null Programa de Pós-Graduação em Direito realiza Aula Magna sobre mulheres em posições de poder

Inês Virgínia Prado, professora e desembargadora federal, ministrará palestra sobre o tema

O evento discutirá questões como a desigualdade em determinados setores da sociedade (Foto: Getty Images)

Manter-se alinhado com assuntos de interesses para a sociedade, abordando temas atuais e conectados à realidade da sociedade é fundamental para a caminhada acadêmica. Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD), da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará, no dia 1º de setembro, das 09h às 11h, a Aula Magna de abertura do semestre aos novos discentes, no Auditório da Biblioteca da Unifor.

O momento abordará o tema “Mulheres em posição de poder” e terá como palestrante a professora e desembargadora federal Inês Virgínia Prado. A discussão sobre o tema é fundamental para um país como o Brasil, em que a maioria do eleitorado é composto por mulheres, mas que tal fato não se reflete nas três esferas de poder.

O evento é voltado para toda a comunidade acadêmica discente que integra o PPGD, Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos (MPdir) e pós-graduação lato sensu, bem como para os docentes desses cursos e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

“A Aula Magna é um momento relevante que marca o início do semestre acadêmico e, ao mesmo tempo, dá boas vindas aos novos mestrandos, mestrandas, doutorandos e doutorandas, renovando o ciclo da pós-graduação,” comenta Rômulo Leitão, coordenador do PPGD.

Sobre a palestrante

Inês Virgínia Prado possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Além disso, realizou pesquisa de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (2009-2010). É co-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Arqueologia da Repressão e da Resistência da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e desembargadora no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, justiça de transição, direitos fundamentais, patrimônio cultural brasileiro e direitos culturais.

Aula Magna - Palestra: "Mulheres em posição de poder"
Data: 1º de setembro de 2023
Local: Auditório da Biblioteca