null A excelência em administração para mudar o mundo

Seg, 8 Janeiro 2024 18:58

A excelência em administração para mudar o mundo

Renovado, o programa de Pós-Graduação em Administração da Unifor enfatiza a vocação em atender às diversas demandas de gestão em diferentes setores e tipos de organizações


Agora, o aluno Unifor também pode sair do mestrado profissional direto para o doutorado acadêmico (Foto: Getty Images)
Agora, o aluno Unifor também pode sair do mestrado profissional direto para o doutorado acadêmico (Foto: Getty Images)

No mundo globalizado em intensa transformação sócio-tecnológica que preza pela excelência e pela eficiência, os conhecimentos em administração romperam as principais fronteiras de atuação. Se antes estes profissionais eram demandados especialmente nas empresas, passaram a ser cruciais também no poder público e nas organizações do terceiro setor, que vêm crescendo ao longo dos anos.

Ver a gestão de forma ampla, passando por diferentes áreas e contextos organizacionais, agora está oficialmente no centro do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz.

O PPGA, que antes se chamava Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, foi reformulado para atender às necessidades do ramo tanto no mercado quanto na academia. O intuito também é de tentar fazer com que as soluções e inovações acadêmicas cheguem com mais celeridade à sociedade e ao universo da gestão.

Com duas linhas de pesquisas novas, amplia-se o olhar para Estratégia, Governança e Marketing e para Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação. Hoje, o egresso do mestrado profissional pode ir direto para o doutorado acadêmico, fortalecendo as pontes e ampliando o pensamento sobre como a academia pode estar cada vez mais conectada às soluções que o mercado e a sociedade buscam.

“Quando o PPGA foi fundado, há mais de 30 anos, havia uma diferença maior entre a gestão nas empresas privadas e públicas e menos protagonismo das organizações do terceiro setor para impulsionar a economia e promover a sustentabilidade”, contextualiza a professora Marina Figueiredo, coordenadora do programa.

Ela explica que este cenário mudou ao longo do tempo, com a gestão pública tornando-se mais comprometida com a eficiência e valendo-se de ferramentas de gestão mais voltadas para o planejamento estratégico, a governança e a sustentabilidade socioambiental. As empresas privadas, por outro lado, também passaram a pautar competitividade e excelência no desempenho por fatores ligados à sua ação social e responsabilidade ambiental.


A governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês) é uma abordagem que vem sendo cada vez mais valorizada e buscada pelas organizações nos últimos anos (Foto: Getty Images)

Outro fator relevante para compreendermos as novas exigências na área foi a modificação de comportamento das novas gerações de consumidores a partir de sua relação com as mídias. Noções de marketing viraram “ouro” à medida que o empreendedorismo também se tornou um diferencial para o desenvolvimento de negócios e mesmo das economias.

Em meio a esta inovação tecnológica e social dos nossos tempos, a gestão passa por mudanças, na teoria e na prática. Segundo Marina, as pesquisas desenvolvidas no Programa não apenas respondem a essas transformações, mas se colocam na fronteira do conhecimento para compreendê-las. 

“A renovação do PPGA vem motivada pela nossa compreensão das mudanças no cenário contemporâneo da gestão e das pesquisas na área. Nossa intenção é que o Programa tenha dinamismo para se adaptar ao contexto e que expresse e amplie a abordagem do fenômeno da gestão”, destaca.

Maior interação entre as esferas profissional e acadêmica

Além da mudança de nome e da atualização das disciplinas e linhas de pesquisa para esta visão mais abrangente, outra novidade é a possibilidade de transição direta do Mestrado Profissional em Administração (MPA) para o Doutorado Acadêmico no PPGA. A medida representa um marco significativo na trajetória educacional dos alunos e promove uma integração mais estreita entre as esferas profissional e acadêmica.

Conforme a coordenadora Marina, essa transição direta representa uma oportunidade valiosa para os profissionais que concluíram o MPA, permitindo-lhes aprofundar ainda mais seus conhecimentos e competências no campo da administração por meio de um doutorado.


“A jornada contínua no ambiente acadêmico oferece aos profissionais a chance de se destacarem como pesquisadores e líderes, enriquecendo não apenas suas perspectivas de carreira, mas também contribuindo ativamente para o avanço do conhecimento na área.”Marina Figueiredo, coordenadora do PPGA 

Já para os acadêmicos em Administração, o doutorado representa um caminho fluido para a continuidade de suas pesquisas e o desenvolvimento de suas carreiras como docentes e pesquisadores. 

“Essa nova possibilidade [de ir do MPA para o doutorado] não apenas simplifica a jornada educacional dos egressos do Mestrado Profissional em Administração, mas também enriquece a interação entre a esfera profissional e acadêmica, fortalecendo a formação de profissionais altamente qualificados e contribuindo para o avanço contínuo do saber nesse ramo”, destaca Marina.

O objetivo é assegurar que a academia não apenas responda, mas também influencie o cenário, permitindo um diálogo efetivo com o mercado. “Buscamos não somente fornecer informações, mas também disponibilizar recursos metodológicos e ferramentas que catalisem a gestão e impulsionem práticas inovadoras”, afirma a coordenadora.

Tudo isso em um programa que obteve conceito 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), consolidando-se como o programa de pós-graduação na área de gestão com melhor nota no Norte e Nordeste.

+ Avaliação da Capes destaca excelente desempenho dos cursos de mestrado e doutorado da Unifor

Uma trilha direta para o doutorado

Apaixonada pela área de gestão, a médica Naiana Cunha conta que concluiu o Mestrado Profissional em Administração da Unifor e agora expande os conhecimentos no doutorado acadêmico da instituição.

Ela concluiu o curso de medicina em outra universidade em 2009 e chegou a trabalhar durante dois anos na assistência em uma unidade de saúde, mas decidiu assumir a coordenação de auditoria médica em uma operadora de saúde suplementar.


“Meu grande sonho profissional é garantir acesso à saúde de qualidade para todos ou pelo menos para muitos. Sei que o papel da gestão em saúde — com essa visão de sustentabilidade, de equidade e de entender que a gente tem que gastar os recursos de forma correta — perpassa pelo bom gerenciamento, pela boa administração em saúde.”Naiana Cunha, médica e aluna do PPGA

“Foi quando eu iniciei a minha trajetória na gestão”, diz, enquanto narra uma ascensão profissional veloz, na qual passou a ocupar funções de gerência e direção, em diversos campos. Há dois anos, ela ocupa o cargo de superintendente de recursos próprios de outro plano de saúde, a Unimed. 

“Com 12 anos de atuação em gestão na área de saúde, transitei por duas grandes empresas, mas tive ascensão em várias posições ao longo dessa trajetória”, celebra. Ela conta que, quando decidiu seguir o ramo de gestão em saúde, queria mudar a vida de muita gente. Por isso, trabalha para estar entre as lideranças de grandes empresas.

Foi essa inquietação que a levou ao Mestrado Profissional em Administração na Universidade de Fortaleza. “Eu era uma médica que seguia pela frente administrativa, e na minha formação básica não tinha nenhuma disciplina voltada para esse tipo de formação”, pontua.

Convicta de que não queria seguir nenhuma das especialidades convencionais, enveredou no MPA, que tem o objetivo de capacitar gestores, executivos e empreendedores de maneira geral a realizarem pesquisas aplicadas, isto é, voltadas à solução de questões e problemas reais nas organizações. 

“Queria realmente expandir mesmo, para pegar a bagagem da administração, para que somasse com a competência que eu já tinha do ramo médico. Mas eu entendia que precisava adquirir mais conhecimento e me fortalecer tecnicamente para estar preparada para o mercado”, diz.

Naiana terminou o mestrado em 2017 e, cinco anos depois, decidiu seguir nessa trilha de formação. Foi quando ingressou no Doutorado em Administração da Unifor. “Essa proximidade das empresas privadas, de uma forma muito mais intensa com a academia, traz um ganho absurdo tanto para os empreendimentos como para a sociedade e para nós, profissionais, também”, avalia.

Se o mestrado já a fez se sentir mais capacitada e apta, ela segue a trilha de formação em busca de mais conhecimento. Assim como ela, muitos egressos do MPA têm procurado o doutorado. Em geral, procuram se aprofundar ainda mais em técnicas e competências de pesquisa, como aplicação de métodos e modelagem de dados a partir de softwares, além da possibilidade de atuar futuramente como professor pesquisador.

Enquanto o mundo passa por uma mudança tecnológica e social veloz, Naiana acredita que o profissional na área de gestão precisa ter uma visão mais sistêmica sobre tudo que vem acontecendo para que consiga resolver os problemas do dia a dia. É por isso que ela decidiu retomar o vínculo com a Unifor.

“Nada melhor do que a universidade para trazer isso à tona e direcionar os cursos de pós-graduação para as necessidades, de fato, do momento e do que precisa ser discutido, do que precisa ser fomentado cientificamente dentro do mercado, dentro das empresas, dentro da sociedade como um todo”, argumenta.

Formação científica em diversos contextos organizacionais para solucionar problemas

O maior interesse em pesquisar os temas da administração em diversos contextos organizacionais já é uma realidade, conforme atesta o coordenador do Mestrado Profissional em Administração e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração, Afonso Carneiro Lima

Desta forma, salienta, as mudanças no PPGA da Unifor refletem uma evolução natural diante do número crescente de pesquisadores interessados em fenômenos da administração em organizações de outras naturezas, além de empresas privadas e públicas. Segundo ele, profissionais dessas mesmas entidades estão motivados a buscar conhecimento relevante em administração visando o aperfeiçoamento. 

“Exemplos disso são as associações setoriais, organizações não-governamentais (ONGs), órgãos públicos, centros e institutos de pesquisa e até mesmo redes e ecossistemas – entidades abstratas que extrapolam os limites de uma organização – e assim por diante”, detalha.

O PPGA busca abordar temas relevantes e que possam contribuir para sociedade por meio da produção de conhecimento científico. De acordo com Afonso, essa renovação começou no início de 2023, advinda de uma análise minuciosa por parte da equipe do próprio programa.

Isso se deu “a partir de nossa observação sobre os rumos que a pesquisa científica em administração tem tomado: profissionalização de ONGs, protagonismo crescente de associações, aperfeiçoamento de órgãos públicos, além da necessidade de alunos que vêm desses diversos contextos em busca de uma formação científica na área”, elucida o coordenador.

+ A importância da ciência para o mundo dos negócios

Embora muitas das investigações do PPGA já tivessem como pano de fundo organizações como ONGs, poder judiciário e mesmo grupos musicais, o que ocorre agora é a oficialização do redirecionamento do PPGA para o fenômeno da administração em diferentes contextos organizacionais, o que demonstra a atenção da Universidade às necessidades dessas instituições.

“Estamos empolgados em estabelecer conexões para a troca de conhecimentos. Por exemplo, muito se fala em competitividade e certamente a análise desse fenômeno pode ser enriquecida ao levarmos em consideração não apenas a empresa, mas também a localidade: cidade de Fortaleza, Sertão Central, estado do Ceará etc. E isso necessariamente envolve o setor público, organizações de apoio, dentre outras”, explica Afonso.

Essa consideração, afirma, traz uma perspectiva mais realista e mais plural acerca da análise dos fenômenos, como regulação, tributação e seus efeitos à competitividade. “O PPGA, assim, vai ao encontro da demanda por aperfeiçoamento e por competências em pesquisa e geração de conhecimento por parte de gestores de diversas organizações”, pontua.


“[A renovação do PPGA] abre espaço para maior integração entre as diferentes áreas e centros. Potencialmente pode trazer pesquisas mais realistas, mais criativas e com maior impacto à sociedade. [...] Isso certamente contribuirá à reputação da Unifor, especialmente em sermos capazes de propor e apoiar ações cientificamente embasadas e sob múltiplas perspectivas que possam melhorar nossa sociedade.”Afonso Lima, coordenador do MPA e professor do PPGA

Espaço para ampliar os horizontes de trabalho e aperfeiçoar a docência

Cora Franklina do Carmo Furtado está interessada na pesquisa em administração e na docência. Graduada e mestre na área em outra universidade, ela concluiu o Doutorado em Administração da Unifor em 2016.

“Decidi ingressar no curso da Unifor porque almejava aprender mais para compartilhar conhecimento em sala de aula, aperfeiçoar minha atuação na pesquisa e melhorar academicamente para prestar um melhor serviço de ensino aos discentes”, conta ela, que hoje leciona na Universidade Estadual do Ceará.

Cora diz que seu sonho profissional era ser administradora, professora e empreendedora. Logo depois da graduação, atuou no setor de administração e gestão e, em 2003, ingressou no ensino superior como docente de disciplinas de administração. Com este olhar múltiplo, ela diz que a renovação do PPGA da Unifor será positiva para os alunos.

“O conhecimento em gestão é muito importante e, na condição de egressa do curso, sei da qualidade na formação de doutores e o quanto foi importante para abertura de horizontes e perspectivas de trabalho”, pontua. Para ela, a renovação está alinhada às exigências do mercado devido à ligação com o setor privado, público e terceiro setor.


“O movimento que o PPGA desenvolve é de amplo conhecimento para o desenvolvimento científico. É muito importante essa possibilidade [do estudante ir do mestrado profissional para o doutorado] porque promove um amplo desenvolvimento, evitando barreiras de desenvolvimento acadêmico e profissional aos participantes do processo.”Cora Furtado, egressa do Doutorado em Administração da Unifor

Uma abordagem contemporânea

A coordenadora Marina Figueiredo destaca que o PPGA abraça uma abordagem contemporânea sobre o fenômeno da gestão e suas múltiplas implicações na sociedade, refletida em seu novo nome, que enfatiza a vocação em atender às diversas demandas do campo em diferentes setores e tipos de organizações.

Ela explica que o novo programa mantém a sólida área de concentração em Fundamentos e Processos Estratégicos para Sustentabilidade, mas as áreas de atuação passam a ser organizadas em torno de duas linhas de pesquisa essenciais:

  • Estratégia, Governança e Marketing (EGM)
    Aborda estudos e pesquisas que buscam entender, aprofundar e avaliar fenômenos setoriais, institucionais, mercadológicos e organizacionais públicos e privados, e seus impactos na competitividade e no desempenho. A linha abrange macro e micro fundamentos, em ambientes nacionais e internacionais, no foco da sustentabilidade financeira, econômica, ambiental e social.
    Os temas de pesquisa envolvem teorias e práticas das áreas de Estratégia em Organizações, nos estudos sobre Stakeholders, Internacionalização, Ética, Ambidestria e Estratégias Socioambientais; Governança Corporativa, Organizacional e Familiar; e Marketing, com estudos sobre Comportamento do Consumidor, Neuromarketing e Branding.
  • Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação (SEI)
    Compreende estudos relacionados à dinâmica da atividade empreendedora, do desenvolvimento e gestão da inovação, da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, em suas dimensões, níveis de decisão e funções organizacionais.
    A linha abrange temas relacionados às Práticas de Sustentabilidade, Educação para Sustentabilidade, Sustentabilidade em Operações e Cadeias de Suprimentos, Responsabilidade Socioambiental, Economia Circular, Empreendedorismo e Empreendedorismo Social, Gestão da Inovação, Inovação Social e Inovação para a Sustentabilidade.

Marina afirma que, na prática, a renovação significa que o PPGA não apenas responde às transformações econômicas e sociais, mas também se coloca como protagonista na compreensão dessas transformações, para que a dimensão acadêmica dialogue com o mercado e ofereça informações, recursos metodológicos e ferramentas para impulsionar a gestão.

“Essa nossa orientação é fundamental para ampliar o impacto do conhecimento científico e fazer com que esse conhecimento, de fato, chegue à sociedade. Estamos comprometidos com o desenvolvimento da nossa região Nordeste e do estado do Ceará, não apenas com a formação de recursos humanos de alta qualificação, mas também com o aumento da qualificação para a gestão em empresas públicas, privadas e do terceiro setor”, finaliza.