null Bacharelado em Finanças da Unifor passa a ter duração de três anos

Ter, 10 Janeiro 2023 10:43

Bacharelado em Finanças da Unifor passa a ter duração de três anos

Programa do curso foi reestruturado e conta agora com uma grade ainda mais voltada para a prática profissional e passa a ser ofertado no período da manhã


A formação foi estruturada com base nos principais eixos da área: Finanças, Economia Aplicada e Negócios  (Foto: Delfina Rocha)
A formação foi estruturada com base nos principais eixos da área: Finanças, Economia Aplicada e Negócios (Foto: Delfina Rocha)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está com uma nova oferta do Bacharelado em Finanças, curso do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. A formação passa a ser em três anos e no turno da manhã, mas com flexibilidade para que o aluno possa cursar também disciplinas à noite. Além disso, a grade do curso foi reformulada com disciplinas mais voltadas para a prática e principais demandas do mercado de trabalho.

“O mercado hoje está muito carente de profissionais qualificados para atuar na área de Finanças, pois, nos últimos três anos, ele sofreu uma revolução, ocasionando uma mudança de perfil do meio financeiro com as grandes plataformas tomando de conta. Cientes disso, reformulamos o curso para sintonizá-lo ainda mais com as necessidades do mercado e do público que tem interesse em atuar no mercado financeiro, que tem buscado um curso mais rápido e mais focado na atuação profissional, área de gestão e de negócios”, afirma Allisson Martins, professor e coordenador do Bacharelado em Finanças.

O curso está atualmente estruturado em três ciclos com base nos principais eixos da área: Finanças, Economia Aplicada e Negócios, e conta com uma grade otimizada, muito mais voltada para a prática, com disciplinas novas que não constavam na matriz curricular anterior, como Práticas em Finanças, e duas voltadas para mentoria. Além disso, dentre os principais diferenciais da formação estão a preparação para certificações financeiras inseridas na matriz curricular e parcerias com plataformas financeiras, instituições financeiras e escritórios de investimentos.

“Para atuar no mercado financeiro, de gerente de banco a consultoria de investimentos, o profissional precisa ter certificações financeiras e o nosso curso tem como um dos diferenciais também disciplinas que preparam para fazer as certificações necessárias para sua atuação na área, como Mercado Financeiro, Economia e Investimentos e Análise de Investimentos”, acrescenta Martins.

Outro grande diferencial do curso é a Liga Financeira – Unifinance, iniciativa dos alunos, que se uniram e estão realizando uma série de ações voltadas para a área de Finanças, como visitas técnicas aos principais empreendimentos do mercado financeiro no Ceará, organização de palestras e competições e produção de relatórios de análises financeiras.

Atuação profissional

Ao concluir o Bacharelado em Finanças na Unifor, o egresso estará habilitado a atuar como financista com competências para efetuar o diagnóstico, o planejamento, a orientação e a estruturação de soluções de problemas sob o âmbito das finanças pessoais e corporativas; trabalhar em equipe, com visão analítica e crítica, sem desviar-se da ética profissional e do compromisso com a sociedade; e exercer diversas funções no segmento privado, como empreendedor, investidor, gestor de fundos de investimentos, Chief Financial Officer – CFO, Controller, diretor financeiro, gestor financeiro, analista de custos, assessor de investimentos, analista financeiro, consultor de investimentos, gestor em agência bancária, auditor financeiro, analista de investimentos e agente no mercado de capitais.

Dupla graduação

O Bacharelado em Finanças é voltado tanto para alunos que acabaram de concluir o ensino médio, como para quem busca uma nova formação profissional. Se o aluno tiver concluído o Bacharelado em Finanças na Unifor e quiser fazer cursos como Administração e Economia na instituição, ele tem a possibilidade de concluir a segunda graduação em mais um ano ou um ano e meio. “Assim também como, quem já é formado em Economia na Unifor, por exemplo, e quiser cursar Finanças, terá um grande aproveitamento das disciplinas, podendo concluir o curso bem mais rápido. Então o aluno pode ter uma dupla graduação”, conclui Allisson Martins.