null Unifor realiza palestra com foco em senescência celular e terapias senolíticas

Unifor realiza palestra com foco em senescência celular e terapias senolíticas

Evento conta com a participação dos professores Michal Masternak (Universidade da Flórida Central) e Augusto Schneider (Universidade Federal de Pelotas)


Os professores Augusto Schneider e Michal Masternak participam de palestra na Unifor. Encontro é voltada para o corpo docente e discente da instituição (Foto: Divulgação)
Os professores Augusto Schneider e Michal Masternak participam de palestra na Unifor. Encontro é voltada para o corpo docente e discente da instituição (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Unifor, realiza a palestra “Atualização em Senescência Celular e Terapias Senolíticas”, no dia 5 de setembro, às 18h30min, no Auditório A3.

O evento contará com a participação dos professores Michal Masternak, da Universidade da Flórida Central, e Augusto Schneider, da Universidade Federal de Pelotas. A palestra tem como público-alvo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação em áreas com estudos de envelhecimento e outros processos biológicos, como a redução da fertilidade.

A senescência celular é um processo biológico em que as células do corpo humano perdem a capacidade de se dividir, mas não morrem. Assim, surgem as células senescentes, popularmente conhecidas como “células zumbis”, que permanecem circulando no corpo humano e se acumulam em diferentes órgãos. 

O sistema imunológico tem capacidade limitada de eliminar as células senescentes e, com o tempo, elas se aglomeram e chegam a desencadear complicações por mecanismos ainda pouco conhecidos pelos pesquisadores. As terapias senolíticas tem como objetivo reduzir o número e o acúmulo das células senescentes circulantes e presentes nos órgãos e tecidos. 

Marcelo Cavalcante, professor do curso de Medicina da Unifor, destaca que o estudo desse processo abre uma possibilidade de novas terapias de prevenção de condições relacionadas ao envelhecimento e outras doenças que aceleram a morte celular, como a obesidade e tratamentos oncológicos. “Recentemente, a senescência celular tem sido descrita como um dos prováveis mecanismos responsáveis por alterações reprodutivas, como a baixa reserva ovariana e queda da fertilidade”, pontua Cavalcante.

O docente ainda explica o que se objetiva com o desenvolvimento dos tratamentos. “As terapias com drogas senolíticas ainda são iniciais. Resumidamente, a finalidade dessa terapia é prevenir a ocorrência de doenças ou complicações relacionadas ao envelhecimento, por meio do controle da concentração de células zumbis nos órgãos e tecidos”, esclarece. 

Sobre os palestrantes

  • Prof. Michal Masternal: atua na Universidade da Flórida Central (UCF) em Orlando, nos Estados Unidos. Possui mais de 140 artigos publicados em periódicos internacionais, com foco em estudos de mecanismos moleculares no envelhecimento humano. O docente é referência mundial no estudo de células senescentes em colaboração com o grupo do Prof. James Kirkland, da Mayo Clinic. Além disso, é responsável pela formação de vários pesquisadores brasileiros nessa linha de pesquisa.
  • Prof. Augusto Schneider: é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas e trabalha em colaboração com Prof. Michal Masternak . Além disso, atua como docente associado da Faculdade de Nutrição na Universidade Federal de Pelotas. É orientador permanente nos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, Veterinária e Bioquímica e Bioprospecção. Tem como interesse de pesquisa a interação entre envelhecimento, fertilidade e nutrição, tendo mais de 100 artigos publicados em periódicos internacionais. 

Serviço

Atualização em Senescência Celular e Terapias Senolíticas
Data: 5 de setembro de 2022
Horário: 18h30
Local: Auditório A3
Mais informações: ppgcm@unifor.br I (85) 3477-3846