Objetivo geral
Preparar e qualificar profissionais em Metrologia para atuação nas indústrias, laboratórios fornecedores de serviços metrológicos de calibração e de ensaios e para implantação de programas de qualidade e confiabilidade metrológica.
Objetivos específicos
- Aprofundar a formação científica e tecnológica dos profissionais que já atuam na indústria e laboratórios, bem como capacitar novos técnicos para uma atuação profissional.
- Apresentar princípios de segurança e qualidade em laboratórios de calibração e ensaio.
Público-alvo
Qualquer profissional com diploma de graduação em Engenharias, Física, Matemática, Estatística e Tecnólogos em áreas afins.
Curador: Clídio Richardson Gonçalves de Lima
latosensu@unifor.br
(85) 34773183
Bloco B, Sala B08
Coordenação Geral: Roberto Moura
robertomoura@unifor.br
latosensu@unifor.br
(85) 3477.3174
(85) 99246.6625 (WhatsApp)
Bloco B, Sala B08
NÚCLEOS
MÓDULO 1 - Fundamentos
Desenvolver visão holística e integrada dos principais conceitos metrológicos, através de uma fundamentação teórica e prática da estatística e ferramentas de gestão da qualidade aplicadas à metrologia.
MÓDULO 2 - Específico
Apresentar conceitos e abordagens a partir de aplicações do Controle Estatístico do Processo (CEP) e junto às grandezas submetidas às análises (dimensional, pressão, massa, volume, força, temperatura, elétrica e físico-química). As abordagens serão apresentadas por meio de estudo de caso, permitindo a aplicação de conceitos de acordo com as grandezas estudadas.
Professores
Clídio Richardson Gonçalves de Lima
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Vera Lucia da Silva
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Luiz Soares Júnior
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Kamila Pereira Lins
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Paulo Roberto Guimarães Couto
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Gustavo Daniel Donatelli
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Paulino Ferreira Gomes
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Jéssica Santos Guimarães
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Antonio Ribeiro Alves Junior
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes

10% no valor total do curso
Pagamento à vista garante 10% de desconto no valor total do curso


Ex-aluno Unifor
Ex-aluno Unifor é Sempre Unifor! Egressos da Graduação e da Pós têm 20% de desconto nas mensalidades
SAIBA MAIS
Seguro Educacional
Alunos da Pós têm seguro em caso de perda de emprego (do aluno ou responsável)
Saiba mais


Sala de Conexão e Estudo
Ambiente moderno e completo para apoiar a jornada acadêmica no período noturno. O espaço integra conforto e infraestrutura, facilitando o estudo individual, reuniões em grupo e networking
SAIBA MAIS
Central de Carreiras
Vagas de emprego e trainee na maior plataforma de carreiras do mundo
SAIBA MAIS
Academia Unifor
Alunos da Pós ganham desconto na academia, com musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física
Saiba mais