null Não perca! Inscrições prorrogadas para o Mestrado e Doutorado em Administração

Qui, 7 Dezembro 2023 18:39

Não perca! Inscrições prorrogadas para o Mestrado e Doutorado em Administração

Interessados têm até 12 de dezembro para realizar inscrição no processo seletivo

O Programa tem como missão contribuir para a evolução da pesquisa científica, cultura estratégica e organizacional e das práticas da ciência administrativa em organizações (Foto: Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, prorrogou as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado até o dia 12 de dezembro de 2023. O Edital R. Nº 52/2023 e o Edital de prorrogação estabelecem todas as condições para admissão e matrícula.

Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas para o curso de Mestrado e dez vagas para o curso de Doutorado, na área de concentração de Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade, com as linhas de pesquisa: Estratégia, Marketing e Governança – EMG; Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação – SEI. Os cursos são recomendados pela CAPES – conceito 5.

Os interessados devem fazer a inscrição para o processo seletivo exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br, para qual o candidato deve enviar a documentação exigida no edital, dentre elas o formulário eletrônico devidamente preenchido. O valor da taxa de inscrição é de R$136,00 e o processo seletivo conta com quatro etapas: análise curricular, análise de proposta de pesquisa, entrevista individual e Teste ANPAD.

Sobre o Mestrado Acadêmico em Administração

O Mestrado Acadêmico em Administração é um programa que se destaca pela excelência e o compromisso com a formação de profissionais qualificados e inovadores no campo da Administração. O programa é destinado para quem quer possuir fundamentação teórica sólida em métodos e técnicas de pesquisa, aplicáveis tanto na vida acadêmica como profissional, em estudos ligados às áreas de estratégia e sustentabilidade.

Um dos principais diferenciais do Mestrado reside na abordagem interdisciplinar, proporcionando aos estudantes uma visão abrangente e integrada das diversas áreas. Isso permite que os mestrandos desenvolvam compreensão sólida de teorias fundamentais relacionadas à administração, ao mesmo tempo em que são encorajados a explorar novas perspectivas e abordagens inovadoras.

Felipe Sobral, professor do curso de Administração da Unifor e egresso da formação, relata que o Mestrado em Administração promoveu impactos positivos e significativos em diferentes esferas de seu crescimento profissional. “Contribuiu completamente, eu tinha pouca experiência com pesquisa, apenas a graduação e o mestrado acadêmico me trouxeram bases teóricas e técnicas para operacionalizar pesquisas em administração”, ressalta o docente.

Outro grande destaque do PPGA é a oferta anual de disciplinas em língua inglesa para alunos de Mestrado Acadêmico. Essa iniciativa proporciona experiência internacional, possibilitando intercâmbios acadêmicos e de pesquisa em 14 países, além de outras Instituições de ensino superior no Brasil.

Os estudantes têm a oportunidade de participar de intercâmbios semestrais, explorando diferentes contextos e ampliando suas perspectivas acadêmicas. Além disso, o PPGA oferece a opção de dupla titulação em Mestrado nas áreas de Estratégia e Negócios Internacionais em parceria com o Deggendorf Institute of Technology (DIT) localizado na Alemanha.

Sobre o Doutorado em Administração

Já o Doutorado em Administração desafia e capacita diferentes profissionais para atingirem o entendimento de fenômenos complexos no ambiente empresarial, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para desenvolver soluções inovadoras para os desafios emergentes nas organizações.

Ao oferecer apoio necessário e conteúdo programático atualizado para a realização de pesquisas acadêmicas, o programa visa não apenas a formação de doutores, mas também prepara os participantes para se destacarem em programas de pós-doutoramento em instituições renomadas, tanto no Brasil quanto no exterior. A ênfase na qualidade da pesquisa impulsiona os graduados a contribuírem significativamente para o avanço do conhecimento na área de administração.

Gustavo Picanço, professor do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e egresso da formação, destaca três pontos marcantes do doutorado da Unifor: Corpo docente qualificado, parcerias internacionais e ambiente de pesquisa acolhedor. “De uma maneira geral, tive um acolhimento perfeito para o desenvolvimento da minha tese e de minhas pesquisas.  Mesmo após 3 anos de curso concluído, mantenho parcerias de pesquisa com os professores do programa”.

Ademais, o Doutorado em Administração destaca-se como programa de excelência entre as Instituições de Ensino Superior Privadas, sendo amplamente reconhecido como um dos melhores na área nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) se diferencia ao oferecer anualmente disciplinas ministradas em língua inglesa, proporcionando aos alunos do Mestrado e Doutorado uma imersão acadêmica internacional.

Seleção Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas
Edital R. Nº 52/2023
Edital R. Nº 59/2023 - Prorrogação das inscrições
Inscrições: até 12 de dezembro de 2023, exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br