Bancos de imagens gratuitos e licenciados para trabalhos científico-acadêmicos

Com a rápida migração dos ambientes de ensino para plataformas digitais de aprendizagem, acabamos muitas vezes nos deparando com a questão dos direitos autorais.

Quando buscamos imagens na internet, facilmente conseguimos selecionar várias “gratuitas”, porém, nem sempre estão livres de direitos autorais. Uma alternativa para respeitar as propriedades intelectuais dos autores é fazer uso de bancos de imagens que possuem os símbolos das licenças Creative Commons em algum lugar de seu site.

Estão indicados e brevemente descritos abaixo, três grandes bancos de imagens e suas respectivas licenças (você pode observá-las ao final da página de cada banco):

  • CC Search - Tipo de licença: CC BY (Atribuição)

A própria Creative Commons menciona em seu site uma ferramenta de busca que concentra 500 milhões de imagens com licenças CC. Estes documentos podem ser utilizados para realizar produções artísticas e científicas, citando sempre a fonte da imagem. Nesta ferramenta existem diversos tipos de licenças, mas todas são CC.

O banco de imagens da Fiocruz possui fotografias que podem ser utilizadas por diversas áreas: arte, saúde, ensino, tecnologia, meio ambiente e temas variados. De acordo com a própria Fundação Oswaldo Cruz: “Suas imagens servem de insumos visuais para pesquisa, ensino e comunicação em saúde, além de atender a outras áreas do conhecimento, fortalecendo o acesso livre à informação, política que norteia as atividades da Fiocruz”.

Disponível em diversos idiomas, esta plataforma internacional conta com a contribuição voluntária dos usuários para alimentar seu acervo de mídias que inclui vídeos, imagens e sons. Além de várias formas de pesquisa com conteúdo indexado também de forma colaborativa.

Algumas matérias já foram publicadas a esse respeito aqui no blog da biblioteca. Você pode conferir na íntegra: Direitos autorais e Creative Commons e Ensino Remoto e Direito Autoral: o que preciso saber?

Ezequiel Sousa - Bibliotecário do Setor de Desenvolvimento de Coleção