Profissões do futuro pós-pandemia: conheça as oportunidades do curso de Publicidade e Propaganda
A pandemia de Covid-19 impôs mudanças no mercado de trabalho de muitas profissões. Com a convergência, profissionais que possuem habilidades essenciais para a era digital ganharam destaque em suas áreas de atuação. Segundo especialistas de orientação vocacional e carreira, aqueles que possuem conhecimentos e facilidade em tecnologia, inovação e áreas criativas irão se destacar com maior facilidade no futuro pós-pandemia.
Você já pensou em ser diretor(a) de arte ou analista de marketing, por exemplo? Essas são duas carreiras podem ser alcançadas por meio do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.
O que faz o diretor de arte?
Segundo o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, Tarcísio Bezerra, o diretor de arte é responsável pela criação de peças e pelo conceito de uma campanha. Ele se torna essencial por fazer parte da cadeia produtiva da comunicação que vai desde o profissional de atendimento e planejamento até o departamento de criação.
“Ele responde ao diretor de criação, profissional responsável pela validação das ideias no setor, sempre com base no planejamento estratégico definido no início do processo. Os designers são aqueles que estarão na linha de frente, sendo conduzidos pela estratégia criativa e pelo conceito, na realização das peças das mais diversas naturezas: desde posts de redes sociais a grandes campanhas com filmes publicitários e mídia OOH (Out of Home)”, explica o professor Tarcísio.
O que faz o analista de marketing digital?
Já o analista de marketing digital, destaca o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, Davi Rocha, contribui na definição e na implementação de estratégias mensuráveis no contexto digital, alinhadas aos objetivos organizacionais e de marketing de um negócio.
“Um bom analista de marketing digital foca no delineamento de KPIs (Key Performance Indicator, ou seja, indicadores de performance), bem como no acompanhamento da evolução deles e insights transversais para a tomada de decisão de uma empresa. Além disso, um analista de marketing digital trabalha orientado na conquista e, acima de tudo, na otimização da conversão das ações digitais de uma empresa, pensando sempre em como aumentar a eficiência e o ROI (Return Over Investiment, Retorno Sobre Investimentos, em tradução literal) das estratégias de marketing no digital”, diz o professor Davi.
Os múltiplos campos de atuação do publicitário
O profissional formado em Publicidade e Propaganda trabalha com a construção da imagem de um cliente a fim de promover produtos, serviços e ideias. Dessa forma, a matriz curricular da graduação da Unifor é interdisciplinar, promovendo um olhar humanístico, para pensar as dinâmicas sociais que marcam nossa sociedade, mas também formando um perfil estratégico, para conhecer os consumidores, definir as decisões de imagem e promoção e sua relação com o cliente.
A matriz também promove prática fundamentada na criatividade e na produção, para a realização inovadora e consciente do processo criativo. Para Tarcísio Bezerra, coordenador da graduação, “é uma formação profissional extremamente alinhada com o século XXI, onde as marcas passam a exercer uma centralidade na sociedade do consumo”, explica.
O coordenador explica que um terço das disciplinas profissionais do curso possuem eixo em marketing e negócios. “É daí que nasce o perfil empreendedor dos muitos publicitários que já foram formados pela Unifor. Grandes ideias e empresas que fazem parte do nosso dia a dia hoje, não só no segmento de Comunicação, possuem um profissional de Publicidade e Propaganda por trás desse sucesso. Isso ocorre porque nossos empreendedores publicitários, além da perspectiva do negócio, são focados em criação e inovação como componentes permanentes da formação. A criatividade está no DNA do publicitário e isso vem sendo um diferencial imenso no mercado de trabalho”, conclui.
A experiência de quem está no mercado
Egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, Júlio Rodrigues é diretor de arte com 7 anos de experiência. O profissional atua com foco em design e digital, atualmente trabalha na Wunderman Thompson Brasil, agência de criação, dados e tecnologia localizada em São Paulo.
Júlio relata que, quando escolheu cursar Publicidade, buscou a instituição que preparasse melhor o profissional para o mercado de trabalho. “A Unifor sempre me veio como uma primeira opção por ser o primeiro curso do Estado, o berço da maioria dos profissionais atuantes no mercado e pela estrutura”, relata.
O egresso explica que, na contemporaneidade, o papel do diretor de arte vai além da propaganda. “Os clientes estão pedindo cada vez mais das agências uma entrega maior. Hoje somos instruídos não só em campanhas, muitas vezes desenvolvemos projetos baseados em ideias vindas dos consumidores e geramos novos produtos, novas soluções e ajudamos a gerar mais valor para os negócios em todos os sentidos”, comenta.
Para pessoas que estão considerando estudar Publicidade e Propaganda na Unifor, o profissional aconselha o aproveitamento de todas as oportunidades da instituição. “O curso de Publicidade pode oferecer muitos caminhos, experimente todos e depois busque se especializar no que você mais se identifica. Eu tentei aproveitar todas as oportunidades que me surgiam: NIC, TV Unifor, Monitoria Institucional, Grupo de Pesquisa, Intercom e todos os lugares que passei me agregaram muito na minha formação”, conclui.