null Fique por dentro do Programa Super Bolsas Filantrópicas; respondemos às questões mais frequentes

Qua, 7 Junho 2023 10:28

Fique por dentro do Programa Super Bolsas Filantrópicas; respondemos às questões mais frequentes

Benefício vai contemplar milhares de estudantes, com bolsas de 50% e 100%; aulas para os selecionados começam em agosto


Unifor disponibiliza atendimentos por meio da Central de Bolsas de Estudo ou presencialmente no Sucesso do Aluno no prédio da Reitoria (Foto: Getty Images)
Unifor disponibiliza atendimentos por meio da Central de Bolsas de Estudo ou presencialmente no Sucesso do Aluno no prédio da Reitoria (Foto: Getty Images)

Ainda tem dúvidas sobre como concorrer às bolsas filantrópicas da Fundação Edson Queiroz? Confira alguns esclarecimentos e não perca o prazo; as inscrições encerram dia 9 de junho (sexta-feira).

Faço graduação em outra instituição universitária. Ainda assim, posso me candidatar a uma bolsa?
Sim, desde que você não esteja cursando com uma bolsa CEBAS! Se deseja fazer sua graduação na Unifor, você pode concorrer à bolsa CEBAS. Em caso de aprovação, o candidato pode fazer a transferência. Lembre-se: é preciso encerrar a matrícula de seu curso anterior para ingressar na Unifor.

Mais de uma pessoa da mesma família pode concorrer à bolsa?
Sim. Não há restrição quanto a isso, desde que os critérios do edital sejam observados.

Como saber se a bolsa pela qual vou concorrer é de 50% ou 100%?
O benefício é destinado a pessoas de baixa renda. As bolsas integrais serão destinadas a pessoas com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas que correspondem à metade da mensalidade vão contemplar candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Existe algum limite de idade para participar da seleção?
Não. Pessoas de qualquer idade podem participar. Mas lembre-se: é preciso já ter completado o ensino médio e ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Não fui selecionado na primeira edição. Posso concorrer de novo?
Pode sim! Desde que você atenda aos critérios de renda e escolaridade presentes no edital. Uma dica: tenha atenção redobrada ao preencher o formulário de inscrição e, na segunda fase, na hora de enviar a documentação comprobatória. Informações e documentação incompletas podem levar à eliminação do candidato no processo seletivo.

Consegui me inscrever. O que faço agora?
Fique atento aos prazos de cada fase do processo seletivo, presentes no edital. Verifique sempre seu e-mail para ver se a Unifor enviou alguma mensagem sobre os próximos passos. Dica de ouro: reúna a documentação comprobatória para evitar imprevistos na hora de enviá-la. Ela precisa estar completa. O envio é online e em remessa única.

Vou precisar fazer alguma prova para a seleção?
Depende. Os selecionados na primeira fase precisam apresentar uma nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de vestibulares anteriores da Unifor. O candidato que não tiver nenhuma dessas notas vai precisar fazer uma prova de redação online.

Moro sozinho, como posso comprovar minha renda?
Os critérios de comprovação da renda familiar per capita também se aplicam a quem mora sozinho. Confira a documentação exigida no edital e não deixe para reuni-la no fim do prazo de envio.

Sou formado, mas sonho em fazer uma nova graduação. Posso ser candidato à bolsa filantrópica?
Esta é a grande novidade da nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas. Candidatos já graduados, na Unifor ou em outra instituição, podem se candidatar, desde que atendam aos demais critérios do edital.

Ainda tenho muitas dúvidas. O que faço?
Pergunte. A Unifor mantém a Central de Bolsas de Estudo. Os contatos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 3477.3000 – opção 1 e (85) 9.9246.6625. Atendimentos presenciais também estão disponíveis no campus da Universidade de Fortaleza, com a equipe do Programa de Acolhimento e Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA).