso deseje excluir alguma disciplina, clique em “Excluir” na opção selecionada;
  • Antes de concluir a matrícula, confira no aplicativo como ficou a tabela de horários do período letivo;
  • Por fim, clique em “Processar” e salve o procedimento (assim como quaisquer mudanças realizadas posteriormente, para que a matrícula seja validada).

* Para consultar as disciplinas aptas a cursar, o estudante deve acessar o Unifor Online: Matrícula > Aptas a cursar. Em caso de dúvidas em relação à oferta de disciplinas, deve-se consultar a coordenação do curso.

Matrícula presencial

Os alunos da Unifor, tanto ingressantes quanto veteranos, também podem realizar a matrícula no campus da Universidade, no Setor de Sucesso do Aluno, localizado no térreo do prédio da Reitoria. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A equipe de Sucesso do Aluno também está disponível para tirar dúvidas e prestar suporte pelo telefone (85) 3477-3000 e WhatsApp (85) 99246.6625. Além disso, para garantir uma melhor experiência, o setor disponibilizará três pontos de atendimento:

• Matrícula de veteranos e ingressantes: Bloco D, sala 18 > Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Após às 18h, o atendimento acontecerá no Hall da Reitoria.
  • FIES e demais assuntos: Hall da Reitoria > Segunda a sexta-feira às 20h / Sábados 8h às 12h.
  • Negociação de débito: Bloco D, sala 14 > Segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Após às 18h, o atendimento acontecerá no Hall da Reitoria.

* Para o procedimento presencial, os alunos ingressantes devem apresentar os mesmos documentos destacados anteriormente.

Matrícula 2024.1
Quando: A partir do dia 6 de janeiro (veteranos); já disponível para ingressantes
Onde: Virtual, pelo Unifor Online e Unifor Mobile, e presencialmente, no setor Sucesso do Aluno (piso térreo do prédio da Reitoria)
Mais informações: Setor Sucesso do Aluno - telefone (85) 3477-3000 e WhatsApp (85) 99246-6625