null Pós-Unifor: alunas são destaque em eventos relacionados a empreendedorismo e inovação

Ter, 26 Dezembro 2023 11:31

Pós-Unifor: alunas são destaque em eventos relacionados a empreendedorismo e inovação

Estudantes do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais conquistaram 1ª colocação no Desafio do Empreendedor e 3º lugar no Siará Tech Summit


Ana Elisa Passarela e Vitória Perdigão são graduadas em Design Gráfico e iniciaram a especialização em 2023 (Foto: Ares Soares)
Ana Elisa Passarela e Vitória Perdigão são graduadas em Design Gráfico e iniciaram a especialização em 2023 (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, destaca-se como um polo educacional comprometido com a formação integral de seus estudantes. A instituição fornece não somente conhecimentos teóricos, como também estimula o desenvolvimento de habilidades práticas e a busca por soluções inovadoras. Dessa forma, a Unifor incentiva seus estudantes a enfrentarem desafios de maneira criativa, visando contribuir de forma significativa para a sociedade.

As acadêmicas Ana Elisa Passarela e Vitória Perdigão são exemplos desse compromisso da Universidade. As alunas do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais foram destaque em eventos de inovação, empreendedorismo e gamificação de diferentes núcleos de mercado. A primeira conquista da dupla foi a 3º colocação no Siará Tech Summit, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio da criação do projeto de inteligência artificial “Diversific.IA”.

Já a segunda vitória foi no evento Desafio do Empreendedor, realizado durante a Feira de Conhecimentos, em que Ana Elisa e Vitória conquistaram 1° lugar na competição “Up Business Games”, no qual a proposta era montar uma empresa digital em dupla.  

Projetos inovadores voltados para Pessoas com Deficiência (PcD) 

O Diversific.IA, projeto apresentado no Siará Tech Summit, foi desenvolvido durante a disciplina “Startups e Empreendedorismo Digital", sob orientação do professor Jason Baumann

A ideia para a iniciativa teve origem em pesquisas que identificaram a falta de oportunidades de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho. O projeto utiliza inteligência artificial e foi concebido para ser implementado nos departamentos de Recursos Humanos (RH) de diversas empresas. Sua função principal é atuar como uma plataforma que simplifica a escolha de profissionais com deficiência para as vagas disponíveis.

Projetado com um layout intuitivo, o Diversific.IA visa facilitar o processo de seleção nas áreas de RH ao buscar candidatos adequados para posições específicas. Além disso, conta com um algoritmo de recomendação de profissionais, que sugere candidatos com base nos requisitos apresentados pela empresa.

A dupla iniciou o projeto a partir da análise das "dores" enfrentadas por pessoas com deficiência, levando em consideração suas experiências individuais. Ana Elisa, que é deficiente auditiva oralizada, e Vitória, diagnosticada com Síndrome de Asperger, trouxeram perspectivas de suas vivências pessoais para o desenvolvimento da plataforma. Essa diversidade de trajetórias foi fundamental para a criação de soluções inclusivas e sensíveis às necessidades específicas desse público.


"Em nossa pesquisa, identificamos que muitos profissionais com deficiência de nível superior enfrentam os mesmos desafios que nós experimentamos. Evidenciamos também a falta de compreensão por parte dos departamentos de Recursos Humanos no processo de contratação de pessoas com deficiência. O propósito do projeto é orientar as empresas, destacando habilidades notáveis que indivíduos com características especiais podem oferecer em qualquer organização" – Ana Elisa Passarela, aluna do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais 

Para Vitória, a iniciativa ultrapassa barreiras acadêmicas e pode ser fundamental para a melhoria da sociedade. A acadêmica pontua que o preconceito ainda é um obstáculo significativo para pessoas com deficiência, dificultando o acesso a oportunidades de trabalho. 

Eu creio que enquanto pessoas com deficiência continuarem caladas e aceitando esse cenário, não vai haver mudança. Embora existam leis [voltadas para a comunidade PcD], a falta de informação persiste. Então, por meio do projeto que desenvolvemos com o professor Jason, decidimos criar uma iniciativa de RH com o objetivo de transformar essa realidade” – Vitória Perdigão, estudante do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais

Desafios empreendedores 

Foi participando da "Up Business Games", no evento Desafio do Empreendedor, que Vitória e Ana Elisa conquistaram sua segunda premiação. A competição consistia em uma gamificação que simulava técnicas empresariais e de empreendedorismo em um ambiente online. Durante três dias, a dupla enfrentou diversas situações inspiradas em organizações reais, tomando decisões estratégicas por meio de simulações.

O jogo promovia a competitividade ao ranquear as equipes (representando empresas) com base no lucro obtido, quantidade de vendas e endividamento. Para replicar o mundo real, a disputa criou demanda de mercado, desafiando os participantes a tomarem decisões em diferentes áreas de gestão, como: produção, marketing, finanças, recursos humanos, comercial e logística.

Vitória ressalta, ainda, que o desafio foi notável para adquirir conhecimentos práticos fundamentados em situações reais do mercado de trabalho. “Em todas as etapas do game, a gente tinha que lembrar de investir nos canais e lugares certos, como se fossem estratégias de marketing reais. Então, pudemos pôr em prática o que aprendemos durante as disciplinas, o que foi bem interessante para ganhar experiência”, destaca a estudante. 

Conheça o MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais

O MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais capacita profissionais para atuarem na era digital, com foco no planejamento de ações integradas e inovadoras de marketing e negócios, e no desenvolvimento do pensamento estratégico voltado para a obtenção de resultados no ambiente web. A especialização busca também impulsionar as carreiras dos participantes e estimular o empreendedorismo no segmento de mercado digital.